Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuciano Jr., ANOR-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:09:44Z-
dc.date.available2023-05-31T15:09:44Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationLUCIANO JUNIOR, Anor. A BANDA SINFÔNICA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG: Uma proposta para o ensino da performance musical instrumental em Minas Gerais. 2019. Tese de doutorado defendida na Universidade Federal da Bahia, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37102-
dc.description.abstractThis research aims to describe the pedagogical-musical and instrumental performance approach applied in the Bands Project of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The Band is composed by students of elective classes and teacher assistants of the Bands Project which has started in 1998 at Music Hall School of UFMG in city of Belo Horizonte (MG). The project went thought four stages in which professor Anor Luciano was responsible for conceiving, coordination and conducting the three levels of the course: beginner, intermediate and advanced. The theoretical foundation practiced in the project agrees with the theories and methodologies selected for this study, videlicet: Praxial, authorship of the philosopher and musical educator Dr. David J. Elliott (1995); and Rhythm: function and accentuation, authored by Mathis Lussy (1874), inserted in the fourth chapter of his L'Traitè de L'Expression Musicale. Basically, it is an action research – when the author inserts himself into the group from its genesis – and a “Participant Observation: when the education researcher would be able to produce information and knowledge of a more effective use, including at the pedagogical level" (LAKATOS, 1991, 194). Throughout this experience It was evidenced an educational method consistent with the educational philosophies advocated by Elliott and Lussy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectBanda Sinfônicapt_BR
dc.subjectMúsica Instrumentalpt_BR
dc.subjectEducação Musical Praxialpt_BR
dc.subjectMathis Lussypt_BR
dc.subject.otherSymphonic Bandpt_BR
dc.subject.otherInstrumental musicpt_BR
dc.subject.otherPraxial Music Educationpt_BR
dc.subject.otherMathis Lussypt_BR
dc.titleA Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG: uma proposta para o ensino da performance musical instrumental em Minas Gerais.pt_BR
dc.title.alternativeThe Symphonic Band of the UFMG: a proposal to teaching instrumental musical performance in Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Luís da Silva Barbosa, Joel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Marcos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337525164625790pt_BR
dc.contributor.referee2Lage, Marcos Botelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155040686028740pt_BR
dc.contributor.referee3Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591pt_BR
dc.contributor.referee4Mendes, Wellington Mendes da Silva Filho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301582014361786pt_BR
dc.contributor.referee5Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9180983898963535pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de performance musical instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, pelas quais fui responsável pela concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: iniciação, intermediário e avançado. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria de O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de observação participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesABRÃO, Sônia. Le Traitè de Mathis Lussy. 2000. 188f. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Artes e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. São Paulo, 2000. ALMEIDA, Hermínio Carlos de. A Canção Viver De Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: Aspectos Composicionais e de Performance em um Arranjo para Trio De Oboé, Trompa e Piano. 2005. 43f. Dissertação. (Mestrado em Música) – Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005. ARBAN, Joseph Jean Baptiste Laurent. Complete Conservatory Method for Trumpet and Cornet. Paris: Carl Fischer, 1936. ANDRADE, Hermes de. O B da Banda. Rio de Janeiro: Jodima, 1989. BARBOSA, Joel Luís da Silva. An adaptation of American Band Instruction Methods to Brazilian Music Education Using Brazilian Melodies. 1994. Tese de doutorado defendida na Universith of Washington, 1994. ___________. Considerando a viabilidade de inserir a música instrumental no ensino de primeiro grau. In: Revista da Abem, Porto Alegre, n.3, Ano 03, p.39-49, jun. 2006. BORÉM, Fausto; RAY, Sonia. Pesquisa em performance musical no Brasil no século XXI: problemas, tendências e alternativas. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. [02.]. 2012. Anais do SIMPOM, Rio de Janeiro, UNIRIO, v. 2, n. 2, 2012. CAJAZEIRA, Regina Célia de Souza. A importância das Bandas na formação do Músico Brasileiro. In: Oliveira. A; Cajazeira, R. (Org.). Educação Musical no Brasil. 1 ed. Salvador: Sonare, 2007, v. 01, p. 24-28. CHASIN, Ibaney. A forma-sonata Beethoveniana: o drama musical do dilaceramento. In: Revista Ad Hominam, 1999. CICHOWICZ, Vincent. Long Tunes Studies. Montreal: 259 produções, 2011. COPE, Peter e SMITH, Hugh. Cultural context in musical instrument learning. In: British Journal of Music Education, v.14, n.3, p.283-289. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. CORPORON, Eugene. The Quantum Conductor. In: BLOCHER, Larry; CORPORON, Eugene; MILES, Richard B. (Orgs.). Teaching Music through Performance in Band. Chicago: GIA Publications, 1997. CURRIE, Chuck; MACLELLAN, Christin Reardon. Low Woodwind, Brass and String Section Rehearsals for Wind Ensemble and Orchestra. In: Vients Canadiens - Canadian Winds, outono, 31-36. Canadá: 2019. DALE, Delbert A. Trumpet technique. Londres: Universidade de Oxford, 1963. DAVIDSON, Jane e SMITH, Jonathan. Music education at Conservatoire level. In: British Journal of Music Education, v.14, n.3, p. 251-269. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. DELIÈGE, Irène; SLOBODA, John A. (Ed.). Musical beginnings: Origins and development of musical competence. Oxford: Oxford University Press, 1996. DOGANTAN, Mine. Mathis Lussy’s Theory of Rhythm as a Basis for a Theory of Expressive Performance (Switzerland). 1997. Tese (Doutorado), Columbia University. ELLIOTT David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995. ___________. (Ed.). Praxial music education: reflections and dialogues. New York: Oxford University Press, 2005. ELLIOTT, David et. al. (Ed.). Community music today. Lanham, USA; Plymouth, UK: Rowman & Littlefield Education/National Association for Music Education, 2013. FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. In: Revista da ABEM, v. 08, n. 05, 2000. FRANÇA, Cecília Cavalieri. A natureza da performance instrumental e sua avaliação no vestibular em música. In: Opus; v. 7, n. 1, p. 122-133, 2000. FREITAG, Bárbara. Habermas e a filosofia da modernidade. IN: Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 16, n. 1, 1993. GERLING, Cristina Capparelli; SOUZA, Jusamara. A performance como objeto de investigação. In: SEMINÁRIO DE NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL. Anais 1º SNPPM Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.114-125. HARGREAVES, David. The developmental psychology of music: scope and aims. In: G. SPRUCE (Ed.). Teaching Music. London: Routledge, 1996. HARNONCOURT, Nicolaus. O Discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. São Paulo: Zahar, 1990. HENTSCHKE, Liane. Musical development: testing a model in the audience-listening setting. Tese (Doutorado em Educação – PhD) – University of London Institute of Education, 1993. HICKMAN, David. Trumpet Pedagogy: a Compendium of Modern Teaching Techniques (Edited by Amanda Pepping). Arizona: Arizona State University Press, 2006. HOLLANDA, Aurélio Buarque de. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; DE MELLO FRANCO, Francisco Manoel. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2001. JOHNSON, Peter. Performance as Experience: the problem of assessment criteria. In: British Journal of Music Education, v.14, n.3, p.271-282, 1997. KIEFER, Bruno. História da música brasileira dos primórdios ao início do século XX. Porto Alegre: Movimento, 1976. KIRCHHOFF, Craig. The School and College Band: Wind Band Pedagogy in the United States. In: GATES, J. Terry (Ed). Music Education in the United States: Contemporary Issues. Tuscaloosa and London: The University of Alabama Press, 1988. LAGE, Cláudio Fernandes. Escrita e Classificação de Repertório para Sopros à Luz da Tabela de Parâmetros Técnicos. 2012. 256f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012. LANGE, Francisco Curt. La música em Minas Gerais: um informe preliminar. In: Boletim Latino-americano de Música, Tomo VI, 1ª parte. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. LUBISCO, Nídia Maria Lienert; LIENERT, Aria; CHAGAS VIEIRA, Sônia. MANUAL DE ESTILO ACADÊMICO. Trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.. 6a edição revista e ampliada (2019). LUSSY, Mathis. Traitè de L’ Expression Musicale. Paris: Heugel, 1874. MARES-GUIA, Rosa Lúcia dos; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos Pedagógicos para a Educação Musical. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. MASSAUD, Moisés. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 1992. MENDONÇA, Joêzer de Souza. Educação musical como educação estética: diálogos e confrontos. In: Revista Eletrônica de Musicologia, Curitiba, v.12, mar. 2009. OLIVEIRA, Alda J. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais na educação musical: competências necessárias para desenvolver transações musicais significativas. In. X ENCONTRO ANUAL DA ABEM. Anais..., v. 10, p. 19-40, Uberlândia, 2001. ___________. A abordagem Pontes para a educação musical: aprendendo a articular. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. PENNA, Maura. Música na escola: analisando a proposta dos PCN para o ensino fundamental. In: PENNA, Maura (Org.). É este o ensino de arte que queremos? João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2001. PEREIRA, Aires Rodeia. A estética musical em Aristóxeno de Tarento. São Paulo: Humanitas, v. 47, p. 469-479, 1995. PEREIRA, J. A. A banda de música: retratos brasileiros. 1999. 000f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 1999. REIMER, Bennett. A Philosophy of Music Education. New Jersey: Prentice Hall, 1989. SAVIANI, Dermeval et. al. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980. SALAMAN, William. Keyboard in schools. In: British Journal of Music Education, v.14, n.2, p.143-149, 1997. SANTIAGO, Diana. Sobre a construção de representações mentais em performance musical. In: Ictus (Revista do PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 3, p. 165-178, 2001. SCHLUETER, Charles. Zen and the art of trumpet: a concept from A to ...Z. Newtonville: s. d. 127p. [Não publicado]. SCHON, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SIMÕES, Naílson. Uma abordagem técnico-interpretativa e histórica da escola de trompete de Boston e sua influência no Brasil. 1997. 100f. Tese (Doutorado em Música). Instituto Villa-Lobos – Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro, UNIRIO. Rio de Janeiro, 1997. SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994. ___________. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003. SWANWICK, Keith e TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children's composition. In: British Journal of Music Education, 3, p.305-339. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Editora UFRJ, 2005. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985. THURMOND, James Morgan. Note Grouping: a method for achieving expression and style in musical performance. Meredith Music Publications, 1982. VAILLANT, Ludovic. Traitè pedagogique du trompet et cornet. Paris: A. Leduc, 1969. WHITENER, Scott. A Complete Guide to Brass. Nova Yorque: Schirmer, 1997. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ACQUARONE, F. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: Liv. Francisco Alves, s/d. ALBERTI, Verena. História Oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989. ALVES, Cristiano Siqueira. Uma proposta de análise do papel formador expresso em bandas de música com enfoque no ensino da clarineta. 1999. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. ALMEIDA, A de. O Folclore da Banda de Música. In: Revista do Arquivo Municipal, n. 176. São Paulo, 1962. ALMEIDA, Renato de. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1942. ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Porto Alegre: Globo, 1960. ANDRADE, A de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo: 1808-1865, uma fase do passado musical do RJ. Rio de Janeiro, Coleção Sala Cecília Meireles 1967. ANDRADE, Hermes de. O B da Banda. Rio de Janeiro: Jodima, 1989. ___________. The Military Band of Brazil. Inglaterra, Março 1997, v.119. ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Rio de janeiro: Villa Rica, 1991. ___________. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Chiriato & Cia., 1928. ___________. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins, 1962. ___________. Pequena história da música. São Paulo: Livraria Martins, 1980. ___________. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Vila Rica, 1991. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. ARROYO, Margareth. Um Olhar Antropológico sobre Práticas de Ensino e Aprendizagem Musical. Revista da ABEM, n. 5, 2000. BARBIER, René. A Pesquisa-ação. Brasília-DF: Consórcio Interuniversitário de educação continuada e a Distância. BRASILEAD, Universidade de Brasília, 1997. BARBOSA, J. L. da Silva. Considerando a viabilidade de inserir a música instrumental no ensino de primeiro grau. In: Revista da Abem, Porto Alegre, n.3, Ano 03, p.39-49, jun. 2006. ___________. Tradição e inovação em bandas de música. In: SEMINÁRIO DE MÚSICA DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA- BANDAS DE MÚSICA NO BRASIL, 1, 2008, Ouro Preto. Anais. Ouro Preto: Museu da Inconfidência, 2008, p. 64-68. BARBOSA, Padre Antônio Constantino. Itapecerica, sua fé, sua música: história eclesiástica de Itapecerica. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1984. BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário histórico geográfico de Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1971. BARROUD, Henry. Para Compreender as Músicas de Hoje. São Paulo, Perspectiva. 1975. BATISTA, Nylton Gomes. Banda de música, a alma da comunidade. Ouro Preto: UFOP, 1982. BAZZO, Vera Lúcia. Os Institutos Superiores de Educação Ontem e Hoje. In: Revista Educar. Curitiba, n. 23, p. 267-283, 2004. BELL, Judith. Doing your research project: a guide for the first-time researchers in education and social science. England: Open University Press, 1989. BENEDITO, Celso. História e didática nas filarmônicas. Curso Mestres. Coord. Fred Dantas. Sociedade Oficina de Frevos e Dobrados. Fundo de Cultura. Governo da Bahia, 2009. BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. São Paulo: UNESP, 2006. Vol. 1, 135 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, UNESP, São Paulo, 2006. BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BOLLINGER, D. E. Band Director’s Complete Handbook. New York: Parker Publishing Company Inc. West Nyack, 1979. BORG, Walter R.; Gall, Meredith D. Educational Research: an introduction. New York: David McKay Company, INC., 1971. BRANDANI, N. A Banda Marcial como núcleo de formação musical. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo – ECA-USP. São Paulo, 1962. BRASIL. Conselho Nacional de Ensino/Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. º 16/99 –05/10/1999. Trata das diretrizes nacionais para a educação profissional de nível médio. Brasília: Diário Oficial, 1999. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª séries. Documento Introdutório. Brasília, SEF, 1998 a. ______. Lei Federal N.º 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-§ 2º, do Art. 1º. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de Dezembro de 1996 - Seção 1. ________. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais 5ª a 8ª séries. Brasília, SEF, 1998b. BRAUN, O S. Conhecendo a Banda de Música. Ricordi, São Paulo, s/d. BURKLE, Daisy Claret Geraes. Motivação, a chave do interesse pelo saber: o que pensam e como agem alunos e professores (des) motivados. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2001. BYRON, Reginald (Org.) Music, culture and experience. Chicago: University of Chicago, 1995. CABRAL, Oswaldo Passos. A banda de música como fator de cultura do povo. Rio de Janeiro: Sociedade Oswaldo Cabral, 1979. CAMARGO, J. B. de. Bandas de Música Civis nas Comunidades Interioranas (1873-1974). 1987. 100f. Dissertação (Mestrado em Música) – ECA/USP, São Paulo, 1987. CARVALHO, Flávia Botelho de; DIAS, Tatiana. Dois Séculos de Música e Fé: Corporação Musical Nossa Senhora das Dores. Belo Horizonte: Ampliar Projetos e Eventos Culturais, 2007. CARVALHO, D. P. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. In: Revista Ciência & Educação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 81-90, 1998. CARVALHO, Vinicius Mariano de. As Bandas de Música nas Minas Gerais. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE MUSICOLOGIA, 1, 1997, Curitiba. Anais. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. CASTAGNA, P. Fontes Bibliográficas para a Pesquisa Instrumental no Brasil nos Séc. XVI e XVII. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes – USP. São Paulo, 1989. CATÁLOGO ONLINE BANDAS DE MÚSICA DE PERNAMBUCO. Renan Pimenta Holanda Filho. Disponível em: <https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/renan-pimenta-de-holanda-filho/>. Acesso em: 22 fev. 2015. CERNICHIARO, V. História Della Musica nel Brasile. Milano: Fratelli Riccioni, 1926. COSTA, Manuela Areias. “Vivas à República”: representações da banda “União XV de Novembro” em Mariana-MG (1901-1930). 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. COSTA, M. P. Alfabetização para deficientes mentais. São Paulo: EDICON, 1986. CURT LANG, F. A música em Minas Gerais. In: Boletim Interamericano de Musica. S. ed. Rio de Janeiro, 1941. ___________. A História da Música nas Irmandades de Vila Rica. Belo Horizonte, Edição do autor, s/d. DANTAS, Fred. A Filarmônica hoje. In: Revista da Bahia, n. 35. Salvador, março de 2005. DELVAL, Juan. Crescer e Pensar: A construção do conhecimento na Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. DEWEY, John. School and society. New York, 1926. DIAS, A. M. I. O que são Processos Pedagógicos? In: Revista de Educação AEC, Brasília, n. 130, p. 31-41, 2004. DUARTE, M. L. de F. Bandas de música e Cotidiano Urbano. Dissertação de Mestrado - Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 1997. DUARTE, Marcia Yukiko Matsuchi. Estudo de caso. In: DUARTE, Jorge; ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: popular, erudita e folclórica – 2ª Ed. São Paulo: Art Editora, Publifolha, 1998. ENCICLOPÉDIA DELLA MÚSICA. Verbete Banda, Instrumentos e Prática Instrumental. Milano, Ricordi, 1963. ENCICLOPEDIA SALVAT DELLA MUSICA. Verbete Banda. Barcelona, Ed. Salvat, 1967. ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnography’? In: Anthropology and Education Quaterly. Vol. 15, N.1, [1977] 1984. EVANGELISTA, Olinda. Formar o Mestre na Universidade: A Experiência Paulista nos anos de 1930. In: Revista Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 247-259, 2001. EZPELETA, J. & ROCKWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1986. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. Ed. São Paulo: Saraiva; 2003. FAGUNDES, Samuel Mendonça. Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. FIDEL, Raya. The case study method: a case study. In: GLAZIER, Jack D. & POWELL, Ronald R. Qualitative research in information management. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1992, p. 37-50. FIGUEIREDO, Leda Maria Gomes de Carvalho. Bandas de Música. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, 1996. FONSECA, Claudia Damasceno. Urbs e Civitas: A formação dos espaços e territórios urbanos nas Minas setecentistas. In: Anais do Museu Paulista, v. 20, n. 1, p. 77-108, São Paulo, jan./jun., 2012. FONSECA, Modesto. A música em arquivos de Minas Gerais e Espírito Santo: uma contribuição para o estudo do patrimônio arquivístico - musical brasileiro. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA [06.], 2004. In: Anais... Juiz de Fora, 2004. FRANÇA, Maria Cecília Cavalieri. A integração de composição, performance e apreciação: uma perspectiva psicológica do desenvolvimento musical. Belo Horizonte: In: Música Hoje. Escola de música da UFMG, págs. 41-49, Belo Horizonte, 1995. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1975. ___________. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. ___________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GAINZA, Violeta Betsy. A improvisação musical como técnica pedagógica. In: Cadernos de Estudo Educação Musical, nº 1, p.22-30, 1990. ______. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1988. GALLET, Luciano. Estudos de folclore. Rio de Janeiro: Carlos Wehers, 1934. GANDIN, D. Como Transformar Ideias em Processos Pedagógicos. In: Revista de Educação AEC, Brasília, n. 130, p. 54-63, 2004. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil, gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. GIDEENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. ___________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1999. GOLDMAN. R. F. The Wind Band. Boston. Allyn and Bacon, 1961. GONDIM, Carlos; LOPES, Geraldo Magela Gondim. Memorial do Legislativo de Itapecerica. Itapecerica: Matiz, 2007. GRANJA, Maria de Fátima. A banda: som e magia. 1984. 164 f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1984. GROSSI, Cristina. Relatório dos Grupos de Trabalho Educação Musical ‘Informal’. In: X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais..., p. 95, Uberlândia, Out. 2001. HIGINO, Sarah. Banda escolar: um processo de desenvolvimento musical, educativo e social, 1994. 139 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio. Porto Alegre: Educação e realidade, 1995. HOLANDA, A. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Globo, 1993. ___________. História Geral da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro/São Paulo: Diefel, 1976. HOLANDA FILHO, Renan Pimenta. O papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico. Recife: Caldeira, 2010. JESUS, Raimundo Mário de. Banda Militar: dois séculos contextuais de Música no Brasil 1808-2008. Brasília: Smith, 2008. JORGENSEN, Estelle R. Transforming Music Education. Bloomington: Indiana University Press, 2003. KASSAR, M. C. M. Práticas pedagógicas e o acesso ao conhecimento: análises iniciais. In: MANZINI, E. Inclusão e acessibilidade. Marília, SP: ABPEE, p. 79-86. 2006. KIEFER, Bruno. Bandas de música no Brasil. In: Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia, p. 71-3, 1984. LACERDA, C. F. B. A inserção da criança surda em classe de crianças ouvintes: focalizando organização do trabalho pedagógico. In: Anais da XXIV Reunião Anual da ANPED. 2000b. Disponível em: <www.anped.org.br>. Acesso em: 15 Nov. 2018. LACERDA, C. F. B. O intérprete de língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes: problematizando a questão. In: LACERDA, C. B. F. de e GÓES, M. C. de (Orgs.). Surdez: Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000, p. 51-84. LAKATOS, Eva Maria e Marina de Andrade Marconi. Fundamentos de Metodologia científica. 3. Ed. Rev. e Ampliada. São Paulo: Editora Atlas, 1991. LANGE, Francisco Curt. A música em Minas Gerais no século XVIII. In: Mariana: arte que vem do céu. Paulo Mendes Campos (Cord.). Belo Horizonte: Comissão Pró-restauração da Catedral e Órgão da Sé de Marina, 1985. LAPLANE, A. F. Interação e silêncio na sala de aula. Ijuí: UNIJUI, 2000. ___________. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. In: GÓES, M. C. e LAPLANE, A. F. (Orgs.) Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, p. 5-20. 2004. LAUAND, G. B. do. Acessibilidade e formação continuada na inserção escolar de crianças com deficiências físicas e múltiplas. 2000. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade de São Carlos, UFSCar. São Carlos, 2000. LEMOS, André. Cultura das Redes: Ciberensaios para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2002. LEONELLI, Maestro Rubens. A Arte de dirigir Orquestra. Apostila Compilada. São Paulo: Weril. (s.d.) LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1991. LIMA, Marcos Aurélio de. A banda e seus desafios: levantamento e análise das táticas que as mantêm em cena, 2000. 213 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. ___________. A banda estudantil em um toque além da música. FAPESP/Annablume. 1ª Ed. São Paulo, 2007. MALACHIAS, Francisco Barbosa. Alma Sentimental. Itapecerica: [s.n.], 1989. MARCIANO, O. Percepções de docentes de escolas públicas sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais. 2002. 100f. Monografia (Especialização em Deficiência Visual e Surdez) – Unicamp. Campinas, 2002. MARIZ, V. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981. MARQUES, L. P. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. 2000. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Campinas, 2000. MATTOS, E. A. Contribuições do estudo e proposta para o processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais – deficiente mental na escola regular. 2000. 200f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. MILLIONI, M. J. G. O processo de aquisição da leitura e escrita como mediador da (des) construção das dificuldades de aprendizagem. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Unicamp. Campinas, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) et. al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14º Ed. Petrópolis: Vozes, 1999. MOREIRA, Dom Gil Antônio. Semana Santa em Itapecerica. Itapecerica: Paróquia de São Bento, 1994. NEVES, José Maria. A Orquestra Ribeiro Bastos e a vida musical em São João d’El Rei. São João d’El Rei: [s.n.], 1984. OLIVEIRA, A. A educação musical no Brasil. In. Revista da ABEM, v. 1, n. 1. Salvador, 1992. ___________. Permanecendo fiel à música na educação musical. In: ENCONTRO DA ABEM, 3, 1998, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEM 1998. ___________. Articulações e pontes: reflexões sobre a formação de professores e educadores em música. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, [04.], 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016; p. 01-18. PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6. Ed. São Paulo: Papirus, 2000. PAIVA, C. M. B. de. O ingresso de portadores de paralisia cerebral no ensino regular: percepção de mães. 1997. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Carlos, UFSCar. São Carlos, 1997. PAYNTER, John. Oir, aqui e ahora. Buenos Aires: M. A. Bermejo, 1991. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX. Brasília: MUSIMED, 2000. PEREIRA, Danilo. Resgate do Culto aos Símbolos Nacionais. Fortaleza: FIEC, 2000. PEREIRA, José Antônio. Descrições e Standards para a Implementação do Programa de Música nos Currículos de 1o e 2o graus. Beltsville, Maryland, ed. autor, 1997. PERONI, Vera. Política Educacional e Papel do Estado: no Brasil dos Anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003. PICCHI, M. B. Da integração desejável à possível do portador de deficiência mental na classe comum da rede de ensino do estado de São Paulo. 1999. 135f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 1999. PINHO, M. C. B. Alunos ouvintes e surdos na escola regular: integração e inclusão. Monografia (Especialização em Educação e Reabilitação de Surdos) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2003. POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Motta. São Paulo: Cultrix, 1972. SERRANO, Gloria Pérez. Investigación cualitativa: métodos y técnicas. Buenos Aires: Editorial Docência, 1994. SALLES, Vicente. Banda de Música: tradição e atualidade. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA [06.], 2004. Anais... Juiz de Fora, 2004. SALOMON, Délcio Vieira. Por um caminho da problematização. In: Caminhos – Revista da Associação Profissional dos Docentes da Universidade Federal de Minas Gerais, n. 22, p. 135-146. Fev. 2003. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas-SP: Editora 34, 1995. ___________. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2003. SILVA, Francisco Manuel. ARTINHA: Compêndio de Música [oferecido para uso dos alunos do Imperial Colégio D. Pedro II]. Rio de Janeiro: Ed. Irmãos Vitale. (s.d.). SOUZA, Laura de Mello e. Opulência e Miséria das Minas Gerais. São Paulo: Brasiliense, 1994. RAUMOND. L. Gold. Roles in Sociological Field Observation. In: Social Forces, v. 36, p. 217, 1957. RAYNOR, H. História Social da Música. Rio de Janeiro: Zahar,1981. READ, Herbert. A educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. REIS, Dalmo da Trindade. Bandas de música, fanfarras e bandas marciais. Rio de Janeiro: Eulenstein Música, 1962. REZENDE, Maria da Conceição. A música na história de Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia/MINC/Pró-Leitura – Instituto Nacional do Livro, 1969. RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003. SALLES, V. Sociedade de Euterpe. Brasília, Ed. do autor, 1985. ___________. Banda de Música de Ontem e de Sempre (disco). Banda de Brasília DF. FENAB. BMG – Ariola, 1990. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991. ___________. A afinação do mundo. Tradução de Marisa T. Fonterrada. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. ___________. Hacia una educación sonora. Indian River: P.M.A, 1991. ___________. Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências. In: Em Aberto, Brasília, n. 55, p. 17-22, 1992. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1996. SCHWARTZMAN, Simon et. al. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra/FGV, 2000. SCHWEBEL, Horst Karl. Bandas, Filarmônicas e mestres da Bahia. Salvador, UFBA/Centro de Estudos baianos, 1987. SELLTIZ, Wrightsman e Cook. Métodos de pesquisa nas relações sociais – vol. 2. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1987. SILVEIRA, Alleton de Melo. Sociedade Musical Lira da Paz de Ravena: história e metodologia de uma banda. Belo Horizonte: Lesma, 2012. STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 06 lições. Tradução de Luís Paulo Horta. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. SWANWICK, Keith. Ensino Instrumental enquanto Ensino de Música. In: Cadernos de Estudo Educação Musical, nº 4 e 5, p.7-14, 1990. TACUCHIAN, Ricardo. Bandas: anacrônicas ou atuais? In: ART – Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, Salvador, n. 4, p. 59-77, jan./mar. 1982. ___________. Organização, significado e funções da banda de música civil. In: Pesquisa e Música, Rio de Janeiro: CBM, v. 1, p. 27-40, 1984. ___________. O terceiro mundo afina sua música. In: Revista do Brasil, Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Ciência e Cultura, n. 3, p. 138-43, 1985. __________. Bandas do Estado do Rio de Janeiro. In: Caderno Museu da Imagem e do Som, v. 1, p. 13-16, 1994. TAVARES, Juliana Siqueira; SILVA, Lilian Fernanda. A Inclusão Social Através da Arte Musical: o fazer profissional do assistente social com vistas à promoção do sujeito. Divinópolis: FUNEDI-UEMG. Monografia de graduação. 2011. TEIXEIRA, Clotildes Avellar. Marchinhas E Retretas: história das corporações musicais civis de Belo Horizonte. Belo Horizonte. Ed. Autêntica, 2007. THE NEW GROVE. Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Press Limited, 1980. ___________. Dictionary of American Music. London, Macmillan Press, 1986. THE NEW HARVARD. Dictionary of the Music. London. Harvard University, 1986. THE OXFORD COMPANION TO MUSIC. London, Oxford University Press, 1975. THOMAS, Nancy G. Motivation. In: Handbook of Research on Music teaching and Learning: a project of the music educator’s national conference (MENC). Ed. Colwell, Richard. New York, Shimer books Inc., 1992. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis: Vozes, 1972. ___________. Os sons que vem da rua. Rio de Janeiro: Vozes, 1976. TOURINHO, Ana Cristina G. S. A motivação e o desempenho escolar na aula de violão em grupo: influência do repertório de interesse do aluno. 1995. 000f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1995. TRAVASSOS, Elizabeth. Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Bela Bartok. Rio de Janeiro: Funarte/Jorge Zahar, 1997. ___________. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997. VIGOTSKY, Lev. Vygotsky’s theory. In: CRAIN, W. Theories of development: concepts and applications. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1992. p. 193-221. VILLA-LOBOS, Heitor. Partituras de banda: canções antigas populares infantis para recreações e jogos, marchas e dobrados para banda. Rio de Janeiro: MEC/Conservatório de Canto Orfeônico, 1958. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. WHITWELL, David. A Concise History of the Wind Band. California: Winds, 1985.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE PDF -MSIO23.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons