Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRusmando, Luis Marcelo-
dc.date.accessioned2023-08-07T14:18:45Z-
dc.date.available2023-08-07T14:18:45Z-
dc.date.issued2010-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37576-
dc.description.abstractThis dissertation will analyze the relationship between God and his attributes by investigating Baruch de Espinosa’s texts: A Short Treatise and Ethics. Espinozism defines God as a substance that consists of infinite attributes, and defines attribute as what constitutes the essence of substance. It is possible to say then, that the essence of the divine substance itself constitutes an infinity of attributes. These attributes, therefore, are infinite and infinitely perfect in kind, that is to say, they are unlimited: they are not included in other things that exist or are conceived. It is worth asking, then, how God relates to His attributes, which exist and are conceived without mutual contributions to each other’s essences, given their respective infinities and autonomy from each other, since they cannot exist in God as effects. We must explain the extent to which said attributes can be attributed to a single being or whether they are merely constituents of its essence; given the fact that each attribute is infinite and supremely perfect in kind, it should exist independently of all other attributes. Investigating the text Short Treatise, one’s objective is to explain that the difficulty in understanding the relation between God and his attributes results from the consideration of these attributes as things which are numerically distinct, while God exists as a conglomeration of all of them existing simultaneously. In turn, in an examination of Ethics, one’s objective is to explain this relationship through considering the ontological equality of each of God’s attributes, verifying that the real distinction of attributes doesn’t imply a numeric distinction between them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectAtributospt_BR
dc.subjectBreve tratadopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subject.otherGodpt_BR
dc.subject.otherAttributespt_BR
dc.subject.otherShort Treatisept_BR
dc.subject.otherEthicspt_BR
dc.titleMultiplicidade de atributos e monismo em Espinosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Verza, Tadeu Mazzola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9233937870036473pt_BR
dc.contributor.referee1Verza, Tadeu Mazzola-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9233937870036473pt_BR
dc.contributor.referee2Custódio, Márcio Augusto Damin-
dc.contributor.referee3Resende, Cristiano Novaes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5931528563477795pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar a relação entre Deus e seus atributos, a partir da investigação do Breve tratado e da Ética, de Baruch de Espinosa. O espinosismo define Deus como uma substância que consiste de infinitos atributos, e atributo como aquilo que constitui a essência da substância. É possível afirmar, portanto, que a essência da substância divina se constitui de uma infinidade de atributos. Os atributos, desta maneira, são infinitos e sumamente perfeitos em gênero, o que significa que eles são ilimitados, ou seja, que não estão compreendidos em outra coisa pela qual existem e são concebidos. Cabe indagar, então, de que maneira Deus se relaciona com seus atributos, uma vez que estes, dada sua infinitude, ao tempo em que mantêm autonomia entre si (existindo e sendo concebidos um sem a contribuição do outro), não podem existir em Deus como seus efeitos. É preciso explicar em que medida os atributos podem ser ditos atribuições de um único ser ou constituintes de sua essência, quando, sendo infinitos e sumamente perfeitos em gênero, deveriam compreender seres particulares. A partir da investigação do Breve tratado, objetiva-se explicar que a dificuldade de se compreender a relação entre Deus e seus atributos decorre de considerar estes como coisas numericamente distintas, e aquele, como o conjunto de todas elas existindo simultaneamente. A partir da investigação da Ética, por sua vez, objetiva-se explicar essa relação, na medida em que se considera a igualdade ontológica de cada um dos atributos e Deus, verificando que a distinção real dos atributos não implica numa distinção numérica entre eles.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado - Luis Marcelo Rusmando.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons