Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alex Nascimento Andrade dos-
dc.date.accessioned2024-02-23T11:58:52Z-
dc.date.available2024-02-23T11:58:52Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the possibility of altruistic suicide being a virtuous action from the point of view of Schopenhauerian philosophy. The philosopher considers suicide to be senseless and affirms that it is an action of affirmation of the Will. If the human being has the tendency to affirm the Will in a egocentric and purely individual way, his original attitudes are selfish. In view that Schopenhauer considers only the ascetic suicide (by inanition) as the only way to choose death, indeed, with any moral value, because it is the denial of the Will itself, the research aims to achieve answers to some questions, such as: would it be immoral the case in which, by an act of pure compassion and altruism, someone would choose to die for the survival of another person? The philosopher, in On the basis of morality, proposes that deeds of compassion are the only basis for a moral attitude. Compassion (as well as asceticism), is the negation of one's voracious will, therefore, it is essentially moral. Can it be that one who sacrifices his own life for someone else is acting compassionately?pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectSchopenhauerpt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAltruísmopt_BR
dc.subject.otherSchopenhauerpt_BR
dc.subject.otherSuicidept_BR
dc.subject.otherEthicspt_BR
dc.subject.otherAltruismpt_BR
dc.titleO suicídio altruísta: o sacrifício por amor puro na filosofia de Schopenhauerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApt_BR
dc.contributor.advisor1Salviano, Jarlee Oliveira Silva-
dc.contributor.referee1Salviano, Jarlee Oliveira Silva-
dc.contributor.referee2Santana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.referee3Debona, Vilmar-
dc.creator.ID0000-0002-0591-0842pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544100475854135pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar a possibilidade de o suicídio altruísta se tratar de um ato virtuoso sob o olhar da filosofia schopenhaueriana. O suicídio é considerado insensato pelo filósofo, que afirma que se trata de uma ação de afirmação da Vontade. Se o ser humano tem a tendência de afirmar a Vontade de maneira egocêntrica e puramente individual, suas atitudes originárias são egoístas. Dado que Schopenhauer considera apenas o suicídio asceta (por inanição), como a única forma de escolher a morte, de fato, com algum valor moral, pois é a própria negação da vontade, a pesquisa tem como objetivo alcançar respostas para algumas indagações, como: seria imoral o caso em que, por um ato de pura compaixão e altruísmo, alguém escolheria morrer em função da sobrevivência de outra pessoa? O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesSCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — 2.ed. — São Paulo: Editora UNESP, 2015 ______. O mundo como vontade e como representação. Tomo II: Suplementos aos quatros livros do primeiro tomo; tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. — I.ed. — São Paulo: Editora UNESP, 2015 ______. Sobre a ética. Organização e tradução Flamarion C. Ramos. São Paulo: Hedra, 2012. 282 p. ______. Sobre a liberdade da vontade. Trad. Lucas Lazarini Valente, Eli Vagner Francisco Rodrigues. Apresentação por Oswaldo Giacoia Junior. São Paulo: Editora Unesp, 2021. ______. Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente: Uma dissertação filosófica. Tradução Oswaldo Giacoia Junior e Gabriel Valadão Silva. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2019. ______. Sobre o fundamento da moral. 2 ed. Trad. Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. Metafisica do amor; metafísica da morte. Trad. Jair Barboza: revisão técnica Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ______. Metafísica do Belo. Tradução, prefácio e notas Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2003. ______. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução, prefácio e notas Jair Barboza; revisão da tradução Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2002. ______. Sämtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben 86 von Wolfgang Frhr. Löhneysen. Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968 BARBOZA, J. L. Loucura de amor. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 12, p. e07, 2022. DOI: 10.5902/2179378666981. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/66981. Acesso em: 26 maio. 2023. BASSOLI, S. A. (2022). A negação da Vontade e o ponto de ebulição da água. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 1(1), 06–18. https://doi.org/10.5902/2179378634131 (Original work published 1º de julho de 2010) BAQUEDANO, Sandra. “¿Voluntad de vivir o Voluntad de morir? El suicidio en Schopenhauer y Mainländer.” Revista de Filosofia Volumen 63, (2007) 117-126 BÉZIAU, Jean-Yves. “O suicídio segundo Arthur Schopenhauer”, in Revista Discurso, nº28, 1997: p. 128-143. BITTENCOURT, Renato. Justiça, caridade e compaixão na Metafísica da Ética de Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, 1(1), 49-70. doi:https://doi.org/10.5902/2179378634139, 2010. BITTENCOURT, Renato. Schopenhauer, Nietzsche e a questão da tragédia: negação da Vontade ou afirmação trágica da vida. Aisthe, v. 2, n. 3, p. 37-52, 2008. Acesso em: 28 set. 2022 CACCIOLA, M. L. A morte, musa da filosofia. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, n. 9, p. 91-105, 15 jun. 2007 CACCIOLA, M L M O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: USP. Acesso em: 13 set. 2022., 1994 DEBONA, Vilmar. A outra face do pessimismo: Caráter, ação e sabedoria de vida em Schopenhauer. São Paulo: Editora Edições Loyola, 2020. DEBONA, Vilmar. Pessimismo e Eudemonologia: Schopenhauer entre pessimismo metafísico e pessimismo pragmático. Kriterion: Revista De Filosofia, 57(Kriterion, 2016 57(135)). https://doi.org/10.1590/0100-512X2016n13510vd KOßLER, Matthias. A vida é apenas um espelho” – o conceito crítico de vida de Schopenhauer. Tradução: Fabrício Coelho. Revista Ethic@. Florianópolis, vol. 11, nº. 2, p. 17-30, 2012. MAIA, Muriel Wanessa Torres. A outra face do nada – sobre o conhecimento metafísico na estética de Arthur Schopenhauer. Petrópolis: Vozes, 1991. MORAES, D. O caráter inteligível como fundamento ontológico para a sabedoria de vida. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 186–206, 2016. DOI: 10.5902/2179378633763. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/33763. Acesso em: 15 set. 2022. SALVIANO, Jarlee. A metafísica da morte de Schopenhauer. ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 187-197, set. 2012. ISSN 1677-2954. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677 2954.2012v11nesp1p187>. Acesso em: 19 out. 2019. SALVIANO, J. O. S. Complacência estética e satisfação do querer na metafísica do belo de Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 190– 198, 2019. DOI: 10.5902/2179378639300. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39300. Acesso em: 26 maio. 2023. SALVIANO, Jarlee Oliveira Silva. Labirintos do nada: a crítica de Nietzsche ao niilismo de Schopenhauer. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.8.2007.tde-10072008-103423. Acesso em: 2022-08-25 SALVIANO, Jarlee. O fundamento epistemológico da metafísica da Vontade de Arthur Schopenhauer. Trans/Form/Ação [online]. 2009, v. 32, n. 2 [Acessado 22 agosto 2022], pp. 101-118. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-31732009000200006>. 88 Epub 29 Jan 2010. ISSN 1980-539X. https://doi.org/10.1590/S0101- 31732009000200006. SALVIANO, Jarlee. Schopenhauer, os afetos e o pior dos mundos possíveis. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S,I.], v. 12, p. e03, 2022. DOI:10.5902/2179378665897. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/65897. Acesso em: 26 maio. 2023 SANTOS, Katia Cilene da Silva. O problema da liberdade na filosofia de Arthur Schopenhauer. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. doi:10.11606/D.8.2010.tde-23082010-175510. Acesso em: 2022-09-23. SCHUBBE, Daniel & KOßLER, Matthias (Hrsg.). Schopenhauer-Handbuch: Leben – Werk – Wirkung. Springer: J.B.Metzler, 2018. SILVA, F. Q. da. De Kant a Schopenhauer: análise da Terceira Antinomia da Razão Pura e de sua solução. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–48, 2022. DOI: 10.5902/2179378634138. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/34138. Acesso em: 21 set. 2022. SOUZA, G. N. O sublime schopenhaueriano em "As Flores do Mal" de Baudelaire. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 135–154, 2015. DOI: 10.5902/2179378633864. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/33864. Acesso em: 29 maio. 2023. STAUDT, L. A. O significado moral das ações como negação da vontade para Arthur Schopenhauer. Revista de Filosofia Aurora, [S. l.], v. 19, n. 25, p. 273–303, 2007. DOI: 10.7213/rfa. v19i25.1180. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/1180. Acesso em: 22 ago. 2022. STELLINO, Paolo. Philosophical pertives on suicide: Kant, Schopenhauer, Nietzsche and Wittgenstein. Lisboa: Palgrave macmillan, 2020. VOLPI, Franco. Miteinander auskommen: Schopenhauers Ethik der Toleranz und Solidarität auf der Grundlage des Mitleids. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Über das Mitleid. 3ª Auflage. Hrsg. von Franco Volpi. München: dtv/C. H. Beck, 2007, p. 151-159. DURKHEIM, Émile. O Suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. HECK, José N. O suicídio como violação de um dever de virtude. Revista: Filosofia Unisinos. Jan/abr 2005. JANAWAY, Christopher. Worse than the best possible pessimism? Olga Plümacher’s Critique of Schopenhauer. British Journal for the History of Philosophy, 2021 (doi:10.1080/09608788.2021.1881441). KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução: Monique Hulshof. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016. ______. Crítica da razão pura. Tradução: Fernando Costa Mattos. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015. ______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução nova com introdução e notas por Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009. (Coleção philosophia). ______. Metafísica dos costumes. Primeira Parte: [Trad. Clélia Ap. Martins]; Segunda Parte: [Trad. Bruno Nadai, Diego Kosbiau e Monique Hulshof]. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2013. MAINLADER Philipp. La filosofía de la redención. Trad.de Sandra Baquedano. Chile: FCE, 2011. MINOIS, George. História do suicídio: a sociedade ocidental diante da morte voluntária. Trad. De Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018. NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. SILVA DA FERREIRA, G. A boa vontade e o dever na gênese da fundamentação moral de Kant. PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 102–110, 2013. DOI: 10.26512/pl. v1i2.11531. WOOD, Allen. A boa vontade. Studia Kantiana, Revista da Sociedade Kant Brasileira, traduzido por Vera Cristina de Andrade Bueno, Santa Maria, v. 8, 2008, p. 7-40.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disertao.Alex_Andrade._Final_Submissao.pdfDissertação Final1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata_defesa_199071566987397220023.pdfAta da defesa9,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Alex Nascimento Andrade dos Santos pdf.pdfFicha cartolográfica170,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.