Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jairo Wilkens da Costa-
dc.date.accessioned2023-04-25T13:27:33Z-
dc.date.available2023-04-25T13:27:33Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36925-
dc.description.abstractI present in this memoir facts that consist of information that lead to the article and the final product of the master's degree, based on the approaches that involve all my performance in the construction of each piece, aiming a final concert followed by recording of these eleven contemporary works for unaccompanied clarinet of seven composers from Bahia. As I highlight the biography consisted of musical background and expertise as a clarinet player and researcher of Brazilian concert music. I also described the enrollment in the Professional Graduate Program through a general perception about the course. I have tried, then, to describe in detail the experiences occurred throughout the academic development in the Graduate Program (PPGPROM) of the School of Music (EMUS) at Federal University of Bahia (UFBA). As far as my perspectives are concerned, I point out reflections about the taken courses. Along with these reflections, I have described learning strategies during the practices of each work, in addition to the recording audio equipment used, which for my understanding, became at the same time, a technical basis of research for the resolution of a good performance and recording of the final product. Therefore, the final results of this research consists of summarizing in the final conclusions, where I explain in chronological line the reason for joining this master's program and how I had access to this collection of pieces. The biggest focus is in the artistic performance of these pieces, due to the rare repertoire, which made me consider that these pieces have positively impacted the evolution of technical and musical skills within the palindrome of Brazilian music for unaccompanied clarinet. Finally, and no less important, all the pieces from this research are recorded and it is available for the general public to enjoy on my personal YouTube channel. Keywords:pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectClarineta Solopt_BR
dc.subjectCompositores Baianospt_BR
dc.subjectMúsica Contemporâneapt_BR
dc.subject.otherSolo Clarinetpt_BR
dc.subject.otherComposers from Bahiapt_BR
dc.subject.otherContemporary Musicpt_BR
dc.titleSeleção e descrição de onze obras contemporâneas para clarineta solo de sete compositores baianos e análise teórica-interpretativa da peça “peripécias op. 56: look at the sky!” de Paulo Costa Limapt_BR
dc.title.alternativeSelection and description of eleven contemporary works for solo clarinet by seven composers from bahia and theoretical-interpretative analysis of the piece "peripécias op. 56: look at the sky!" by Paulo Costa Limapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Robatto, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248pt_BR
dc.contributor.referee1Robatto, Pedro-
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee3Afonso, Luiz Eugenio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3988169783988568pt_BR
dc.description.resumoApresento neste memorial fatos que consistem em informações que conduzem o artigo e o produto final do mestrado, fundamentado nas abordagens que envolvem todo o meu desempenho na construção de cada peça, objetivando um concerto final seguido de gravação destas onze obras contemporâneas para clarineta solo de sete compositores baianos. Tal como destaco a biografia constituinte a minha formação e experiência como clarinetista e pesquisador de música brasileira de concerto, destacando também o envolvimento com o Programa de Pós- Graduação Profissional através de uma percepção geral sobre o curso. Procurei, então, descrever em detalhes as experiências ocorridas durante toda a trajetória acadêmica do Programa de Pós-Graduação (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde apresento minhas perspectivas e reflexões acerca das disciplinas cursadas. Também descrevi estratégias de aprendizagem durante as práticas de cada obra, além dos equipamentos de captação de áudios de gravações usados, o que para o meu entendimento, tornou-se ao mesmo tempo, uma base técnica de pesquisa para a resolução de uma boa performance e gravação do produto final. Diante disso, o resultado final deste trabalho consiste em uma síntese nas considerações finais, onde descrevo em linha cronológica o porquê do ingresso ao mestrado e como tive contato com esta coleção de obras. A ênfase maior está na performance das obras, devido a contemplação de um raro repertório, o que me leva acreditar que as mesmas configuraram de forma assertiva na construção de habilidade técnica e musicais dentro do panorama da música brasileira de concerto para clarineta solo. Por fim, e não menos importante, todos os conteúdos musicais desta pesquisa estão registrados para apreciação do público em geral no meu canal pessoal da plataforma digital YouTube.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF - Trabalho de Conclusão Final - Mestrado - Jairo Wilkens.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.