Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gisele Meneses de Paula Almeida-
dc.date.accessioned2023-10-26T16:30:42Z-
dc.date.available2023-10-26T16:30:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38250-
dc.description.abstractThe mediation of reading carried out by archivists is the subject of this course conclusion work, whose objective was to analyze how archivists have been carrying out reading mediation activities, which documents are used and practices carried out, as well as such reading actions are related to the archival functions. To achieve the general objective, the following specific objectives were outlined: to map the reading mediation activities carried out by archivists; raise the documents used in reading mediation activities; identify which archival functions are associated with reading mediation activities by archival professionals who develop them. As for the methodology, this research is exploratory, in which the field survey method was used. Data were collected through an online questionnaire and analyzed based on a quantitative and qualitative approach. The analysis of the results leads to the perception that archivists are reading mediators, and carry out reading mediation activities with archival documents, with emphasis on textual and iconographic documents. Archivists also relate reading mediation actions to archival functions, dissemination and description. It is concluded that reading mediation activities are essential for a proactive action by the archivist and that these mediating activities can contribute to the formation of subject-readers, through the appropriation of information, in order to re-signify archival institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectleitura; mediação da leiturapt_BR
dc.subjectmediação da leiturapt_BR
dc.subjectarquivista-atuaçãopt_BR
dc.subject.otherreadingpt_BR
dc.subject.otherreading mediationpt_BR
dc.subject.otherarchivist-actingpt_BR
dc.titlePerspectivas e possibilidades de atividades de mediação da leitura realizadas por arquivistaspt_BR
dc.title.alternativePerspectives and possibilities of reading mediation activities carried out by archivistspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.advisor2Souza, Maíra Salles de-
dc.contributor.referee1Santos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.referee2Souza, Maíra Salles de-
dc.contributor.referee3Brandão, Gleise da Silva-
dc.description.resumoA mediação da leitura realizada por arquivistas é o tema deste trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi analisar como os arquivistas vêm realizando as atividades de mediação da leitura, quais os documentos utilizados e práticas realizadas, como também tais ações de leitura são relacionadas às funções arquivísticas. Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: mapear as atividades de mediação da leitura realizadas por arquivistas; levantar os documentos utilizados nas atividades de mediação da leitura; identificar quais as funções arquivísticas são associadas às atividades de mediação da leitura pelos profissionais de Arquivologia que as desenvolvem. Quanto à metodologia, esta pesquisa configura-se como exploratória, em que foi utilizado o método levantamento de campo. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com base na abordagem quantitativa e qualitativa. A análise dos resultados conduz a percepção de que os arquivistas são mediadores da leitura, e realizam atividades de mediação da leitura com os documentos de arquivo, com destaque para os documentos textuais e iconográficos. Os arquivistas também relacionam as ações de mediação da leitura com as funções arquivísticas, difusão e descrição. Conclui-se que as atividades de mediação da leitura são essenciais para uma atuação proativa do arquivista e que essas atividades mediadoras podem contribuir na formação dos sujeitos-leitores, por meio da apropriação da informação, de forma a ressignificar as instituições arquivísticas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseARQUIVOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Arquivologia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele_CARTA PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC (1).pdf80,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Gisele Meneses - Versão Final (1).pdf583,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons