Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Sacerdote, Ivan Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T14:23:27Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T14:23:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36960 | - |
dc.description.abstract | This work presents the experiences of an autonomous clarinetist, focusing on career
management, repertoire formation and improvisation study in the form of a memorial
text. The objective of the dissertation is to expose the skills and knowledge necessary
to enrich the practices of clarinetists who wish to dedicate themselves to popular music.
The dissertation begins with an analysis of the author´s career, clarinetist and soloist
who acts as frontman and sideman in diverse instrumental formations and musical
genres, may dialogue with others in terms of sharing ideas, and in the valorization of
the clarinet´s popular knowledge within the formal teaching of the instrument. Then, it
presents an article intitled “The Clarinet in Popular Music and its Challenges at the
University”, which brings a reflection on the process of teaching the clarinet at the
university, outlines a brief overview of clarinetists in the world's popular music scene,
and expands the dialogue on processes of clarinet training in the 21st century, which
includes the exchange of knowledge from different musical practices, including the
internet. The clarinetists mentioned in the article are professionals who have excelled
in improvisation, composition, arrangement, and music production over the last few
decades, with an emphasis on choro, frevo, jazz, klezmer, and Colombian and Balkan
music genres. Finally, it presents the records of the requisite of guided professional
practices of the Program. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | clarinete | pt_BR |
dc.subject | música popular | pt_BR |
dc.subject | música e mercado | pt_BR |
dc.subject | clarinete popular | pt_BR |
dc.subject.other | clarinet | pt_BR |
dc.subject.other | brazillian music | pt_BR |
dc.title | Viver de sopro: a expertise de um clarinetista popular autônomo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Coleções por área do conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Joel Luis da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.referee3 | Abreu, Alberto José Simões | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4232651571541116 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta as experiências do clarinetista, compositor e arranjador Ivan Sacerdote com foco na
gestão de carreira, formação de repertório e estudo da improvisação em forma de
memorial. O objetivo do trabalho é expor habilidades e conhecimentos necessários
para enriquecer as práticas de clarinetistas que desejem se dedicar à música popular.
A dissertação se inicia com um memorial em que o autor faz uma autoanálise de sua
carreira, clarinetista e solista que atua como frontman e sideman em diversas
formações instrumentais e gêneros musicais, pode servir como diálogo para o
compartilhamento de ideias e para a valorização do saber popular sobre a clarineta
dentro do ensino formal do instrumento. Em seguida é apresentado um artigo
intitulado “O Clarinete na Música Popular e Seus Desafios na Universidade”. O artigo
traz uma reflexão sobre o processo de ensino da clarineta na universidade, traça um
breve panorama de clarinetistas do cenário das músicas populares do mundo, e
amplia o diálogo sobre processos de formação na clarineta no século XXI, que passa
pela troca de saberes de diferentes práticas musicais, incluindo a internet. Os
clarinetistas mencionados são profissionais que se destacam na improvisação,
composição, arranjo e produção musical, ao longo das últimas décadas, com ênfase,
no choro, frevo, jazz, klezmer, música colombiana e gêneros musicais dos Balcãs. Por
fim, apresenta os registros das práticas profissionais orientadas requeridas pelo
Programa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|