Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos, Emille Morgana Santos-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:40:04Z-
dc.date.available2023-10-24T14:40:04Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38209-
dc.description.abstractThis work was developed in the field of Philology in dialogue with other areas of knowledge, with the purpose of studying the dramaturgy of Chico Ribeiro Neto. From the documents which makes up the Chico Ribeiro Neto Collection (ACRN), and are parts of the Censored Theatrical Texts Archive (ATTC), we present the textual tradition of the three theater texts that form such collection, Branca de Neve e os sete anões, Prova Final and “Em Tempo” no palco, examining the processes of transmission and circulation of such texts within the scope of censorship. They were facsimile editions of the testimonies of the three texts, with an interpretative edition proposed in digital media only for “Em Tempo” no palco. A critical-philological study of the same text was carried out, focusing on the intertextual relations in the dramatic text in comparison with articles from the newspaper Em Tempo, which were the basis for its writing, through the synoptic confrontation between the dramatic and journalistic text. We seek to place, in time and space, the aforementioned press vehicle, considering the contents and nature of the ideology propagated in its pages, to bring the social contexts, cultural history of production, transmission and reception of the text of the theatrical play, highlighting the work of the playwright when selecting excerpts from the editions of the referred periodical to compose his text, reading, in a philological perspective, in the fabric of the textual fabric, the moment lived by the society of that time in the period of the military dictatorship. The censored parts presented in the theatrical text were also analyzed, based on the justifications of the reviewers and studies on press censorship and censorship of public entertainment. In this way, the texts were taken as testimonies of the historical period in which they are part.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFilologiapt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectArquivos pessoaispt_BR
dc.subjectRibeiro Neto, Francisco - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCensored theatrical textspt_BR
dc.subject.otherNewspaperpt_BR
dc.subject.otherintertextualitypt_BR
dc.titleDramaturgia de Chico Ribeiro Neto: cenas filológicas de "Em Tempo" no palco.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304009821730324pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria da Conceição Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9718069524723302pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Isabela Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5668210250275216pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Rosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304009821730324pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162788770258011pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolveu-se no campo da Filologia em diálogo com outras áreas do conhecimento, com o propósito de estudar a dramaturgia de Chico Ribeiro Neto. A partir da massa documental que compõe o Acervo Chico Ribeiro Neto (ACRN), que integra o Arquivo Textos Teatrais Censurados (ATTC), apresentamos a tradição textual dos três textos de teatro que formam tal acervo, Branca de Neve e os setes anões, Prova Final e “Em Tempo” no palco, examinando os processos de transmissão e circulação de tais textos no âmbito da Censura. Foram desenvolvidas edições fac-similares dos testemunhos dos três textos, sendo proposta uma edição interpretativa em meio digital apenas para “Em Tempo” no palco. Foi realizado um estudo crítico-filológico do mesmo texto, com foco nas relações intertextuais apresentadas no texto dramático em comparação com matérias do jornal Em Tempo, que foram base para sua escrita, através do confronto sinóptico entre o texto dramático e o jornalístico. Buscamos situar, no tempo e espaço, o referido veículo da imprensa, considerando os conteúdos e a natureza da ideologia propagada em suas páginas, para trazer os contextos social, histórico cultural de produção, transmissão e recepção do texto da peça teatral, pondo em destaque o trabalho do dramaturgo ao selecionar trechos das edições do referido periódico para compor seu texto, lendo, em perspectiva filológica, na trama do tecido textual, o momento vivido pela sociedade daquela época no período da ditadura militar. Os cortes presentes no texto teatral também foram analisados, a partir das justificativas dos pareceristas e dos estudos sobre censura de imprensa e censura de diversões públicas. Deste modo, os textos foram tomados enquanto testemunhos do período histórico no qual se inscrevem.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Emille Mattos.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons