Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Michele Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T13:56:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T13:56:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38207 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the aspiration of the English-L2 voiceless stops /p, t,
k/ by learners from Salvador, Brazil, in the light of Experimental Phonetics, the construct of
intelligibility, pronunciation teaching, and English as lingua franca. In order to do so, 16
participants, native speakers of Brazilian Portuguese, volunteers from Salvador,
undergraduate students of the Modern Foreign Languages (English) at the Federal University
of Bahia were recruited. Participants were divided into two groups (experimental and control
groups), and only the experimental group received explicit instruction on the production of
voiceless English stops between the pre and post-test data collections, periods before and after
the pronunciation teaching, respectively. For data collection, participants were recorded
individually, in a silent room, in a production task in which they had to read the following
sentence: “I would say (target word)”. 24 English target words initiated by the stops were
used. Data from all participants, both groups, were collected in the pre and post -test phases.
The collected data were acoustically analyzed by the software Praat, responsible for
measuring the VOT duration values for the collected items. The study revealed that, in the
pretest phase, both groups did not aspirated the English stops, using the expected VOT values
for Brazilian Portuguese. The groups showed no statistical differences between themselves.
After the explicit instruction on aspiration in English-L2, the experimental group began to
aspirate, even with values well above those presented in the literature for an English speaker,
also presenting statistical differences when compared to pretest production and to the controls.
Thus, it is noticed that, although students still cannot control the fine gesture of aspiration, the
long VOT is present in the appropriate phonetic -phonological contexts. As the development
of speech sounds is gradual, the values are expected to be adequate through future experiences
with the target language. By developing aspiration, as a consequence, they increase the
intelligibility arising from phonetic -phonological features in the use of English-L2.
Keywords: VOT; Stops; Explicit instruction; Intelligibility. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | VOT | pt_BR |
dc.subject | Consoantes Oclusivas | pt_BR |
dc.subject | Instrução Explícita | pt_BR |
dc.subject | Inteligibilidade | pt_BR |
dc.subject.other | VOT | pt_BR |
dc.subject.other | Stops | pt_BR |
dc.subject.other | Explicit instruction | pt_BR |
dc.subject.other | Intelligibility | pt_BR |
dc.title | A aspiração das oclusivas surdas do inglês - L2 por aprendizes soteropolitanos: efeitos da instrução explícita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kupske, Felipe Flores | - |
dc.contributor.referee1 | Kupske, Felipe Flores | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Eleomarques Ferreira | - |
dc.contributor.referee3 | Ivo, Ivana Pereira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a realização da aspiração das oclusivas surdas do
inglês-L2 /p, t, k/ por aprendizes soteropolitanos à luz da Fonética Experimental, do construto
de inteligibilidade, do ensino de pronúncia e do inglês como lingua franca. Para isso, contouse com 16 participantes, falantes nativos do português brasileiro, voluntários, soteropolitanos,
estudantes do curso de Língua Estrangeira Moderna da Universidade Federal da Bahia. Os
participantes foram divididos em dois grupos (um experimental e outro de controle), sendo
que, apenas o grupo experimental recebeu instrução explícita sobre a produção as oclusivas
surdas do inglês entre as coletas de pré e pós-teste, períodos anterior e posterior ao ensino de
pronúncia, respectivamente. Para a coleta de dados, os participantes foram gravados
individualmente, em sala silenciosa, em uma tarefa de produção na qual precisaram fazer a
leitura da seguinte frase: “I would say (palavra -alvo)”. 24 palavras-alvo do inglês iniciadas
pela oclusivas surdas foram utilizadas. Dados de todos os participantes, ambos os grupos,
foram coletados nas fases de pré e pós-teste. Os dados coletados foram analisados
acusticamente pelo programa Praat, responsável por mensurar os valores de duração de VOT
dos itens coletados. O estudo revelou que, na fase de pré-teste, ambos os grupos não
aspiravam as oclusivas surdas do inglês, utilizando o padrão de VOT esperado para o
português brasileiro. Os grupos não apresentaram diferenças estatísticas entre eles. Após a
instrução explícita sobre aspiração no inglês -L2, o grupo experimental passou a aspirar,
mesmo que com valores bem acima dos apresentados na literatura para um falante do inglês,
apresentando diferenças estatísticas quando comparados aos dados de pré-teste e aos
controles. Percebe-se, assim, que, muito embora os estudantes ainda não consigam controlar o
gesto fina da aspiração, o VOT longo está presente no contexto fonético -fonológico
adequado. Como o desenvolvimento dos sons da fala é gradual, espera-se que os valores
sejam adequados mediante experiências futuras com a língua -alvo. Ao desenvolverem a
aspiração, como consequência, aumentam a inteligibilidade oriunda de traços fonético fonológicos no uso do inglês-L2.
Palavras-chave: VOT; Consoantes Oclusivas; Instrução Explícita; Inteligibilidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | LETRAS - INGLÊS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras
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