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dc.creatorAlexandre, Andrade Matos-
dc.date.accessioned2023-08-31T10:55:50Z-
dc.date.available2023-08-31T10:55:50Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37753-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to compare the perspective of intercurrences in the commuting flow of pedestrians between the urban regions of Ilha de Itaparica and Salvador, considering the transport modes of maritime crossing Lanchinhas and Ferryboat. The occurrence of outliers in the passenger flows of these modes will be carried out through the Intervention Analysis methodology of univariate time series. The research shows that the pendular flow of sea crossings between the two regions is linked to the historical links of the choices of these urban sites in the colonial maritime economy of Salvador and with the recent survival strategies of the families of Itaparica. The results show that the SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 model describes the two passenger flows in active commuting. The Ferryboat modal is more sensitive to externalities, with incidents observed in advance and lasting longer due to its integration with the road system through a bus terminal, providing greater interaction with the other urban regions of the Island of Itaparica. The Lanchinhas modal is more stable to changes by outliers, since it meets only the most local demands. Finally, the results also show that a failure to observe the effects associated with the sinking of a vessel in Lanchinhas modal on 08/24/2017, still revealing a strong social dependence of this modal that presents monopoly characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de Intervençãopt_BR
dc.subjectTransporte Aquaviário de Passageirospt_BR
dc.subjectNova Geografia Econômica.pt_BR
dc.subject.otherIntervention Analysispt_BR
dc.subject.otherPassenger Waterway Transportpt_BR
dc.subject.otherNew Economic Geographypt_BR
dc.titleAnálise de Intervenção aplicada nos sistemas de transporte aquaviários da Bahia de Todos os Santospt_BR
dc.title.alternativeIntervention Analysis Applied to Water Transport Systems of Baía de Todos os Santos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Gervásio, Ferreira dos Santos-
dc.contributor.advisor1Lattes6090603493401276pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gervásio Ferreira dos Santos-
dc.contributor.referee1Lattes6090603493401276pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, André Luís Mota dos Santos-
dc.contributor.referee2Lattes4075450940770280pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Miguel Angel Rivera Castro-
dc.contributor.referee3Lattes6058810463571073pt_BR
dc.creator.Lattes8704612557953316pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação é comparar a perspectiva de intercorrências no fluxo pendular de pedestres entre as regiões urbanas da Ilha de Itaparica e Salvador, considerando os modais de transportes de travessia marítima Lanchinhas e Ferryboat. A ocorrência de outliers nos fluxos de passageiros destes modais será realizada através da metodologia de Análise de Intervenção de séries temporais univariadas. A pesquisa mostra que o fluxo pendular de travessia marítima entre as duas regiões possui vínculo com os elos históricos das escolhas destes sítios urbanos na economia marítima colonial de Salvador e com as estratégias recentes de sobrevivência das famílias de Itaparica. Os resultados mostram que o modelo SARIMA (0,1,0)(0,1,1)12 descreve os dois fluxos de passageiros em transporte ativo pendular. O Modal Ferryboat é mais sensível às externalidades, com impactos observados de forma antecipada e mais duradoura devido à integração deste com o sistema rodoviário por meio de terminal de ônibus, conferindo maior interação com as demais regiões urbanas da ilha de Itaparica. O Modal Lanchinhas é mais estável a mudanças por outliers, uma vez que este atende somente as demandas mais locais. Finalmente os resultados também mostram que uma inobservância de impactos associados ao naufrágio de embarcação no Modal Lanchinhas em 24/08/2017, revelando ainda forte dependência social deste modal que apresenta característica de monopólio.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
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dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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