Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMewrcês, Nayana Borges das,-
dc.date.accessioned2023-10-05T16:42:13Z-
dc.date.available2023-10-05T16:42:13Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37971-
dc.description.abstractEgg is considered one of the most popular foods in the world, being an excellent source of various nutrients. However, for some, it is titled as a health villain, being the target of many unscientific information, besides being characterized and manipulated in erroneous ways. To further expand egg consumption, the objetctive of this study was determine the profile, preferences and perceptions of Brazilian egg consumer in order to define which myths still involve this product and deconstruct them through a future disclosure of truthful information through an information booklet. A research questionnaire containing 26 questions about sociodemographic characteristics, preferences and general knowledge about the egg was disclosed online to people from all regions of Brazil. A total of 3094 questionnaires were collected. Among sampled population, most were from Northeast region, female, aged 21 to 30 years, postgraduates and with monthly income below 4 minimum wages. Most of those who have an undergraduate degree are from Agrarian course, and those who already have a profession are from Humanities area. It can be observed that many myths are being deconstructed in the sampled groups, however, some are still present, such as the belief that eggs have hormones, that eggs with internal stains need to be discarded, and that this food does not need to be stored in refrigeration. Other questions continue to be a cause of doubt for a large part of population, such as the question of the more yellow the yolk, the more nutritious the egg; and if red stain on the egg means the egg is fertile. This information needs to be better clarified for society. Thus, the disclosure of an informative booklet may collaborate with the demystification of beliefs about the egg. Consequently, the increase consumption of this food can be expected, as well as the improvement in the conditions of its handling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOvospt_BR
dc.subjectGalinhaspt_BR
dc.subjectPerfil de consumopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherPoultry productpt_BR
dc.subject.otherBeliefpt_BR
dc.subject.otherConsumption profilept_BR
dc.titleMitos sobre o ovo de galinha e a percepção do consumidor brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIApt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanessa Michalsky-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanessa Michalsky-
dc.contributor.referee2Machado, Gustavo Bitterncourt-
dc.contributor.referee3Melo, Fúlvio Viegas Santos Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388716964420421pt_BR
dc.description.resumoO ovo é considerado um dos alimentos mais populares do mundo, sendo excelente fonte de diversos nutrientes. No entanto, para alguns, é intitulado como vilão para a saúde, sendo alvo de muitas informações não embasadas cientificamente, além de ser caracterizado e manipulado de maneiras errôneas. Para expandir ainda mais o consumo de ovos, o objetivo desse estudo foi determinar o perfil, preferências e percepções do consumidor de ovos brasileiro, a fim de definir quais são os mitos que ainda envolvem este produto e desconstruí-los através de uma futura divulgação das informações verdadeiras por meio de uma cartilha informativa. Um questionário de pesquisa contendo 26 perguntas sobre as características sociodemográficas, preferências e conhecimentos gerais sobre o ovo foi divulgado on-line para pessoas de todas as regiões do Brasil. Um total de 3094 questionários foi coletado. Dentre a população amostrada, a maioria era da região Nordeste, do sexo feminino, com idade entre 21 a 30 anos, pós-graduados e com renda mensal abaixo de 4 salários mínimos. Aqueles que cursam uma graduação, em maioria, são do curso de Agrárias, e aqueles que já detêm uma profissão são da Área de Humanas. Pôde-se observar que muitos mitos estão sendo desconstruídos nos grupos amostrados, no entanto, alguns ainda estão presentes, como a crença de que ovos possuem hormônios, de que ovos com manchas internas precisam ser descartados, e que esse alimento não precisa ser armazenado em refrigeração. Outros questionamentos seguem sendo motivo de dúvida para grande parte da população, como a questão de que quanto mais amarela a gema, mais nutritivo é o ovo; e se mancha vermelha no ovo significa que o ovo é fértil. Essas informações precisam ser melhores esclarecidas para a sociedade. Desta forma, a divulgação de uma cartilha informativa poderá colaborar com a desmistificação de crenças sobre o ovo. Consequentemente pode-se esperar o aumento do consumo deste alimento, assim como a melhoria nas condições de seu manuseio.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Medicina Veterinária e Zootecniapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayara Borges das Mercês - 28-06-2019.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons