Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Helen Ingrid Vieira Barreto-
dc.date.accessioned2023-10-21T17:31:00Z-
dc.date.available2023-10-21T17:31:00Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38161-
dc.description.abstractThe study analyzes Work Management in Primary Health Care according to the health macro regions of the state of Bahia through the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB) in the years 2016 to 2017. This is a descriptive and exploratory study, based on the results of the external evaluation of the PMAQ in 408 municipalities in the state of Bahia. The chosen variables were the forms of admission and hiring, type of em ployment, job and career plan, and continuing education actions. The data analyzed are in the public domain and are not submitted to the Ethics Committee for consideration. It is notewor thy that the universe of the sample corresponded to 70% of the Family Health teams in the state, with a predominance of the nursing profession; 57.7% of the forms of entry into the state and between macro-regions are through other unspecified forms; 78.3% of the contract ing agents are from the direct municipal administration and then from the private sector, with Centro Leste having 41.8% of contracts by outsourced, surpassing all macro-regions of the state; 33.3% of the contracts are temporary, although the macro-regions West (40.6%), East (36.3%), North (35.1%) predominate the statutory bond; only 13% of participants have a Ca reer Plan, Positions and Salaries in the state, however, the North (24.9%), East (23.3%) and West (15.7%) surpassed the reality of Bahia and others macros; in relation to permanent edu cation actions, 80% claim to exist and point out that these actions address the needs of profes sionals. The findings highlight the need to rescue the Health Work Management Policy, re vealing a new and old challenge that needs to join efforts to strengthen and ensure the sustain ability of ABS in the state and among health macro-regions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRecursos Humanos em Saúdept_BR
dc.subjectGestão de Pessoal em Saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primária em Saúdept_BR
dc.subject.otherHuman Resources in Healthpt_BR
dc.subject.otherHealth Personnel Managementpt_BR
dc.subject.otherPrimary Health Carept_BR
dc.titleGestão do trabalho na atenção básica do estado da Bahia.pt_BR
dc.title.alternativeWork management in primary care in the state of Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Mariluce Karla Bomfim de-
dc.contributor.referee1Souza, Mariluce Karla Bomfim de-
dc.contributor.referee2Gil, Célia Regina Rodrigues-
dc.contributor.referee3Pinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.referee4Soares, Catharina Leite Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806170544528550pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa a Gestão do Trabalho na Atenção Básica à Saúde segundo as macrorregiões de saúde do estado da Bahia por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) nos anos de 2016 a 2017. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório, a partir dos resultados da avaliação externa do PMAQ em 408 municípios do estado da Bahia. As variáveis eleitas foram as formas de ingresso e contratação, modalidade de vínculos, plano de cargo e carreira e ações de educação permanente. Os dados analisados são de domínio público, não sendo submetidos à apreciação do Comitê de Ética. Destaca-se, que o universo da amostra correspondeu a 70% das equipes de Saúde da Família do estado, com predominância da profissão da enfermagem; 57,7% das formas de ingresso no estado e entre as macrorregiões são por outras formas não especificadas; 78,3%, dos agentes contratantes é da administração direta municipal e em seguida da iniciativa privada, sendo que a Centro Leste apresenta 41,8% dos contratos por terceirizadas, ultrapassando todas as macrorregiões do estado; 33,3% dos contratos são temporários, apesar das macrorregiões Oeste (40,6%), Leste (36,3%), Norte (35,1%) predominar o vínculo estatutário; apenas 13 % dos participantes possuem Plano de Carreira, Cargos e Salários no estado, entretanto, a Norte (24,9%), Leste (23,3%) e Oeste (15,7%) superaram a realidade da Bahia e das outras macros; em relação às ações de educação permanente, 80% afirmam existir e apontam que essas ações contemplam as necessidades dos profissionais. Os achados evidenciam a necessidade de resgatar a Política da gestão do trabalho da saúde, revelando-se um desafio novo e antigo que precisa unir esforços para fortalecer e garantir a sustentabilidade da ABS no estado e entre as macrorregiões de saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-HELEN INGRID BARRETO AMORIM-2021.pdf928,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons