Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Concição, Vércio Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T14:09:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T14:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449 | - |
dc.description.abstract | Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique is a study about the
Mozambican music, produced in the countryside, the newly formed outskirts of Lourenço
Marques and by the Mozambican scene present on the South African record label circuit, in
the first half of the 20th century. The research aimed to show the marrabenta as a form of
popular resistance of Lourenço Marques, in the colonial period, considering that it has
modified the Lourenço Marques urban scenario, giving rise to a local aesthetic. This aesthetic
arises from the amalgamation of traditional Mozambican rhythms and the western
technological resources available at the time (basically, bass, guitar, drums, electric keyboards
and wind instruments), and differs from the previous context marked by the predominance of
a western musical aesthetic, including Brazilian rhythms. The study consisted of a recording
stage of 11 testimonies, along with a bibliographic research. The deponents, here named as
Narradores da Marrabenta (title given to the documentary which is one of the thesis
chapters), from the perspective of oral history, reveal themselves as authors and central
thinkers of the theme. Furthermore, based on a bibliography that reflects, predominantly, the
decentered western thought, the research reveals the marrabenta as an aesthetic-musical
elaboration of the outskirts, which, possibly, thinks and forges, a Mozambican identity in the
Lourenço Marques outskirts, contrasting with the colonial features that still exist. Likewise, it
suggests that the movement/rhythm is a proposal of specific nationalism, which is not attuned
to Portuguese colonial nationalism (even adhering to a western musical technology), nor to
FRELIMO's modern nationalism (even breaking with Portuguese colonialism). As a
theoretical foundation, studies are used such as those by António Sopa (2014), Eduardo
Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo
Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui
Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), among others. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Música - Moçambique | pt_BR |
dc.subject | Marrabenta | pt_BR |
dc.subject | Identidade musical na arte | pt_BR |
dc.subject.other | Mozambique | pt_BR |
dc.subject.other | Music | pt_BR |
dc.subject.other | Marrabenta | pt_BR |
dc.subject.other | Outskirts | pt_BR |
dc.subject.other | Nation | pt_BR |
dc.title | Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Meneses, Maria Paula Gutierrez | - |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, José Henrique deFreitas | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Henrique de Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Ayoh'Omidire, Felix | - |
dc.contributor.referee3 | Carrascosa, Denise | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de | - |
dc.contributor.referee5 | Oliveira, Eduardo de | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-2719-9385 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5267428288138112 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique é um estudo sobre a
música moçambicana, produzida entre a zona rural, a recém-formada periferia de Lourenço
Marques e pela cena moçambicana presente no circuito das gravadoras da África do Sul, na
primeira metade do século XX. A pesquisa teve como objetivo mostrar a marrabenta como
forma de resistência popular de Lourenço Marques, no período colonial, já que ela modificou
o cenário urbano laurentino, a partir da amalgamação dos ritmos tradicionais moçambicanos,
numa síntese pelo uso da tecnologia ocidental disponível na época (basicamente, baixo,
guitarra, bateria, teclado e instrumentos de sopro), imprimindo uma estética local, algo
considerado novo, já que o contexto era marcado pelo predomínio de uma estética musical
ocidental, inclusive, pelos ritmos brasileiros. O estudo constou de uma etapa de gravação de
11 depoimentos, a par da realização de pesquisa bibliográfica. Os depoentes, aqui nomeados
como Narradores da Marrabenta (título dado ao documentário, um dos capítulos da tese), na
perspectiva da história oral, revelam-se autores e pensadores centrais para o tratamento do
tema. Ademais, a partir de uma bibliografia que reflete, predominantemente, o pensamento
descentrado do Ocidente, a pesquisa descortina a marrabenta como uma elaboração estéticomusical da periferia, que, possivelmente, pensa e forja, no ritmo da sobrevivência nos
subúrbios da Lourenço Marques, ainda colonial, uma identidade moçambicana. Do mesmo
modo, sugere que o movimento/ritmo seja uma proposta de nacionalismo específico, que não
se afina ao nacionalismo colonial português (mesmo aderindo a uma tecnologia musical
ocidental), nem ao nacionalismo moderno da FRELIMO (mesmo rompendo com o
colonialismo português). Como fundamentação teórica, recorre-se a estudos, tais como os de
António Sopa (2014) Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço
(2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula
Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), dentre outros/as/es. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
|