Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSacerdote, Ivan Medeiros-
dc.date.accessioned2023-05-03T14:23:27Z-
dc.date.available2023-05-03T14:23:27Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36960-
dc.description.abstractThis work presents the experiences of an autonomous clarinetist, focusing on career management, repertoire formation and improvisation study in the form of a memorial text. The objective of the dissertation is to expose the skills and knowledge necessary to enrich the practices of clarinetists who wish to dedicate themselves to popular music. The dissertation begins with an analysis of the author´s career, clarinetist and soloist who acts as frontman and sideman in diverse instrumental formations and musical genres, may dialogue with others in terms of sharing ideas, and in the valorization of the clarinet´s popular knowledge within the formal teaching of the instrument. Then, it presents an article intitled “The Clarinet in Popular Music and its Challenges at the University”, which brings a reflection on the process of teaching the clarinet at the university, outlines a brief overview of clarinetists in the world's popular music scene, and expands the dialogue on processes of clarinet training in the 21st century, which includes the exchange of knowledge from different musical practices, including the internet. The clarinetists mentioned in the article are professionals who have excelled in improvisation, composition, arrangement, and music production over the last few decades, with an emphasis on choro, frevo, jazz, klezmer, and Colombian and Balkan music genres. Finally, it presents the records of the requisite of guided professional practices of the Program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectclarinetept_BR
dc.subjectmúsica popularpt_BR
dc.subjectmúsica e mercadopt_BR
dc.subjectclarinete popularpt_BR
dc.subject.otherclarinetpt_BR
dc.subject.otherbrazillian musicpt_BR
dc.titleViver de sopro: a expertise de um clarinetista popular autônomopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programColeções por área do conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Joel Luis da Silva-
dc.contributor.referee1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee2Lühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.referee3Abreu, Alberto José Simões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232651571541116pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as experiências do clarinetista, compositor e arranjador Ivan Sacerdote com foco na gestão de carreira, formação de repertório e estudo da improvisação em forma de memorial. O objetivo do trabalho é expor habilidades e conhecimentos necessários para enriquecer as práticas de clarinetistas que desejem se dedicar à música popular. A dissertação se inicia com um memorial em que o autor faz uma autoanálise de sua carreira, clarinetista e solista que atua como frontman e sideman em diversas formações instrumentais e gêneros musicais, pode servir como diálogo para o compartilhamento de ideias e para a valorização do saber popular sobre a clarineta dentro do ensino formal do instrumento. Em seguida é apresentado um artigo intitulado “O Clarinete na Música Popular e Seus Desafios na Universidade”. O artigo traz uma reflexão sobre o processo de ensino da clarineta na universidade, traça um breve panorama de clarinetistas do cenário das músicas populares do mundo, e amplia o diálogo sobre processos de formação na clarineta no século XXI, que passa pela troca de saberes de diferentes práticas musicais, incluindo a internet. Os clarinetistas mencionados são profissionais que se destacam na improvisação, composição, arranjo e produção musical, ao longo das últimas décadas, com ênfase, no choro, frevo, jazz, klezmer, música colombiana e gêneros musicais dos Balcãs. Por fim, apresenta os registros das práticas profissionais orientadas requeridas pelo Programa.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho final defininitivo mestrado Ivan Sacerdote 2018 - 2023 - Março.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons