Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
Tipo: Dissertação
Título: Erre como figurinista
Autor(es): Lima, Nailton Ronei Gomes
Primeiro Orientador: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Lucas Valentim
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Ciane
Resumo: Esta pesquisa foi mobilizada inicialmente pela problematizaçãoda noção de figurino principalmente no contexto dasencenações contemporâneas. Neste sentido, colocou emquestão também a prática da (o) figurinista, buscando rompercom padrões hegemônicos normativos presentes no campoprofissional. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica eampliação da compreensão de figurino e do trabalho defigurinista a partir dos conceitos de performatividade edramaturgia. A prática artística estruturou metodologicamente ainvestigação, que costura referencial teórico e analítico àsexperiências autobiográficas na trajetória como artista criador.A estrutura ensaística do texto permitiu variações nos modosde escrever, relacionando conceitos a imagens, texturas ememórias para a composição deste livro de artista, queapresenta as quatro performances concebidas no Mestrado emDança: “Estudo para vermelho” (2019); “Máquina de moerpimentas” (2019); “Variação para vermelho” (2020); e “Quemprecisa de figurinista?” (2020). As performances materializam acriação das imagens do corpo em cena como campoexpandido, no qual a compreensão do figurino tensionafronteiras entre dentro/fora, corpo/objeto, espaço/tempo,demonstrando possibilidades de acontecimento em uma zonaprovisória e transitória. Conclui-se que, nesta perspectiva,caberia a (ao) figurinista um outro posicionamento no processocriativo, mais próximo ao trabalho de uma (um) dramaturgistano sentido de colaborar com o fluxo de imagens em cena – asquais não se restringem às visualidades.
Abstract: This research was initially mobilized by the questioning of thenotion of costume, mainly in the context of contemporaryperforming arts. In this sense, it also questioned the practice ofthe costume designer, seeking to break with normativehegemonic standards present in the professional context.Therefore, a bibliographic review was carried out, enlarging thecomprehension of the work of a costume designer based onthe concepts of performativity and dramaturgy. The artisticpractice methodologically structured the investigation, whichsews a theoretical and analytical reference to theautobiographical experiences in the trajectory as an artist. Theessayistic structure of the text allowed variations in the ways ofwriting, relating concepts to images, textures and memories forthe composition of this artist's book, which presents the fourperformances conceived in the Master in Dance: “Study forred” (2019); “Pepper grinding machine” (2019); “Variation forred” (2020); and “Who needs a costume designer?” (2020).The performances materialize the creation of images of thebody on stage as an expanded field, in which theunderstanding of the costumes tensions boundaries betweeninside/outside, body/object, space/time, demonstratingpossibilities of happening in a provisional and transitory zone.It is concluded that, from this perspective, it would be up to thecostume designer to take another position in the creativeprocess, closer to the work of a dramaturgist in the sense ofcollaborating with the flow of images on the scene - which arenot restricted to visualities.
Palavras-chave: Dança
Figurino
Processo de criação
Dramaturgia
Performatividade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37230
Data do documento: 24-Ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Produção Artística (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erre como figurinista_Versão Final.pdf16,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons