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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roberval de Jesus Leone dos-
dc.date.accessioned2023-08-07T15:06:34Z-
dc.date.available2023-08-07T15:06:34Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37587-
dc.description.abstractThis dissertation has as its object of study the sound of contemporary Brazilian film, taking as its corpus of analysis eight works of fiction successively winners of the best sound award at the Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), namely: Boa sorte, meu amor (Daniel Aragão, 2012), Exilados do vulcão (Paula Gaitán, 2013), Brasil S/A (Marcelo Pedroso, 2014), Fome (Cristiano Burlan, 2015), Rifle (Davi Pretto, 2016), Era uma vez Brasília (Adirley Queirós, 2017), A sombra do pai (Gabriela Amaral Almeida, 2018) e A febre (Maya Da-Rin, 2019). The research's theoretical and methodological framework is based on authors such as Aumont and Marie, Bordwell and Thompson, Carreiro and Alvim, Casetti and Di Chio, Chion, Costa, Opolski and Zavala Alvarado. The objective of this work is to analyze the sound of each of these eight films to answer two questions: what are the sound strategies employed in these works awarded by one of the most important instances of consecration of Brazilian cinema? And is it possible, based on the immanent analysis of this corpus, to detect recurrences that point to aesthetic and/or narrative trends with regard to the sound of recent Brazilian cinema?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectAnálise sonora do filmept_BR
dc.subjectCinema contemporâneopt_BR
dc.subjectFestival de Brasíliapt_BR
dc.subject.otherSoundpt_BR
dc.subject.otherFilm sound analysispt_BR
dc.subject.otherContemporary cinemapt_BR
dc.subject.otherFestival de Brasíliapt_BR
dc.titleSonoridades do cinema brasileiro contemporâneo: um estudo sobre as bandas sonoras de filmes que receberam prêmios de melhor som no Festival de Brasília (2012-2019)pt_BR
dc.title.alternativeSounds of contemporary Brazilian cinema: a study on the soundtracks of films that received best sound awards at the Festival de Brasília (2012-2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ROTEIRO E DIRECAO CINEMATOGRAFICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Guilherme-
dc.contributor.referee1Maia, Guilherme-
dc.contributor.referee2Mendes, Eduardo Simões dos Santos-
dc.contributor.referee3Batista, Lucas Ravazzano de Mattos-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7011-7325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772013519100972pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o som do filme brasileiro contemporâneo, tomando como corpus de análise oito obras de ficção sucessivamente vencedoras do prêmio de melhor som do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), a saber: Boa sorte, meu amor (Daniel Aragão, 2012), Exilados do vulcão (Paula Gaitán, 2013), Brasil S/A (Marcelo Pedroso, 2014), Fome (Cristiano Burlan, 2015), Rifle (Davi Pretto, 2016), Era uma vez Brasília (Adirley Queirós, 2017), A sombra do pai (Gabriela Amaral Almeida, 2018) e A febre (Maya Da-Rin, 2019). O referencial teórico e metodológico da pesquisa baseia-se em autores como Aumont e Marie, Bordwell e Thompson, Carreiro e Alvim, Casetti e Di Chio, Chion, Costa, Opolski e Zavala Alvarado. O trabalho tem por objetivo analisar o som de cada um desses oito filmes para responder a duas questões: quais são as estratégias sonoras empregadas nestas obras premiadas por uma das mais importantes instâncias de consagração do cinema brasileiro? E é possível, a partir da análise imanente desse corpus, detectar recorrências que apontem para tendências estéticas e/ou narrativas no que diz respeito ao som do cinema brasileiro recente?pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
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