Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Amaral de-
dc.creatorSouza, Bruna de Santana-
dc.creatorGonçalves, Isabelle dos Santos Dorea-
dc.creatorAraújo, Laura de Souza Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-06T14:40:01Z-
dc.date.available2023-06-06T14:40:01Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.identifier.citationOliveira, Lucas Amaral de; Souza, Bruna de Santana; Gonçalves, Isabelle dos Santos Dorea; Araújo, Laura de Souza Oliveira. Práticas de democratização da literatura: uma etnografia digital de editoras cartoneras latino-americanas. PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, vol. 12, n. 22, p. 520-550, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1508pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37166-
dc.description.abstractThe article focuses on some Latin American cartonera publishers, literary community-based collectives that produce and distribute hand-crafted and hand-painted, cardboard-bound books from materials collected by recycling cooperatives. Based on a digital ethnography, the aim is to analyze networks established among cartoneras from different countries, understanding them as a transnational cultural movement that, on the one hand, proposes alternative ways of producing and distributing books in non-institutionalized territories and, on the other, encourages the transformation of "non-artistic" objects into art. The paper seeks to verify to what extent the potential for artistic creativity put into practice by cartoneras has been responsible for a process of democratization of editorial and literary practices in Latin America. In the first part of the text, we describe the methodological challenges of a collective research carried out in the midst of the COVID-19 pandemic, stablishing our empirical approach and the tools used throughout the digital ethnography. Then, we consider two strategies that agents have used to confront a model of editorial and literary production that, for them, is excluding. We examine their networks of action and their collective cultural labor routines. Finally, we focused on the “book-object”, based on a discussion about counter-uses of the cardboard as a way to expand practices of democratization of the access to books, reading, and literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofPRAGMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos Culturaispt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartoneraspt_BR
dc.subjectPráticas literáriaspt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectContra-usospt_BR
dc.subjectLivro-objetopt_BR
dc.subject.otherCartoneraspt_BR
dc.subject.otherLiterary practicespt_BR
dc.subject.otherDemocratizationpt_BR
dc.subject.otherCounter-usespt_BR
dc.subject.otherBook-objectpt_BR
dc.titlePráticas de democratização da literatura: uma etnografia digital de editoras cartoneras latino-americanaspt_BR
dc.title.alternativePractices in democratizing literature: a digital ethnography oflatin american cartonera publishingpt_BR
dc.title.alternativePrácticas de democratización literária: una etnografía digital de editoriales cartoneras en América Latinapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage520pt_BR
dc.citation.epage550pt_BR
dc.identifier.doi10.22409/pragmatizes.v12i22.51322pt_BR
dc.description.resumoO texto se debruça sobre algumas cartoneras latino-americanas, editoras que produzem e difundem livros artesanais, confeccionados e pintados à mão, a partir da reciclagem de materiais coletados por cooperativas de catadores urbanos. A partir de etnografia digital, o objetivo do artigo é analisar redes de atuação estabelecidas entre cartoneras de diferentes países, abordando-as como parte de um movimento cultural transnacional que, por um lado, propõe formas alternativas de produzir e distribuir livros em espaços não institucionalizados e, por outro, incentiva a transformação de objetos "não artísticos" em arte. Busca-se verificar em que medida o potencial de criatividade artística colocado em prática pelas cartoneras tem sido responsável por um processo de democratização de práticas editoriais e literárias na América Latina. Na primeira parte, descrevemos os desafios metodológicos de uma pesquisa coletiva em meio à pandemia da Covid-19, delimitando nosso recorte empírico e as ferramentas usadas ao longo da etnografia digital. Em seguida, tratamos de duas estratégias que agentes têm utilizado para fazer frente a um modelo de produção editorial e literária que, para elas/es, é excludente, notadamente as suas redes de atuação e as rotinas coletivas de trabalho. Por fim, nos debruçamos sobre o “livro-objeto”, a partir de uma discussão sobre contra-usos do papelão como forma de ampliar práticas de democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
51322-Texto do Artigo-184852-1-10-20220214.pdfArtigo Completo1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons