Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Leonardo Lima dos-
dc.date.accessioned2024-03-06T17:06:14Z-
dc.date.available2024-03-06T17:06:14Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationSantos, Leonardo Lima dos. Jornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/X. Orientadora: Lívia de Souza Vieira, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação com habilitação em Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39163-
dc.description.abstractThis monograph presents a study on the use of the social network Twitter/X by journalist-influencers in the Politics section. The work addresses central concepts about the presence of the profession and professional on the internet, such as social capital, engagement, public face, appropriation and digital influencers. In addition to contextualizing the adaptation of journalism to new online dynamics, the specific objectives of the research concern identifying, segmenting and qualitatively analyzing the profile and engagement of journalists in the editorial department. These observations are made from the manual collection of posts by journalists Andréia Sadi, Guilherme Amado and Mônica Bergamo, carried out in two periods. The work allows us to conclude that, due to the logic of the platform and the strategic use of its tools, highly engaged journalists stand out on Twitter/X by reinforcing and exploring their professional and personal personas, exerting different types of influence on the audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectJornalista-influenciadorpt_BR
dc.subjectTwitter/Xpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectAudiênciapt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subject.otherJournalist-influencerpt_BR
dc.subject.otherTwitter/Xpt_BR
dc.subject.otherEngagementpt_BR
dc.subject.otherAudiencept_BR
dc.subject.otherSocial capitalpt_BR
dc.titleJornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/Xpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Lívia de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8185071238467060pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Lívia de Souza-
dc.contributor.referee2Fontes, Maria Lucineide Andrade-
dc.contributor.referee3Barbosa, Suzana-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo sobre a utilização da rede social Twitter/X por jornalistas-influenciadores da editoria de Política. O trabalho aborda conceitos centrais sobre a presença da profissão e do profissional na internet, como capital social, engajamento, rosto público, apropriação e influenciadores digitais. Além de contextualizar a adaptação do jornalismo às novas dinâmicas online, os objetivos específicos da pesquisa dizem respeito a identificar, segmentar e analisar qualitativamente o perfil e o engajamento de jornalistas da editoria. Essas observações são feitas a partir da coleta manual de posts dos jornalistas Andréia Sadi, Guilherme Amado e Mônica Bergamo, realizadas em dois períodos. O trabalho nos permite concluir que, em função da lógica da plataforma e do uso estratégico de suas ferramentas, jornalistas com muito engajamento se destacam no Twitter/X ao reforçarem e explorarem suas personas profissionais e pessoais, exercendo diferentes tipos de influência junto à audiência.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO LIMA. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).pdfTrabalho de Conclusão de Curso. Leonardo Lima dos Santos18,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.