Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Olivera, Sirleide Aparecida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T11:50:29Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T11:50:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38057 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to contribute to the study of the samba dance style and music genre
in the Greater Salvador area. It starts from the perception that, after a certain "invisibility"
experienced with the rise of axé music in the 1980s, urban samba with an Afro-Bahian tradition
has reappeared in Salvador in the last two decades in various events, which constitute in new
spaces of socialization and leisure that recreate and maintain the traditional ways of making
samba in the city. These ways of making samba are inserted in the current scenario of market
production and media dissemination of the music produced in Bahia, as well as in the context
of spectacularization that marks the culture in contemporary societies. In an attempt to map its
extent and to build a panoramic view of these practices, this research was developed as an
ethnography of the samba in the Greater Salvador area, including some events of different types
and dimensions, highlighting especially a few major events like the Caminhada do Samba
parade, held every year since 2005 during the carnival festivity, the celebrations of the Black
Awareness month (in November) and the Samba Day in early December. The study concludes
that the resumption of samba in Salvador demonstrates that samba integrates the way of life of
the black and mestizo population of the city, as a musical and symbolic basis of their cultural
practices, especially to face the segregationist clashes that, historically, marked these practices
and guarantee the preservation of samba through constant renewal, influenced by the city’s
cultural context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fapesb | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Samba da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Mercado musical | pt_BR |
dc.subject | Espetacularização | pt_BR |
dc.subject.other | Samba from Bahia | pt_BR |
dc.subject.other | Music market | pt_BR |
dc.subject.other | Spectacularization | pt_BR |
dc.title | Etnografia do samba em Salvador: tradição, mercado e espetacularização | pt_BR |
dc.title.alternative | Samba ethnography in Salvador: tradition, market and spectacularization | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Etnicidade, Raça e Diáspora Africana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza Júnior, Vilson Caetano de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza Júnior, Vilson Caetano de | - |
dc.contributor.referee2 | Penteado Júnior, Wilson Rogério | - |
dc.contributor.referee3 | Alves, Arivaldo de Lima | - |
dc.contributor.referee4 | Mercês, Geander Barbosa das | - |
dc.contributor.referee5 | Tavares, Fátima Regina Gomes | - |
dc.creator.Lattes | UYL939 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese pretende contribuir para o estudo do samba em Salvador-Ba. Parte da percepção de
que, após um o anonimato vivido com a ascensão da axé music na década de 1980, nos últimos
quinze anos, o samba urbano de tradição afro-baiana ressurgiu em Salvador em eventos diversos,
os quais têm se constituídos em novos espaços de socialização e lazer que recriam e mantêm as
formas tradicionais do fazer samba na cidade. Essas formas de fazer samba estão inseridas no
cenário atual baiano da produção mercadológica e divulgação mediática da música produzida
na Bahia, bem como no contexto de espetacularização que marca a cultura das sociedades
contemporâneas. Tendo em vista a extensão e a tentativa de construir uma visão panorâmica
dessas práticas, a pesquisa se desenvolveu a partir da realização de uma etnografia do samba na
cidade de Salvador, incluindo alguns eventos de diferentes tipos e dimensões, destacando a
Caminhada do Samba, realizada anualmente na cidade, desde 2005, no percurso carnavalesco
do centro da cidade, dentro das comemorações do mês da consciência negra (novembro) e do
Dia do Samba (2 de dezembro). A conclusão nos revelou que a retomada do samba em Salvador
demonstra que o samba integra o modo de viver da população negro e mestiça da cidade, como
base musical e simbólica das suas práticas culturais, sobretudo para enfrentar os embates
segregacionistas que, historicamente, marcaram essas práticas e garantir a preservação do
samba mediante constante renovação, conforme o contexto sociocultural da cidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGA)
|