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dc.creatorSilva, Jandira Sales da-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:57:29Z-
dc.date.available2023-05-30T13:57:29Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37084-
dc.description.abstractThe Caatinga is the characteristic vegetation of the Northeastern semi-arid, adapted to the double seasonality of this region, and is extremely heterogeneous. However, environmental degradation, mainly due to deforestation, has generated a great loss of biodiversity and a drastic change in the landscape. For the removal of vegetation, a Native Vegetation Suppression Authorization (ASV) is required. However, for the reasoning of this, no legal device was identified to guide its successional / ecological classification, limit the holdings, and still establish conservation based on its environmental specificities. Therefore, the objective of this study was to verify if the criteria of the ASV technical opinions accepted by the environmental agency of Bahia are: 1) successive stage (s) of the biome; 2) application of the Atlantic Forest Law; 3) Priority Areas for Conservation (PROBIO); and 4) Areas susceptible to desertification (ASD), for the proposal of technical recommendations. For this, of the 646 processes identified with the SEIA system, between the year 2012 and May 6, 2018, a sample composed of 161 opinions was analyzed. The results revealed that: criterion 1 was scored in 65 opinions; 2 in 119 opinions; 3 in 50; and 4 in only 1 opinion. Associating the citation of these criteria, through Fisher's Exact test, a greater attempt was made to cite the successional stage (1) in places that are in priority areas for conservation (3). And through the Chi-square text, to cite the successional stage (1) in places that are in areas of dominion of the Atlantic Forest (2). Even in the face of these findings, these criteria were not considered relevant for the establishment of a conditioner aiming at environmental mitigation and / or compensation. Thus, the need to create a legal mechanism for the Caatinga biome is indicated, and technical recommendations based on two axes are proposed: 1) revision of the forms of technical opinions, from the insertion of new information; and 2) establishment of conditions aiming at environmental gain, to remedy the damages caused by the suppression.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectSupressãopt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectProcedimentospt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectCompensaçãopt_BR
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.subject.othersuppressionpt_BR
dc.subject.othercaatingapt_BR
dc.subject.otherprocedurespt_BR
dc.subject.otherclassificationpt_BR
dc.subject.othercompensationpt_BR
dc.subject.othermitigationpt_BR
dc.titleAnálise de aspectos ambientais utilizados para autorização de supressão de vegetação na Caatinga e proposições de recomendações técnicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental - MPEAGeA pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lazaro Benedito da-
dc.contributor.advisor-co1Rigueira, Dary Moreira Gonçalves-
dc.contributor.referee1Carvalho, Gilson Correia-
dc.contributor.referee2Silva, Fabiana Cabral da-
dc.contributor.referee3Silva, Lazaro Benedito da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5851539067395084pt_BR
dc.description.resumoA Caatinga é a vegetação característica do semiárido Nordestino, adaptada a dupla estacionalidade dessa região, e é extremamente heterogênea. Todavia, as degradações ambientais, principalmente por conta dos desmatamentos, têm gerado uma grande perda da biodiversidade e uma drástica alteração na paisagem. Para a remoção da vegetação faz-se necessário uma Autorização de Supressão de Vegetação Nativa (ASV). Porém, para a fundamentação desta, não se identificou nenhum dispositivo legal para orientar a sua classificação sucessional/ecológica, limite as explorações, e ainda estabeleça a conservação com base nas suas especificidades ambientais. Logo, o objetivo deste trabalho foi verificar se nos pareceres técnicos de ASV, deferidas pelo órgão ambiental da Bahia, estão sendo considerados os critérios: 1) estágio(s) sucessional (is) do bioma; 2) aplicação da Lei da Mata Atlântica; 3) Áreas Prioritárias para Conservação (PROBIO); e 4) Áreas Suscetíveis a Desertificação (ASD), para a proposição de recomendações técnicas. Para isso, dos 646 processos identificados junto ao sistema SEIA, entre o ano de 2012 a 06/05/2018, analisou-se uma amostra composta por 161 pareceres. Revelaram os resultados que: o critério 1 foi pontuado em 65 pareceres; 2 em 119 pareceres; 3 em 50; e o 4 em apenas 01 parecer. Associando a citação desses critérios, através do teste Exato de Fisher, foi percebida uma maior tentativa de citar o estágio sucessional (1) em locais que estão em áreas prioritárias para a conservação (3). E através do texto Qui-quadrado, de citar o estágio sucessional (1) em locais que estão em áreas de domínio da Mata Atlântica (2). Mesmo diante dessas constatações, esses critérios não foram considerados relevantes para o estabelecimento de condicionante visando à mitigação e/ou compensação ambiental. Assim, sinaliza-se a necessidade de criação de um dispositivo legal para o bioma Caatinga, e propõem-se recomendações técnicas pautadas em dois eixos: 1) revisão dos formulários dos pareceres técnicos, a partir da inserção de novas informações; e 2) estabelecimento de condicionantes visando o ganho ambiental, para remediar os danos decorrentes da supressão.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (MPEAGeA)

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