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dc.creatorBrito, Abdon de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-18T14:44:33Z-
dc.date.available2023-10-18T14:44:33Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38087-
dc.description.abstractThe Brazilian administrative restructuring throughout the Reform of the Brazilian State apparatus resulted in new ways of management, mainly in the health field. It contributed and legitimized the Social Organizations to manage basic services, previously executed by State. The management of the health services by Third Sector is justified by important elements such as efficiency, efficacy, low cost and a better administrative and financial dynamic of the resources for the public managers. As a result, the role of the State would be regulator and supervisory of the health services provided. It is necessary to establish a management contract that is a public administrative commitment instrument between the State and the social organization. This paper aimed to analyze sevenmanagement contracts of hospitals managed by social organizations in Bahia in order to contribute with news health indicators by management work perspective. The results revealed that , in the contract, most of the health indicators were quantitative, clinical procedures, numbers of clinical appointments. The health management and health workers were not approached. It is important to strengthen the monitoring and evaluation as management tools, because social organizations have been an international and national trend.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectOrganizações Sociais em Saúdept_BR
dc.subjectContrato de Gestãopt_BR
dc.subjectReforma Administrativapt_BR
dc.subjectGestão do Trabalhopt_BR
dc.subject.otherHealth Social Organizationpt_BR
dc.subject.otherManagement Contractpt_BR
dc.subject.otherAdministrative Reformpt_BR
dc.subject.otherWork Managementpt_BR
dc.titleContratos de gestão nos hospitais sob gestão indireta na Bahia: uma proposta de indicadores de saúde sob a perspectiva da gestão do trabalho.pt_BR
dc.title.alternativeManagement contracts in hospitals under indirect management in Bahia: a proposal for health indicators from the perspective of work management.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.referee1Pinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.referee2Medeiros, Katia Rejane de-
dc.contributor.referee3Santos, Thadeu Borges Souza-
dc.contributor.referee4Soares, Catharina Leite Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2394851526376120pt_BR
dc.description.resumoA reestruturação administrativa do Brasil, através da Reforma do Aparelho do Estado possibilitou a abertura de novas formas de gestão, sobretudo no campo da saúde, corroborando e legitimando o surgimento de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para gerir serviços básicos, antes de competência estatal. O gerenciamento de serviços de saúde pelo Terceiro Setor tem sido justificada pela necessidade de elementos centrais como a garantia de eficiência, eficácia, menor custo e maior dinâmica administrativa e financeira dos recursos para os gestores públicos, tornando o estado como papel regulador e fiscalizador da prestação de serviços. Para garantir a oferta dos serviços de saúde através de uma OSS, é necessário estabelecer um Contrato de Gestão, entendido como um instrumento de compromisso administrativo entre o poder público e a entidade qualificada como organização social.O objetivo deste estudo foi analisar sete contratos de gestão de Hospitais públicos do estado da Bahia, geridos por OSS, a fim de propor indicadores de avaliação , sob a perspectiva da gestão do trabalho. Os resultados deste trabalho revelaram que a maioria dos indicadores eram voltados para produção e quantidade de procedimentos clínicos e metas de qualidade na qual não contemplava o trabalhador. Apesar dos contratos avaliados apresentarem em seu conteúdo aspectos voltados à gestão do trabalho, raramente as metas contratuais contemplavam esse aspecto. Desse modo, é imprescindível fortalecer o monitoramento e avaliação como uma ferramenta de gestão, que tem demonstrado importância no processo de qualificação na fiscalização desses contratos, tendo em vista que a modalidade por OSS tem sido uma tendência mundial, nacional e estadual na gestão de serviços de saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

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