Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConcição, Vércio Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-07-27T14:09:24Z-
dc.date.available2023-07-27T14:09:24Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449-
dc.description.abstractNarradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique is a study about the Mozambican music, produced in the countryside, the newly formed outskirts of Lourenço Marques and by the Mozambican scene present on the South African record label circuit, in the first half of the 20th century. The research aimed to show the marrabenta as a form of popular resistance of Lourenço Marques, in the colonial period, considering that it has modified the Lourenço Marques urban scenario, giving rise to a local aesthetic. This aesthetic arises from the amalgamation of traditional Mozambican rhythms and the western technological resources available at the time (basically, bass, guitar, drums, electric keyboards and wind instruments), and differs from the previous context marked by the predominance of a western musical aesthetic, including Brazilian rhythms. The study consisted of a recording stage of 11 testimonies, along with a bibliographic research. The deponents, here named as Narradores da Marrabenta (title given to the documentary which is one of the thesis chapters), from the perspective of oral history, reveal themselves as authors and central thinkers of the theme. Furthermore, based on a bibliography that reflects, predominantly, the decentered western thought, the research reveals the marrabenta as an aesthetic-musical elaboration of the outskirts, which, possibly, thinks and forges, a Mozambican identity in the Lourenço Marques outskirts, contrasting with the colonial features that still exist. Likewise, it suggests that the movement/rhythm is a proposal of specific nationalism, which is not attuned to Portuguese colonial nationalism (even adhering to a western musical technology), nor to FRELIMO's modern nationalism (even breaking with Portuguese colonialism). As a theoretical foundation, studies are used such as those by António Sopa (2014), Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMúsica - Moçambiquept_BR
dc.subjectMarrabentapt_BR
dc.subjectIdentidade musical na artept_BR
dc.subject.otherMozambiquept_BR
dc.subject.otherMusicpt_BR
dc.subject.otherMarrabentapt_BR
dc.subject.otherOutskirtspt_BR
dc.subject.otherNationpt_BR
dc.titleNarradores de Marrabenta música e nação em Moçambiquept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMeneses, Maria Paula Gutierrez-
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique deFreitas-
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique de Freitas-
dc.contributor.referee2Ayoh'Omidire, Felix-
dc.contributor.referee3Carrascosa, Denise-
dc.contributor.referee4Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de-
dc.contributor.referee5Oliveira, Eduardo de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2719-9385pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5267428288138112pt_BR
dc.description.resumoA tese Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique é um estudo sobre a música moçambicana, produzida entre a zona rural, a recém-formada periferia de Lourenço Marques e pela cena moçambicana presente no circuito das gravadoras da África do Sul, na primeira metade do século XX. A pesquisa teve como objetivo mostrar a marrabenta como forma de resistência popular de Lourenço Marques, no período colonial, já que ela modificou o cenário urbano laurentino, a partir da amalgamação dos ritmos tradicionais moçambicanos, numa síntese pelo uso da tecnologia ocidental disponível na época (basicamente, baixo, guitarra, bateria, teclado e instrumentos de sopro), imprimindo uma estética local, algo considerado novo, já que o contexto era marcado pelo predomínio de uma estética musical ocidental, inclusive, pelos ritmos brasileiros. O estudo constou de uma etapa de gravação de 11 depoimentos, a par da realização de pesquisa bibliográfica. Os depoentes, aqui nomeados como Narradores da Marrabenta (título dado ao documentário, um dos capítulos da tese), na perspectiva da história oral, revelam-se autores e pensadores centrais para o tratamento do tema. Ademais, a partir de uma bibliografia que reflete, predominantemente, o pensamento descentrado do Ocidente, a pesquisa descortina a marrabenta como uma elaboração estéticomusical da periferia, que, possivelmente, pensa e forja, no ritmo da sobrevivência nos subúrbios da Lourenço Marques, ainda colonial, uma identidade moçambicana. Do mesmo modo, sugere que o movimento/ritmo seja uma proposta de nacionalismo específico, que não se afina ao nacionalismo colonial português (mesmo aderindo a uma tecnologia musical ocidental), nem ao nacionalismo moderno da FRELIMO (mesmo rompendo com o colonialismo português). Como fundamentação teórica, recorre-se a estudos, tais como os de António Sopa (2014) Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), dentre outros/as/es.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.