Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Laysse Leda Dantas-
dc.date.accessioned2023-08-30T14:20:11Z-
dc.date.available2023-08-30T14:20:11Z-
dc.date.issued2023-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37751-
dc.description.abstractThe goddess Aphrodite since the seventies has been gaining prominence among studies focused on Greek gods. The goddess is plural, with discrete and overlapping spheres of action, her powers influence from the gods on Olympus to humans, animals and nature, she is present at decisive moments in the Greek mythological universe and is invoked in different contexts. Despite this, there are many scientific articles and mythological dictionaries that, based on existing information about the goddess, information of a literary nature, define her exclusively as a “goddess of love”, reducing the dimension of her power. However, when the epic poems of the archaic period are carefully analyzed, we observe the various facets of Aphrodite and how her powers directly influence the course of events. Therefore, this dissertation intends to analyze the goddess Aphrodite, according to her gifts, spheres of action and personality from the crossing between the literary sources of the archaic period of ancient Greece, that is, the Iliad, Odyssey, Theogony, Homeric Hymns and Cyprian Songs.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrécia antigapt_BR
dc.subjectPoemas épicospt_BR
dc.subjectAfroditept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherAncient Greecept_BR
dc.subject.otherEpic poemspt_BR
dc.subject.otherAphroditept_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.titleA pluralidade da deusa Afrodite nas fontes literárias gregas do período arcaicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavicchioli, Marina Regis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092724935050692pt_BR
dc.contributor.referee1Cavicchioli, Marina Regis-
dc.contributor.referee2Andrade, Tadeu Bruno da Costa-
dc.contributor.referee3Kibuuka, Brian Gordon Lutalo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6977803597565328pt_BR
dc.description.resumoA deusa Afrodite desde a década de setenta vem ganhando destaque dentre os estudos voltados para as divindades gregas. A deusa é plural, com esferas de atuação discretas e sobrepostas, seus poderes influenciam desde os deuses no Olimpo até os humanos, os animais e a natureza, ela se faz presente em momentos determinantes no universo mitológico grego e é invocada em diferentes contextos. Apesar disso, há muitos artigos científicos e dicionários mitológicos que partindo das informações existentes acerca da deusa, informações estas de natureza literária, definem-na exclusivamente como “deusa do amor”, reduzindo a dimensão do seu poder. Porém, quando os poemas épicos do período arcaico são analisados cuidadosamente observamos as várias facetas de Afrodite e como seus poderes influenciam diretamente no curso dos eventos. Portanto, essa dissertação pretende analisar a deusa Afrodite, segundo seus dons, esferas de atuação e personalidade a partir do cruzamento das fontes literárias do período arcaico da Grécia antiga, isto é, a Ilíada, Odisseia, Teogonia, Hinos Homéricos e os Cantos Cíprios.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Laysse Cavalcanti.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons