https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3830
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Título : | A formação do professor de química e o programa de enriquecimento instrumental |
Otros títulos : | VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Autor : | Matos, Nívea Bárbara de Moraes Silva, José Luis de Paula Barros Tenório, Robinson Moreira |
metadata.dc.creator: | Matos, Nívea Bárbara de Moraes Silva, José Luis de Paula Barros Tenório, Robinson Moreira |
Resumen : | O presente trabalho relata a contribuição da formação no Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI para a prática pedagógica de professores de química da rede pública de ensino do Estado da Bahia. Esta formação incluiu conteúdos acerca do funcionamento cognitivo humano e intervenção mediadora que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a formação no PEI contribuiu para a prática docente de professores de química de modos diversos. Alguns professores modificaram profundamente sua didática, incorporando elementos teóricos à prática de sala de aula. Outros alteraram suas concepções do processo de ensino-aprendizagem, identificando aspectos cognitivos antes desapercebidos. A apropriação da teoria ocorreu de modo parcial e pouco sistematizado. Contudo, em vista da formação inicial desses professores ter sido considerada insuficiente não resta dúvida que a formação no PEI foi um fator importante em suas vidas, tanto profissional quanto pessoal. |
Palabras clave : | cognição operação mental mediação formação de professor Programa de Enriquecimento Instrumental |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3830 |
Fecha de publicación : | nov-2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Química) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
947.pdf_6 | 88,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.