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dc.creatorCarvalho, Caroline Isabele Casaes de-
dc.date.accessioned2023-07-20T19:33:51Z-
dc.date.available2023-07-20T19:33:51Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37383-
dc.description.abstractThe use of information and communication technologies has been increasingly encompassing academic activities, as advances result in the adoption of computerized systems, which are configured as innovations in management and pedagogical activities. The SIGAA - Integrated System of Management of Academic Activities was developed by the Federal University of Rio Grande do Norte in order to manage processes related to the academic area. In the context of the Federal University of Bahia - UFBA, the academic community is in constant use and dissemination of information through SIGAA which, through a technical cooperation term, started to be implemented at UFBA, from 2019. This study aims to investigate the impacts of SIGAA on the infocommunication skills of technical-administrative staff in the Stricto Sensu Graduate Programs in Health at the Federal University of Bahia. It is methodologically constituted as a study of multiple cases with a qualitative approach, through participant observation, together with document analysis and the application of questionnaires. It selects as research subjects the technical-administrative ones who are linked to the coordination and administrative management of the mentioned Graduate Programs. As a result, it shows that the use of SIGAA in the Stricto Sensu Postgraduate courses in Health/UFBA added new skills to users, improved the workflow, processes, access and use of information in carrying out administrative academic activities, provides mobility, accessibility as it is a remotely accessed system, contributes to the digital preservation of the memory of Graduate Programs and that the changes resulting from the use of the system, implied by innovation, made possible advances in the management of the infocommunication processes linked to it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectSistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA)pt_BR
dc.subject.otherInformation and communication technologypt_BR
dc.subject.otherInformation competencept_BR
dc.subject.otherInformation managementpt_BR
dc.subject.otherIntegrated system of academic activities management (SIGAA)pt_BR
dc.titleInovação na gestão dos processos de comunicação e informação com o Sigaa: um estudo de caso nos Programas de Pós-Graduação da área de saúde da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Toutain, L. M. B. Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594676200025013pt_BR
dc.contributor.referee1Toutain, L. M. B. Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594676200025013pt_BR
dc.contributor.referee2Franklin, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616062383606976pt_BR
dc.contributor.referee3Müller, Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045852349057252pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3016038212481678pt_BR
dc.description.resumoO uso das tecnologias da informação e da comunicação vêm abarcando, cada vez mais, as atividades acadêmicas, pois os avanços trazem como consequência a adoção de sistemas informatizados, que se configuram como inovações das atividades de gestão e pedagógicas. O SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de gerir processos relativos à área acadêmica. No contexto da Universidade Federal da Bahia - UFBA, a comunidade acadêmica está em constante uso e divulgação de informação através do SIGAA que, por meio de termo de cooperação técnica passou a ser implementado na UFBA, a partir de 2019. Esse estudo objetiva investigar os impactos do SIGAA nas competências infocomunicacionais dos técnico administrativos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Constitui-se metodologicamente enquanto um estudo de casos múltiplos de abordagem qualitativa, por meio de observação participante, conjuntamente com a análise documental e a aplicação de questionários. Seleciona como sujeitos da pesquisa os técnicos administrativos que estão vinculados à coordenação e à gestão administrativa dos referidos Programas de Pós-Graduação. Apresenta como resultado, que o uso do SIGAA nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde/UFBA agregou novas competências aos usuários, melhorou o fluxo de trabalho, dos processos, o acesso e uso da informação na realização das atividades acadêmicas administrativas, propicia mobilidade, acessibilidade por ser um sistema acessado remotamente, contribui com a preservação digital da memória dos Programas de Pós-Graduação e que as mudanças advindas do uso do sistema, implicados pela inovação, possibilitaram avanços na gestão dos processos infocomunicacionais a ele vinculados.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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