Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Nathália Hein Nascimento-
dc.date.accessioned2023-11-16T07:49:47Z-
dc.date.available2023-11-16T07:49:47Z-
dc.date.issued2021-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38457-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the compositional processes related to the writing of vocal music, specially from the point of view of phoneme usage as a protagonist tool in the development of compositional processes in the work of composers that were, at some point, members of the Madrigal Choir of UFBA. The use of phonetic and phonological resources, influenced by the advances in the field of linguistics, were used as tools by composers, with a great awakening in the middle of the 20th century around the world. The UFBA Music School was part of this creative context through its composers and the Madrigal, whose interpretative competence fostered a significant amount of voice compositions. However, the process of choosing phonemes as a compositional determinant has not been fully contemplated due to the unsatisfactory quantity of studies about the theme. This work, therefore, aims to give its contribution to the subject, so that we may begin to solve this gap in vocal music studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFonemapt_BR
dc.subjectComposição Musicalpt_BR
dc.subjectMúsica Vocalpt_BR
dc.subject.otherPhonemept_BR
dc.subject.otherCompositionpt_BR
dc.subject.otherVocal Musicpt_BR
dc.titleEstratégias composicionais na obra vocal de compositores integrantes do madrigal da UFBApt_BR
dc.title.alternativeCOMPOSITIONAL STRATEGIES IN THE VOCAL PIECES OF COMPOSERS FROM THE MADRIGAL OF UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Bertissolo, Guilherme-
dc.contributor.referee1Bertissolo, Guilherme-
dc.contributor.referee2Espinheira, Alexandre Mascarenhas-
dc.contributor.referee3Oliveira, Laiana Lopes de-
dc.contributor.referee4Castro, Angelo Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0738926108710466pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar os processos composicionais relacionados à escrita de música vocal, sobretudo do ponto de vista da utilização dos fonemas como recurso protagonista para o desenvolvimento de processos composicionais das obras de compositores que foram integrantes do Coro Madrigal da UFBA. O uso de recursos fonéticos e fonológicos, induzidos pelos avanços dos estudos relacionados à Linguística, serviram de ferramentas por parte de compositores, obtendo um grande despontar em meados do século XX em todo o mundo. A Escola de Música da UFBA esteve inserida nesse contexto criativo através de seus compositores e de seu Madrigal, cuja competência interpretativa fomentou uma significativa quantidade de obras para voz. No entanto, o processo de escolha dos fonemas enquanto determinante composicional não vem sendo devidamente contemplado por conta da quantidade insatisfatória da produção de estudos acerca do tema. Este trabalho, portanto, almeja dar a sua contribuição para que possamos começar a sanar essa lacuna nos estudos de música vocal.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-nathalia-banca (1).pdf11,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons