Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sasal, Manolo Esmiol | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T10:07:26Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T10:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38858 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to highlight the inequity in public transportation transfers in Salvador, Bahia, encompassing both the metro and bus systems. In addition to the main objective, it explores the accessibility desert and its reasons, including delays in accessing public transportation in neighborhoods near the study area, focusing on residents of Jardim das Margaridas concerning the Aeroporto station and its integrated bus terminal. Starting with empirical methodological evidence and drawing analogies to the concept of externalities, the analysis addresses the iniquity and desertification of transportation, comparing various available modes for the local population. Based on field-collected information, a new public policy for transportation equity is proposed, aiming to reduce operational costs and consequently enhance the mobility of public transportation users. This proposal not only aims to identify disparities but also to provide tangible solutions to improve urban mobility in Salvador, contributing to a more equitable and efficient transportation system | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Deserto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Equidade | pt_BR |
dc.subject | Salvador (Bahia) | pt_BR |
dc.subject | Integração ônibus-metrô | pt_BR |
dc.subject | Baldeação | pt_BR |
dc.subject | Externalidades | pt_BR |
dc.subject.other | Accessibility desert | pt_BR |
dc.subject.other | Equity | pt_BR |
dc.subject.other | Salvador (Bahia) | pt_BR |
dc.subject.other | Bus-metro integration | pt_BR |
dc.subject.other | Transfer | pt_BR |
dc.subject.other | Externalities | pt_BR |
dc.title | (in)equidade na baldeação do transporte público integrado ônibus-metrô: análise ao bairro jardim das margaridas ao terminal de ônibus aeroporto em salvador (bahia) | pt_BR |
dc.title.alternative | (in)equity in integrated public transport transportation bus-subway: analysis of the jardim das margaridas neighborhood airport bus terminal in salvador (bahia) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de | - |
dc.contributor.referee1 | Sodré, Arismar Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Mata, Henrique Tomé da Costa | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso visa evidenciar a inequidade na baldeação do transporte público em Salvador - Bahia, abrangendo os sistemas metroviário e rodoviário. Além do objetivo principal, explora-se o deserto de acessibilidade e seus motivos, incluindo a demora no acesso ao transporte público em bairros próximos ao objeto de estudo, com foco nos moradores do bairro do Jardim das Margaridas em relação à estação Aeroporto e seu terminal de ônibus integrado. Iniciando com evidências metodológicas empíricas e utilizando analogias ao conceito de externalidades, a análise aborda a iniquidade e desertificação do transporte, comparando os diversos modais disponíveis à população local. Com base nas informações coletadas em campo, propõe-se uma nova política pública de equidade no transporte, visando a redução dos custos operacionais e, consequentemente, aprimorando a locomoção dos usuários do serviço público de transporte. Essa proposta busca identificar disparidades, mas também oferecer soluções tangíveis para melhorar a mobilidade urbana em Salvador, contribuindo para um sistema de transporte mais equitativo e eficiente | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | CIÊNCIAS ECONÔMICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MANOLO ESMIOL.pdf | 562,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons