Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Rusmando, Luis Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T14:18:45Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T14:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37576 | - |
dc.description.abstract | This dissertation will analyze the relationship between God and his attributes by
investigating Baruch de Espinosa’s texts: A Short Treatise and Ethics.
Espinozism defines God as a substance that consists of infinite attributes, and
defines attribute as what constitutes the essence of substance. It is possible to say then,
that the essence of the divine substance itself constitutes an infinity of attributes. These
attributes, therefore, are infinite and infinitely perfect in kind, that is to say, they are
unlimited: they are not included in other things that exist or are conceived. It is worth
asking, then, how God relates to His attributes, which exist and are conceived without
mutual contributions to each other’s essences, given their respective infinities and
autonomy from each other, since they cannot exist in God as effects. We must explain
the extent to which said attributes can be attributed to a single being or whether they are
merely constituents of its essence; given the fact that each attribute is infinite and
supremely perfect in kind, it should exist independently of all other attributes.
Investigating the text Short Treatise, one’s objective is to explain that the
difficulty in understanding the relation between God and his attributes results from the
consideration of these attributes as things which are numerically distinct, while God
exists as a conglomeration of all of them existing simultaneously. In turn, in an
examination of Ethics, one’s objective is to explain this relationship through
considering the ontological equality of each of God’s attributes, verifying that the real
distinction of attributes doesn’t imply a numeric distinction between them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Deus | pt_BR |
dc.subject | Atributos | pt_BR |
dc.subject | Breve tratado | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject.other | God | pt_BR |
dc.subject.other | Attributes | pt_BR |
dc.subject.other | Short Treatise | pt_BR |
dc.subject.other | Ethics | pt_BR |
dc.title | Multiplicidade de atributos e monismo em Espinosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Verza, Tadeu Mazzola | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9233937870036473 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Verza, Tadeu Mazzola | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9233937870036473 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custódio, Márcio Augusto Damin | - |
dc.contributor.referee3 | Resende, Cristiano Novaes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5931528563477795 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar a relação entre Deus e seus
atributos, a partir da investigação do Breve tratado e da Ética, de Baruch de Espinosa.
O espinosismo define Deus como uma substância que consiste de infinitos
atributos, e atributo como aquilo que constitui a essência da substância. É possível
afirmar, portanto, que a essência da substância divina se constitui de uma infinidade de
atributos. Os atributos, desta maneira, são infinitos e sumamente perfeitos em gênero, o
que significa que eles são ilimitados, ou seja, que não estão compreendidos em outra
coisa pela qual existem e são concebidos. Cabe indagar, então, de que maneira Deus se
relaciona com seus atributos, uma vez que estes, dada sua infinitude, ao tempo em que
mantêm autonomia entre si (existindo e sendo concebidos um sem a contribuição do
outro), não podem existir em Deus como seus efeitos. É preciso explicar em que medida
os atributos podem ser ditos atribuições de um único ser ou constituintes de sua
essência, quando, sendo infinitos e sumamente perfeitos em gênero, deveriam
compreender seres particulares.
A partir da investigação do Breve tratado, objetiva-se explicar que a dificuldade
de se compreender a relação entre Deus e seus atributos decorre de considerar estes
como coisas numericamente distintas, e aquele, como o conjunto de todas elas existindo
simultaneamente. A partir da investigação da Ética, por sua vez, objetiva-se explicar
essa relação, na medida em que se considera a igualdade ontológica de cada um dos
atributos e Deus, verificando que a distinção real dos atributos não implica numa
distinção numérica entre eles. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF)
|