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Campo DCValorIdioma
dc.creatorIssa, Erick Patrik Aragão-
dc.date.accessioned2023-10-17T14:35:09Z-
dc.date.available2023-10-17T14:35:09Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the perception that journalists from Correio 24 Horas (Bahia) and JC Online (Pernambuco), two media organizations focused on digital and local journalism, have of journalistic innovation. How do these professionals understand and embrace innovation? Our research problem arises from the fact that Correio and JC claim that innovation is a competitive advantage for organizations. The qualitative methodology combines case study techniques and closed-structured interviews with journalists, as well as semi-structured and in-depth interviews with directors and editors. A total of 23 professionals in various roles within the organizations were interviewed, divided into two groups: executives (directors and editors) and journalists (reporters, sub-editors, and columnists). The theoretical-conceptual framework takes into account the challenges faced by media organizations, exacerbated by the Covid-19 pandemic and the platformization of journalism, focusing on innovation and digital and local journalism. The investigation's results suggest that the culture of innovation within these organizations is fragile, with significant differences between the formulated concepts and the perceptions offered by the two groups. While the executives present a better-formulated concept of journalistic innovation, the second group defines the phenomenon in a generic and simplistic manner, often with a technological focus and centered on new products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo - Inovação tecnológicapt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectJornalistas - Percepçãopt_BR
dc.subjectCorreio 24 horaspt_BR
dc.subjectJC onlinept_BR
dc.subject.otherdigital journalismpt_BR
dc.subject.otherlocal journalismpt_BR
dc.subject.otherjournalistic innovationpt_BR
dc.subject.othercorreio 24 horaspt_BR
dc.subject.otherjc onlinept_BR
dc.titleA inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Onlinept_BR
dc.title.alternativeJournalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC Onlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Suzana Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9996611434714336pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Suzana Oliveira-
dc.contributor.referee2Vieira, Lívia-
dc.contributor.referee3Firmino, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245522088007348pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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Erick Issa - Dissertação.pdfDissertação de Mestrado de Erick Issa - A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online.4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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