dc.relation.references | AKSAKOF, Alexandre. Researches on the historical origin of the reincarnation
speculations of french spiritualists. Londres: The Spiritualist, Vol VII, n°7, 1875.
Disponível em:
http://iapsop.com/archive/materials/spiritualist/spiritualist_v7_n7_aug_13_1875.pdf.
Acesso em 14/12/2023
AMARAL, Leila. Carnaval da alma: comunidade, essência e sincretismo na nova
era. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
AMARAL, Leila. Sobre a radicalidade do trânsito religioso na cultura popular de
consumo. In: seminário internacional de história das religiões; simpósio nacional da
associação brasileira de história das religiões, 3.. Recife. Anais... Recife: Associação
Brasileira de História das Religiões, 2001
ASAD Talal. “Religion, Nation-State, Secularism”. In: P. Van der Veer; H. Lehmann
(org.). Nation and Religion. Princeton: Princeton University Press, 1999
ASAD, Talal. A construção da religião como uma categoria antropológica.
Cadernos de Campo, São Paulo,1991.
BARBOSA NETO, Edgar R. O quem das coisas: etnografia e feitiçaria em Les mots, La
mort, Les sorts. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p. 235-260,
jan./jun, 2012.
BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das
Letras, 2000.
BIRMAN, Patrícia. Registrado em cartório, com firma reconhecida: a mediação política
das federações de Umbanda. Cadernos do ISER, Rio de Janeiro, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A dissolução do religioso. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas.
São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 119-125.
BRAGA, J. S. Prática divinatória e exercício do poder (O Jogo de Búzios nos Candomblés
da Bahia). Afro-Ásia, Salvador, n. 13, 1980.
BROWN, Diana. Uma história da Umbanda no Rio. In: Cadernos do ISER n°18 -
Umbanda e Política. Rio de Janeiro: Marco Zero, p.9-42, 1985.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo:
n-1 edições; Crocodilo edições, 2019.
CALVELLI, Audrey Germiniani. Um olhar antropológico sobre as benzedeiras,
cartomantes e videntes na Zona da Mata mineira. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 11,
n. 2, p. 359-373, jul./dez, 2011.
CAMARGO, Cândido Procópio F. de. Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Pioneira,
1961
CAPONE, Stefania. Searching for Africa in Brazil: Power and tradition in
Candomblé. Translated by Lucy Lyall Grant. Durham, NC: Duke University Press, 2010.
CARVALHO, Moacir. Jornalistas, médiuns e mandingueiros: os baixos e falsos
espiritismos na confecção partilhada de uma religiosidade. Interseções: Revista de
Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015.
CASANOVA, J. Reconsiderar la secularización: Una perspectiva comparada mundial.
Relaciones Internacionales.. Madrid, España, n. 7, p. 1–20, 2008.
CAVALCANTI, Ana Paula R.; ROSENDO, Patricia A. Taromancia, o que sabemos?Breve análise sobre a taromancia hodierna no Brasil. São Paulo: REVER, v.23, n.2, 2023.
CELINA Jephet. In: Enciclopedia Espírita Online. São Paulo: Portal Luz Espírita, c014.
Disponível em:
https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=C%C3%A9lina%
20Japhet
CHAVES, Kelson G. O. Os trabalhos de amor e outras mandingas: a experiência mágico religiosa em terreiros de Umbanda. Fortaleza: Premius, 2011.
CHERTOK, Leon; STENGERS, Isabelle. O Coração e a Razão: A Hipnose de
Lavoisier a Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica
do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016.
CONCONE, Maria Helena V. B.; NEGRÃO, Lísias N. Umbanda: da representação à
cooptação. O envolvimento político partidário da umbanda paulista nas eleições de 1982.
In: Cadernos do ISER n°18 - Umbanda e Política. Rio de Janeiro: Marco Zero, p.9-42,
1985.
CRABTREE, Adam. From Mesmer to Freud: Magnetic Sleep and the Roots of
Psychological Healing. New Haven and London: Yale University Press, 1994
CRUZ, Ava. Baralho Cigano: a experiência mágico-religiosa umbandista através da
cartomancia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) –
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Universidade Federal de Minas
Gerais. Belo Horizonte, 2021.
DANTAS, Beatriz Góis. Vovô nagô e papai branco: usos e abusos da África no Brasil.
Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DEL PRIORE, Mary. Do outro lado: A história do sobrenatural e do espiritismo. São
Paulo: Planeta, 2014
DEVISCH, René. Perspectives on Divination in Contemporary Sub-Saharan Africa. In
BINSBERGEN, W. van; Theoretical Explorations in African Religion. London:
Kegan Paul, 1985.
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. “Ensaio sobre as noções de Poluição e Tabu”.
Lisboa: Edições 70 (col. Perspectivas do Homem, n.º 39), 1966.
ESPÍRITO SANTO, Diana. Developing the Dead: Mediumship and Selfhood in
Cuban Espiritismo. University Press of Florida, 2015
ESPÍRITO SANTO, Diana. Fluid Divination: Movement, Chaos, and the Generation of
“Noise” in Afro-Cuban Spiritist Oracular Production. Anthropology of Consciousness,
24(1), p.32–56, 2013.
EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FAVRET-SAADA, J. Ser afetado (tradução de Paula de Siqueira Lopes). Cadernos de
Campo, n. 13, p. 155-161, 2005.
FAVRET-SAADA, Jeanne. About participation. Cult Med Psych 14, p. 189–199, 1990.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Deadly Words. Witchcraft in the Bocage. Cambridge,
University Press, 1980.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Les Mots, la mort, les sorts. Paris: Gallimard, 1977.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro,Edições Graal, 1977.
FRIGERIO, A. Encontrando la religión por fuera de las “religiones”: Una propuesta para
visibilizar el amplio y rico mundo social que hay entre las “iglesias” y el “individuo”.
Religião & Sociedade, v. 40, n. 3, p. 21–48, set. 2020.
GAROUTTE, Claire; WAMBAUGH, Anneke. Crossing the Water: A photographic
path to the Afro-Cuban Spirit World. Durham: Duke University Press, 2007.
GIUMBELLI, E.; RICKLI, J.; TONIOL, R. (org.). Como as coisas importam: uma
abordagem material da religião: Textos de Birgit Meyer. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, 2019
GIUMBELLI, Emerson. A presença do religioso no espaço público: modalidades no
Brasil. Rio de Janeiro: Religião e Sociedade, 28(2): 80-101, 2008
GIUMBELLI, Emerson. Heresia, doença, crime ou religião: o espiritismo no discurso de
médicos e cientistas sociais. Revista de Antropologia, São Paulo, n. 40 (2), p. 31-82,
1997b.
GIUMBELLI, Emerson. O "baixo espiritismo" e a história dos cultos mediúnicos.
Horizontes Antropológicos, v. 9, n. 19, p. 247–281, jul, 2003.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e da
legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997a.
GIUMBELLI, Emerson; TONIOL, Rodrigo. Espiritualidade em perspectiva: debates e
aproximações do tema pelas ciências sociais. Rio de Janeiro: Religião e Sociedade,
40(3), 2020.
GLUCKMAN, M. “Moral Crises: Magical and Secular Solutions - The Marett lectures,
1964 and 1965”. Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (2): 369–405, 2014
GOLDMAN, M. A possessão e a construção ritual da pessoa no Candomblé. 1984.
Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984.
GOMES, A. A criminalização do espiritismo no Código Penal de 1890: as discussões nos
periódicos do Rio de Janeiro. Revista Ágora, [S. l.], n. 17, 2013.
GONÇALVES, F. da S.; DE OLIVEIRA, D. C. Entre o divino e o dinheiro: análise de
serviços magísticos em um terreiro de Candomblé. Interações (Campo Grande), [S. l.],
v. 23, n. 1, p. 149–164, 2022
GONÇALVES, Iracilda C. Comunicação com os mortos : espiritismo, mediunidade e
psicografia.. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) -
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
HOLBRAAD, Martin. Truth in Motion: The Recursive Anthropology of Cuban
Divination. Chicago and London: University of Chicago Press, 2012.
ILHEO, Mariana de Carvalho. Notas sobre a circulação de anúncios de cartomantes e as
controvérsias em torno da sua presença nos espaços públicos em Campinas (SP).In:
MENEZES, Renata; TONIOL, Rodrigo (Orgs.). Religião e materialidades: novos
horizontes empíricos e desafios teóricos. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2021.
ILHEO, Mariana de Carvalho. Tradição e prática: um estudo etnográfico do benzimento
em Campestre (MG). Coleção Monografias n°27. Campinas: Publicações IFCH, 2018
JOHNSON, P. C. An atlantic genealogy of "spirit possession". Comparative studies in
society and history, 53(2), 393-425, 2011.KARDEC, Allan. O livro dos médiuns, ou, guia dos médiuns e dos evocadores:
Espiritismo experimental. trad. de Guillon Ribeiro, 81. ed. Brasília: FEB, 2013.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 41 ed. trad de Guillon Ribeiro, Brasília: FEB, 2019.
KARDEC, Allan. Revista Espírita Vol.1 - Jornal de Estudos Psicológicos. São Paulo.
Edicel, 2002 [1858]
KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. Primeiro Ano – 1858.
São Paulo: Luz Espirita, 2020.
KRISTEVA, Julia. Powers of Horror. An essay on abjection. Nova Iorque: Editora
Columbia University Press, 1982.
KYRIAKIDES, T. “Jeanne Favret-Saada’s Minimal Ontology: Belief and Disbelief of
Mystical Forces, Perilous Conditions and the Opacity of Being.” Religion and Society
7, p.68–82, 2016.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru:
EDUSC, 2002.
LEPLETIER, Alexsander. Tarô e Baralho Cigano - Semelhanças e Diferenças. Clube do
Tarô,2015. Disponível
em:http://www.clubedotaro.com.br/site/h23_20_cigano_taro_Alexsander.asp. Acesso
em: 14 de dez. de 2023.
LEVINE, Donald. George Simmel on individuality and social forms. Chicago:
University of Chicago Press, 1971.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. 3 ed. Tradução: Tânia Pellegrini.
Campinas, SP: Papirus, 1989.
LÉVY-BRUHL, Lucien. A mentalidade primitiva. Tradução de Ivo Storniolo.
São Paulo, Paulus, 2008.
MAGGIE, Yvonne. Fetiche, feitiço, magia e religião. In Esterci, Neide et al. (org.):
Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, Dp & A, p. 58-73, 2001.
MAGGIE, Yvonne. Medo de Feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de
Janeiro, Arquivo Nacional, 1992.
MAIA, K. Mercadoras do sobrenatural: um estudo sobre mulheres cartomantes no Rio de
Janeiro Imperial (1860-1869). Revista de História da UEG, v. 9, n. 2, p. e922027, 8 dez.
2020.
MAUSS, Marcel. “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção do eu”.
In Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
MCCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate
colonial. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
MENEZES, Nilza. Comprando feitiços: As diferentes formas de experimentar a
espiritualidade entre homens e mulheres nas religiões afro-brasileiras. São Paulo:
Mandrágora, v.24. n. 1, p. 127-140, 2018.
MERCER, Kobena. Reading Racial Fetishism: The Photographs of Robert Mapplethorpe.
In: APTER, Emily; PIETZ, William (orgs.). Fetishism as Cultural Discourse. Ithaca:
Cornell University Press, 1993.
MESMER, Franz. A. Mémoire sur la découverte du magnétisme animal.In : NICOLES,
S. (Org.). Mémoire sur la découverte du magnétisme animal. Paris: Harmattan, 2005
[1779]
MEYER, Birgit. ‘Media and the senses in the making of religious experience: an
introduction’. Material Religion , 2008.
MEYER, Birgit. Religious Sensations: Why Media, Aesthetics and Power Matter in
the Study of Contemporary Religion. Inaugural Lecture, Free University, Amsterdam,
2006.
MEYER, Birgit; HOUTMAN, Dick. Religião material: como as coisas importam. In:
GIUMBELLI, E.; RICKLI, J.; TONIOL, R. (orgs.). Como as coisas importam: uma
abordagem material da religião: textos de Birgit Meyer. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, pp.81-114, 2019.
MINOIS, Georges. História do futuro: Dos profetas à prospectiva. São Paulo: Editora
Unesp. 2016.
MONROE, John. W. Laboratories of Faith: Mesmerism, spiritism and occultism in
modern France. Ithaca: Cornell University Press, 2008.
MONTERO, Paula. Magia, racionalidade e sujeitos políticos. Revista Brasileira de
Ciências Sociais, v.26, n.9, p.72-90, 1994.
MOURA, Eliane Silva. O Ocultismo do Século XIX: Uma hermenêutica cultural.
Campinas: Textos Didáticos, 2001
NEGRÃO, Lísias Nogueira. Umbanda: entre a cruz e a encruzilhada. São Paulo.
Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
NOGUEIRA, Leo Carrer. A chegada do Espiritismo no Brasil e sua influência nos rituais
Afro-brasileiros - a ascensão do “Baixo Espiritismo” (1900-1950). Iporá: Revista
Sapiência - Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais V.6, Dossiê: Religiões e
Religiosidades na Modernidade Tardia, p. 68-82, Dez., 2017.
OLIVEIRA, José Henrique M. de. Entre a Macumba e o Espiritismo: uma análise
comparativa das estratégias de legitimação da Umbanda durante o Estado Novo.
Dissertação (Mestrado em História Comparada) – Universidade Federal do Rio de
Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 2007.
OLIVEIRA, Manoel R. D. Abjeção em Julia Kristeva: interlocuções com Mary Douglas
e Judith Butler. Feira de Santana: Revista Ideação, N. 44, Julho/Dezembro 2021
ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PICCININI, Walmor J. Mesmer, Mesmerismo e História da Psicoterapia. Archives of
General Psychiatry. Vol 22(3), Março de 2017.Disponível em:
https://www.polbr.med.br/ano17/wal0317.php
PIERART, Z. J. Sem título.Paris: Revue Spiritualiste, vol. IV, ed. 11, 1861. Disponível
em:
http://iapsop.com/archive/materials/revue_spiritualiste/revue_spiritualiste_v4_n11_186
1_nov.pdf. Acesso em 14/12/2023
PIERUCCI, A. F.. Secularização em Max Weber: Da contemporânea serventia de
voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13,
n. 37, p. 43–73, jun. 1998.
PIMENTEL, Marcelo Gulão; ALBERTO, Klaus Chaves; MOREIRA-ALMEIDA,
Alexander. As investigações dos fenômenos psíquicos/espirituais no século XIX:
sonambulismo e espiritualismo, 1811-1860. Rio de Janeiro: História, Ciências, Saúde,
v.23, n.4, out.-dez. 2016.
POKORNY, Lukas; WINTER, Franz (ed.). The Occult Nineteenth Century: Roots,
Developments, and Impact on the Modern World. Palgrave Studies in New Religions
and Alternative Spiritualities. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.
PRANDI, Reginaldo. Artes da adivinhação: candomblé tecendo tradições no jogo de
buzios. In: Senhoras do Pássaro da noite: Escritos sobre a religião dos orixás V. São
Paulo: USP/Axis Mundi; 1994.
PRANDI, Reginaldo. Modernidade com feitiçaria: candomblé e umbanda no Brasil do
século XX. Tempo social, v. 2, p. 49-74, 1990
RIO, João do. As religiões no Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012
RODRIGUES, Antônio E. M.. História da Urbanização no Rio de Janeiro: a cidade capital
do século XX no Brasil. In: CARNEIRO, Sandra de Sá; SANT’ANNA, Maria Josefina
Gabriel (Org.). Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, p. 85-119,
2009.
RODRIGUES, Nina. O animismo fetichista dos negros baianos. Salvador: Editora P55,
2021 [1896-1897].
SANTANA, Daiane Mello de. Entre ramos e cartas: a benzeção e a cartomancia como
ofício, um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências
da Religião) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
SEIBLITZ, Zélia. A gira profana. In: Cadernos do ISER n°18 - Umbanda e Política. Rio
de Janeiro: Marco Zero, p.9-42, 1985.
SOBRINHO, Paulo da Silva N. Chico Xavier teria sido a médium Srta. Jephet? Paraná:
Revista Espírita O Consolador, 2020. Disponível em:
https://www.oconsolador.com.br/ano14/673/especial.html. Acesso em 14/12/2023.
SORTE LENORMAND. Entrevista – Cart. Thiago Tavares – Os espíritos Ciganos.
Youtube, 16 de abril de 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=oY1hJoGLP3E. Acesso em 28/12/2023
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. Rio de Janeiro: Editora 34,
2002
STOLOW, Jeremy. Religião e Mídia: notas sobre pesquisas e direções futuras para um
estudo interdisciplinar. Religião & Sociedade, 34(2), p. 146-160, 2014.
TAVARES, Fátima Regina G. Tornando-se Tarólogo: Percepção" Racional" versus
Percepção" Intuitiva" entre os Iniciantes no Tarot no Rio de Janeiro. Juiz de Fora: Numen,
v. 2, n. 1, 1999.
TAVARES, Fátima. Alquimistas da cura: a rede terapêutica alternativa em contextos
urbanos. Salvador: Edufba, 2012.
TAVARES, Fátima; DUARTE, Joelma; COGNALATO, Rosana. Movimento nova era e
a reconfiguração do social (da contracultura à heterodoxia terapêutica). Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia, n. 28, 2010.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura Petrópolis: Vozes,
1974 [1969].
TURNER, Victor. Revelation and divination in Ndembu ritual. Ithaca: Cornell
University Press, 1975.
VALE, Lucas M. de A. "Vinha caminhando a pé para ve se encontrava uma cigana de
fé": o culto aos espíritos ciganos no Catimbó/Jurema do Ylê Axé Nagô Oxaguiã
(Caicó/RN). Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Centro de Ciências Humanas,
Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018
VERONESE, Michelle. De silêncios e resistências: sonâmbulas, magnetizadoras e
outras esquecidas do espiritismo brasileiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) –
Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "O nativo relativo". Mana, 8(1):113-148, 2002.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Claude Lévi-Strauss, fondatore del post strutturalismo. Em Bolletim, P. e Attias, R. Padova. Univercitá di Padova, 2011
Waga, Augusto M. A profissão do intangível: cartomantes, oraculistas e videntes no Rio
de Janeiro. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Estudos
Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
WEISBERG, Barbara. Falando com os mortos: as irmãs americanas e o surgimento
do espiritismo. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2011
WISSENBACH, M. C. C. A mercantilização da magia na urbanização de São Paulo,
1910-1940 . Revista de História, [S. l.], n. 150, p. 11-39, 2004. | pt_BR |