Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Ana Luiza de Paula Marques-
dc.date.accessioned2023-06-28T17:33:51Z-
dc.date.available2023-06-28T17:33:51Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationDINIZ, Ana Luiza de Paula Marques. Proposta de intervenção para o Conjunto Ferroviário de Ribeirão Vermelho e Oficinas. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37275-
dc.description.abstractThe railway complex of Ribeirão Vermelho, is an example of Brazilian railway architecture, formed by 10 edifications, built between the end of the XIX century and beginning of the XX century. It’s safeguarded on municipal instance, since 1990, and on state instance, by the State Institute of Artistic and Historical Heritage of Minas Gerais (IEPHA-MG) since 2014. Most of its edifications are abandoned since the 80’s decade and its lack of use added to the local ambient aspects, that includes occurrence of floods, led some of the buildings to ruin. The safeguard, even though recognizing the importance of the complex, haven’t been able to stop its degradation or guarantee its preservation. This paper presents the development of an intervention proposal for this cultural heritage, grounded on consolidated methodologies of the restauration studies field and substantiated on a large collect of data about the complex, its region and its railroad. It’s a proposal that recognizes the particularities of the complex and encourages a new use, lined up with today socioeconomic dynamics of the city of Ribeirão Vermelho and aims to enable its preservation to the next generations.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural - Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherArchitecturept_BR
dc.subject.otherCultural property - Conservation and restorationpt_BR
dc.subject.otherRailroadspt_BR
dc.titleProposta de intervenção para o Conjunto Ferroviário de Ribeirão Vermelho e Oficinaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP/CECRE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Mariely Cabral de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9086720079049788pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Mariely Cabral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9086720079049788pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, Lidia Quieto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4089709921674226pt_BR
dc.contributor.referee3Tognon, Marcos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816303126212686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5735825650710680pt_BR
dc.description.resumoO Conjunto Ferroviário de Ribeirão Vermelho é um exemplar da arquitetura ferroviária brasileira, composto por 10 edificações, construídas entre o final do século XIX e início do século XX. É protegido por tombamento na instância municipal, desde 1990, e na instância estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 2014. A maior parte de suas edificações encontra-se abandonada desde a década de 1980. Seu desuso, somado aos condicionantes ambientais do local, que inclui a ocorrência de enchentes do Rio Grande, levou algumas delas à completa destruição. O tombamento, apesar de reconhecer a importância do conjunto, não tem impedido sua degradação, tampouco garantido sua integridade, sendo urgente uma intervenção. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para o bem cultural, fundamentada em metodologias consolidadas do campo da restauração e embasada em uma ampla coleta de dados sobre o conjunto ferroviário, a região que se encontra e a malha ferroviária a que pertenceu. É uma proposta que reconhece as particularidades do objeto pesquisado, incentiva um novo uso alinhado às dinâmicas socioeconômicas atuais do munícipio de Ribeirão Vermelho e objetiva viabilizar sua salvaguarda para as gerações futuras.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (MP/CECRE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINIZ-ANA-VOLUME I-TXT-05-2023.pdfVolume 150,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DINIZ_Ana_VolumeII.pdfVolume 2156,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DINIZ_Ana_VolumeIII.pdfVolume 3164,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata_defesa_13834570593338173069.pdfAta de defesa9,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons