Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3713
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formulação da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: o caso da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil, 2007-2008.
Título(s) alternativo(s): Cad. Saúde Pública
Autor(es): Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Autor(es): Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Abstract: A construção do SUS tem colocado um conjunto de desafios aos dirigentes e técnicos do setor, entre os quais as questões relativas à gestão do trabalho e a educação permanente dos trabalhadores da saúde, tendo em vista as limitações financeiras, políticas e organizacionais do processo de mudança do modelo de atenção à saúde. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formulação da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, desenvolvido na Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Utiliza como referencial a teoria do ciclo da política pública. As informações analisadas foram extraídas de documentos institucionais e registros da observação participante realizada por uma das autoras. Os resultados contemplam o mapeamento dos atores governamentais e não governamentais que participaram do processo. A análise evidencia o conjunto de problemas existentes no SUS-Bahia com respeito à gestão do trabalho e ao perfil dos trabalhadores de saúde, o que foi tomado como ponto de partida para definição das prioridades na Agenda Estratégica e no Plano Estadual de Saúde 2008-2011.
Palavras-chave: Políticas Públicas de Saúde
Pessoal de Saúde
Sistema Único de Saúde
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3713
Data do documento: Set-2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Per nacionais.pdf ISABELA 2011.pdf113,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.