Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rita Caroline da-
dc.date.accessioned2023-12-13T19:47:11Z-
dc.date.available2023-12-13T19:47:11Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38685-
dc.description.abstractThe jewel is an object with hidden symbols and meanings. From it we can express and communicate personality, identity, desires, belonging, religion, feeling of protection and memory of both the creator and the person who assumes it for contemplation, since ancient times. Through the style of jewelry, it is possible to identify eras, as with architecture and historical-artistic movements, since the style is understood as a series of aesthetic values ​​that characterize a specific way of decorative elements of a certain epoch, culture or individually in society. The symbolism of the jewel is important to distinguish and identify the human being, allowing us to make associations with previous experiences related to emotions such as self-image and image, affective memories, particular and cultural specificities, meanings that we attribute to something, among others. Given this scenario, one wonders how to contribute to the set of historiographical studies on jewelry, particularly regarding symbolic and emotional aspects? The present research has as its general objective to contribute to the set of historiographical studies on jewelry, particularly regarding symbolic and emotional aspects. To carry out this study, a bibliographic review of an exploratory objective was used to collect data on the history of jewelry, emotional design, fashion, style, in order to have greater familiarity and knowledge of the problem, obtaining support for the study. The contribution of the work is to relate jewelry to emotions, based on the emotional design and historical paths of jewelry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJoalheriapt_BR
dc.subjectSimbolismopt_BR
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subject.otherJewelrypt_BR
dc.subject.otherSymbolismpt_BR
dc.subject.otherEmotional designpt_BR
dc.titleA joia: história, simbolismos e emoçõespt_BR
dc.title.alternativeThe jewel: history, symbolisms and emotionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.contributor.advisor1Mariño, Suzi Maria Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8869-2299pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641978572569252pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Carina Santos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5266-1204pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731933191944131pt_BR
dc.contributor.referee1Mariño, Suzi Maria Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8869-2299pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641978572569252pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Carina Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5266-1204pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731933191944131pt_BR
dc.contributor.referee3Rosa, Flavia Goulart-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1612-4177pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537077209873962pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-5856-4057pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641842456050331pt_BR
dc.description.resumoA joia é um objeto portador de símbolos e significados ocultos. A partir dela podemos expressar e comunicar personalidade, identidade, desejos, pertencimento, religião, sentimento de proteção e memória tanto do criador quanto da pessoa que o assume para contemplação, desde os tempos ancestrais. Por meio do estilo da joia é possível identificar épocas, como ocorre com a arquitetura e os movimentos histórico-artísticos, uma vez que o estilo é entendido como uma série de valores estéticos que caracterizam uma maneira específica de elementos decorativos de uma determinada época, cultura ou individualmente na sociedade. O simbolismo da joia é importante para distinguir e identificar o ser humano possibilitando que façamos associações com experiências vividas, anteriormente relacionadas à emoções como autoimagem e imagem, memórias afetivas, especificidades particulares e culturais, significados que atribuímos a algo, entre outros. Diante deste cenário questiona-se como contribuir para o conjunto de estudos historiográficos sobre a joia, particularmente no que se refere aos aspectos simbólicos e emocionais? A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o conjunto de estudos historiográficos sobre a joia, particularmente no que se refere aos aspectos simbólicos e emocionais. Para a realização deste estudo foi utilizado uma revisão bibliográfica de objetivo exploratório para levantamento de dados da história da joalheria, design emocional, moda, estilo, a fim de ter maior familiaridade e conhecimento do problema, obtendo suporte para o estudo. O trabalho tem como contribuição relacionar, a joia e as emoções com base no design emocional e percursos históricos da joalheria.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A JOIA_HISTÓRIA_SIMBOLISMOS_E_EMOÇÕES.pdfDissertação de mestrado13,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons