Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3869
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação da efetividade do método de Tanaka-Johnston para predição do diâmetro mésio-distal de caninos e pré-molares não-irrompidos
Otros títulos : Pesquisa Odontológica Brasileira
Autor : Marchionni, Viviane Maria Teixeira
Silva, Maria Catarina de Araújo
Araújo, Telma Martins de
Reis, Silvia Regina de Almeida
metadata.dc.creator: Marchionni, Viviane Maria Teixeira
Silva, Maria Catarina de Araújo
Araújo, Telma Martins de
Reis, Silvia Regina de Almeida
Resumen : No presente estudo, os autores avaliaram o método de predição de Tanaka-Johnston com o objetivo de verificar sua efetividade para os lados direito e esquerdo, para ambos os sexos e para as raças branca, mulato claro, mulato médio, mulato escuro e negra, na cidade de Salvador - Bahia. Com o auxílio de um paquímetro digital, mediu-se o diâmetro mésio-distal dos incisivos inferiores permanentes, caninos e pré-molares, já irrompidos na cavidade bucal, de 98 indivíduos (45 do sexo masculino e 53 do sexo feminino), com idade variando entre 13 e 29 anos. Através de testes estatísticos, compararam-se os resultados obtidos a partir da aplicação das fórmulas de Tanaka-Johnston com os valores reais. Após análise dos resultados, observou-se que a correlação entre os valores estimados pela técnica de Tanaka-Johnston e os valores reais foram maiores para o sexo feminino que para o sexo masculino. Em relação à raça, os coeficientes de correlação foram satisfatórios para todas, sendo maior no arco dentário superior para a raça mulato escuro (0,67) e no arco dentário inferior para a raça mulato claro (0,74). Considerando-se os lados, os achados revelaram um maior coeficiente de correlação para o arco dentário inferior do lado esquerdo (0,61). Pôde-se concluir, neste trabalho, que o método de Tanaka-Johnston, apesar de ter sido preconizado a partir de uma amostra de descendentes europeus, é indicado para predição do diâmetro mésio-distal de caninos e pré-molares não-irrompidos para diferentes raças, sexos e lados dos arcos dentários na amostra estudada.
Palabras clave : Dentição mista
Ortodontia interceptora
Dente não-erupcionado
Editorial : Pesquisa Odontológica Brasileira
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3869
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.