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dc.creatorSantos, Marcos Roberto Souza dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T12:39:44Z-
dc.date.available2023-12-05T12:39:44Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Roberto Souza dos. Desenvolvimento de atividades práticas, com o uso de geotecnologias, para o Ensino Básico de Geografia, na cidade de Feira de Santana-Bahia. 2023.156 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38591-
dc.description.abstractThe teaching of Geography is expressed through various technological languages, such as spatial languages, presented by Remote Sensing and Cartography, which are part of people's daily lives, playing a significant role in locating and orienting citizens in geographical space. The general aim of this work was to create a roadmap of practical activities for teachers to use in basic geography teaching with the help of geotechnologies, developed through a series of practical workshops, carried out with teachers and students from elementary school, in the final years. The work was carried out through workshops and questionnaires for teachers and students from public and private schools in the city of Feira de Santana - Bahia. The results of the research with the teachers showed that the use of geotechnologies is important for teaching and is necessary in schools, especially in basic education, since it contributes significantly to the process of teaching and learning geography, since 100% of the teachers and students surveyed said that it facilitated teaching practices: in the mediation of content, in the problematization of the different spatialities existing in the geographical space, thus contributing to student learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectGeociênciaspt_BR
dc.subject.otherGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subject.otherBasic Educationpt_BR
dc.subject.otherGeotechnologiespt_BR
dc.subject.otherGeosciencespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de atividades práticas, com o uso de geotecnologias, para o Ensino Básico de Geografia, na cidade de Feira de Santana-Bahiapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of practical activities using geotechnologies for basic geography teaching in the city of Feira de Santana-Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Dária Maria Cordeiro-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-9904-2125pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240127369241386pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Dária Maria Cordeiro-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-9904-2125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240127369241386pt_BR
dc.contributor.referee2Rios, Ricardo Bahia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250090594010329pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Denise Silva-
dc.contributor.referee3ID0000-0003-1407-7554pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975238121738922pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1031-1083pt_BR
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/8199408052499114pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia se expressa através de diversas linguagens tecnológicas, a exemplo da espacial, apresentada pelo Sensoriamento Remoto e Cartográfica e estão no dia a dia das pessoas, exercendo importância significativa para a localização e orientação dos cidadãos no espaço geográfico. O objetivo geral do trabalho foi o de construir um roteiro de atividades práticas para uso dos professores no Ensino Básico de Geografia com o auxílio de geotecnologias, desenvolvido através de uma série de oficinas práticas, realizadas com professores e alunos do ensino fundamental, anos finais. O trabalho foi feito por meio de realizações de oficinas, aplicação de questionários para professores e alunos das escolas das redes pública e particular da cidade de Feira de Santana – Bahia. Os resultados da pesquisa com os professores, evidenciaram que o uso das geotecnologias é importante para o ensino e se faz necessário na escola, sobretudo no Ensino Básico, visto que contribui de maneira contundente para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, pois 100 % dos docentes e discentes pesquisados, disseram facilitar nas práticas docentes: na mediação dos conteúdos, na problematização das diferentes espacialidades existentes no espaço geográfico, contribuindo, assim, para o aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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