Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ceanny Cristina Pinho-
dc.date.accessioned2023-10-21T17:29:42Z-
dc.date.available2023-10-21T17:29:42Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38155-
dc.description.abstractThe Community Health Agent (CHA) has a high importance for public health in Brazil, and training is essential to enable excellence in their performance, playing a key role in the implementation of policies aimed at adjusting the medical model since the creation of the SUS. From this perspective, this study aimed to analyze the use of the problematization methodology in the training process of the CHAs at ESP/MA and how the CHAs perceive the use of the problematization methodology during their training process. A descriptive-exploratory study was carried out, with a descriptive analytical method and a qualitative approach. The sample consisted of students and the facilitator from the municipality of São Benedito do Rio Preto-MA. Data collection took place from August to September 2020. The analyzed instruments consisted of a semi-structured questionnaire with open and closed questions and pedagogical instruments related to this class. The Content Analysis technique was used for data analysis with the aid of the EpiInfo ® software version 3.5.4. The results allowed us to conclude that the Problematization Methodology is used as a pedagogical strategy, which can promote new knowledge based on previous knowledge, stimulates curiosity and skills, making this professional have new, dynamic and complex, individual and collective decision-making, exercising praxis to form awareness of praxis. Therefore, this professional has become an important element in promoting changes in the care model and strengthening primary care. The results indicate that, from this agent's approach to the methodology, they manage to become more critical and reflective subjects in the context of action and protagonists of their teaching-learning process, always seeking to put into practice what they learned in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducação profissional em saúde públicapt_BR
dc.subjectAgente Comunitário de Saúdept_BR
dc.subject.otherProblem-based learningpt_BR
dc.subject.otherProfessional education in public healthpt_BR
dc.subject.otherCommunity Health Agentpt_BR
dc.titleO uso de metodologia da problematização: experiência da formação técnica dos agentes comunitários de saúde realizada pela escola de saúde pública do maranhão no município de São Benedito do Rio Preto-MA.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of problematization methodology: experience of the technical training of Community Health Agents carried out by the School of Public Health of Maranhão in the municipality of São Benedito do Rio Preto-MA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Yara Oyram Ramos-
dc.contributor.referee1Lima, Yara Oyram Ramos-
dc.contributor.referee2Costa, Dayana Dourado de Oliveira-
dc.contributor.referee3Andrade, Laíse Rezendde de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516537339926786pt_BR
dc.description.resumoO Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem elevada importância para a saúde pública no Brasil, sendo a formação essencial para viabilizar a excelência da sua atuação, representando um papel fundamental na implementação de políticas voltadas para o ajuste do modelo médico desde a criação do SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve a finalidade de analisar o uso da metodologia da problematização no processo formativo dos ACS da ESP/MA e como os ACS percebem o uso da metodologia da problematização durante o seu processo formativo. Foi realizado um estudo descritivo-exploratório, com método analítico descritivo e abordagem qualitativa. A amostra foi constituída pelos discentes e pela facilitadora do município de São Benedito do Rio Preto-MA. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto a setembro de 2020. Os instrumentos analisados foram constituídos por um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e instrumentos pedagógicos referentes a essa turma. Utilizou-se para análise dos dados a técnica Análise de Conteúdo com o auxílio do software EpiInfo® versão 3.5.4. Os resultados permitiram concluir que a Metodologia da Problematização é utilizada como estratégia pedagógica, podendo promover novos conhecimentos a partir dos conhecimentos prévios, estimula a curiosidade e as habilidades, fazendo com que esse profissional tenha nova tomada de decisão individual e coletiva, dinâmica e complexa, exercitando a práxis para formar a consciência das práxis. Portanto, esse profissional tornou-se um importante elemento na promoção de mudanças no modelo assistencial e fortalecimento da atenção básica. Os resultados indicam que, a partir da aproximação desse agente com a metodologia, conseguem se tornar sujeitos mais críticos reflexivos no contexto de atuação e protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre colocar em prática o que aprendeu em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-CEANNY CRISTINA PINHO COSTA-2021.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons