Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Alexander de Castro-
dc.date.accessioned2023-05-29T13:35:12Z-
dc.date.available2023-05-29T13:35:12Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37078-
dc.description.abstractThis paper analyzes the influence of austerity policies proposed by the World Bank for Brazilian professional education during the Fernando Henrique Cardoso governments (1995- 1998; 1999-2002). Because of that, the history of the bank is covered since its creation, explaining the development agendas devised by the entity for developing countries. On this path, the neoliberal vision adopted by the multilateral organization in its development policies is presented, showing how the neoliberal ideology modified the role of the State in the economy, advocated by the institution. This master's thesis intends to discuss how education has established itself as a fundamental theme in the World Bank's agenda, in the formulation of development policies, and how professional education has a driving role in the development of peripheral countries. This work presents the way in which the Theory of Human Capital supports the educational concept of the World Bank, of an individualistic and economic nature. The research discusses the view of the professional education financing entity on the responsibility of the private sector, which led to changes in the entity's guidelines for the area. Documentary analysis allowed us to identify the World Bank's proposals for professional education and how such proposals were adopted in the Brazilian government's educational policies, with the entity's guidelines influencing the modification of the Brazilian legal system pertaining to professional education, with the government justifying the adoption of austerity policies due to an alleged inefficiency of the State in the management of education.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAusteridadept_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subject.otherAusteritypt_BR
dc.subject.otherWorld Bankpt_BR
dc.subject.otherProfessional educationpt_BR
dc.titleReflexos das políticas de austeridade nas diretrizes do Banco Mundial para a educação profissional no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeReflections of austerity policies In the World Bank guidelines for professional education in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Kraychete, Elsa Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656566812624296pt_BR
dc.contributor.referee1Kraychete, Elsa Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656566812624296pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, André Luís Nascimento dos-
dc.contributor.referee3Mousinho, Maria Cândida Arrais de Miranda-
dc.contributor.referee4Santos, Rubenilda Sodré dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860889684608840pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a influência das políticas de austeridade propostas pelo Banco Mundial para a educação profissional brasileira durante os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999-2002). Por conta disso, percorre-se a história do banco desde a sua constituição, explicitando as agendas para o desenvolvimento idealizadas pela entidade para os países em desenvolvimento. Nesse percurso, apresenta-se a visão neoliberal adotada pelo organismo multilateral nas suas políticas para o desenvolvimento, apresentando como o ideário neoliberal modificou o papel do Estado na economia, preconizado pela instituição. Esta dissertação pretende discutir o modo como a educação se estabeleceu como um tema fundamental na agenda do Banco Mundial, na formulação de políticas de desenvolvimento, e como a educação profissional tem um papel impulsionador do desenvolvimento dos países periféricos. Neste trabalho, apresenta-se a forma como a Teoria do Capital Humano fundamenta a concepção educacional do Banco Mundial, de caráter individualista e econômico. A pesquisa discute a visão da entidade de financiamento da educação profissional sobre a responsabilidade do setor privado, que acarretou mudanças de diretrizes da entidade para a área. A análise documental permitiu identificar as propostas do Banco Mundial para a educação profissional e como tais propostas foram adotadas nas políticas educacionais do governo brasileiro, com as diretrizes da entidade influenciando a modificação do ordenamento jurídico brasileiro pertinente à educação profissional, com o governo justificando a adoção de políticas de austeridade por conta de uma suposta ineficiência do Estado no gerenciamento da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdfDissertação462,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons