Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Lucas Maroto-
dc.date.accessioned2023-10-09T19:06:25Z-
dc.date.available2023-10-09T19:06:25Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.citationMOREIRA, Lucas Maroto. Nomadismos urbanos: caminhadas, imagens e montagens. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38029-
dc.description.abstractThis dissertation is a synthesis of theoretical studies, practical experiences of research, cataloging and production of photographic images and composition of “montages”. The “montage” of images is understood as a methodology, way of thinking or way of knowing, which goes back to the historical, philosophical and urban work of Walter Benjamin, especially the book Passages, in which the fragment and composition of textual montages are affirmed to the detriment of notions such as “understanding” or “interpretation”. Based on the creation of experimental modes of research in the city, this dissertation discusses methodological and epistemological aspects of working with images, emphasizing the need to review the form of the “scientific text”. Returning to a set of visual narratives and textual fragments, the author focuses on urban experiences in which walks, routes, parties or detours by artists or ordinary citizens, produced in different historical times, are associated with subjective states of numbness or drunkenness. . The images and narrators presented experience their bodies and the city in different ways through the ingestion of psychoactive substances such as alcohol, hashish, amphetamines or crack. It seeks to establish an interdisciplinary dialogue between the fields of Visual Anthropology, Urbanism and Art, affirming critical thinking and practice in relation to the control regimes of urban space, cities and the forms of subjection of their inhabitants.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectComposição (Fotografia)pt_BR
dc.subjectPsicotrópicospt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subject.otherComposition (Photography)pt_BR
dc.subject.otherPsychotropic drugspt_BR
dc.subject.otherSociology, Urbanpt_BR
dc.subject.otherVisual anthropologypt_BR
dc.titleNomadismos urbanos: caminhadas, imagens e montagenspt_BR
dc.title.alternativeUrban nomadisms: walks, images and montagespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Magnavita, Pasqualino Romano-
dc.contributor.advisor1ID0000-0002-9571-5775pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2141124649915751pt_BR
dc.contributor.referee1Magnavita, Pasqualino Romano-
dc.contributor.referee1ID0000-0002-9571-5775pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2141124649915751pt_BR
dc.contributor.referee2Luciano, Fernando Firmo-
dc.contributor.referee2ID0000-0001-9071-4127pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523556848202583pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Eduardo Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8364590024938492pt_BR
dc.creator.ID0000-0002-8009-6107pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3761360094782769pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é uma síntese de estudos teóricos, experiências práticas de pesquisa, catalogação e produção de imagens fotográficas e de composição de “montagens”. A “montagem” de imagens é compreendida enquanto metodologia, forma de pensar ou modo de conhecimento, que remonta a obra histórico filosófica de Walter Benjamin, sobretudo o livro Passagens no qual o fragmento e a composição de montagens textuais são afirmados em detrimento de noções como “compreensão” ou “interpretação” da realidade social. Baseado na criação de modos experimentais de pesquisa na cidade, esta dissertação discorre sobre aspectos metodológicos e epistemológicos do trabalho com imagens, ressaltando a necessidade de revisão da forma do “texto científico”. Voltando-se a um conjunto de narrativas visuais e fragmentos textuais, o autor focaliza em experiências urbanas nas quais caminhadas, trajetos, festas ou derivas de artistas ou cidadãos/ãs comuns, produzidos em diferentes tempos históricos, se associam aos estados subjetivos do entorpecimento ou da embriaguez. As imagens e os narradores apresentados experimentam, de diferentes maneiras, seus corpos e a cidade através da ingestão de substâncias psicoativas como o álcool, o haxixe ou as anfetaminas. Busca-se estabelecer um diálogo interdisciplinar entre os campos da Antropologia Visual, Urbanismo e Arte afirmando um pensamento e prática crítica em relação aos regimes de controle do espaço urbano, das cidades e às formas de sujeição dos seus habitantes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Maroto Moreira_Dissertação_Nomadismos Urbanos (2016).pdfVolume único1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Lucas Moreira.pdf
  Restricted Access
Ata de defesa66,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons