Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Dourado, Rebeca de Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T11:48:14Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T11:48:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Rebeca de Magalhães. Representações sociais sobre deficiência de futuros docentes de física. 2022. 106 f. TCC (Graduação em Física) Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36924 | - |
dc.description.abstract | Social representations of the complex phenomenon of disability can differ significantly between different groups, encompassing both outdated models that directly link disability and disease, as well as up-to-date discussions on the social aspect of disability and diversity as a human characteristic. This divergence, which occurs due to the existence of different information and perceptions, is manifested through different attitudes, having concrete impacts on the inclusion of disabled people in, among other contexts, physics teaching. With the goal of investigating social representations of disability in undergraduate physics students at UFBA, this research conducted a systematic literature review on teaching physics for disabled people, an analysis of the syllabus of the curricular components of the Physics and Pedagogy degrees at UFBA, in addition to conducting and analyzing an interview based on Discourse Analysis. Some of the findings were an incipient literature, evidence of little contact of undergraduates with the subject, fragmentation of disability into subcategories, a social representation of disability linked to body deviation and data pointing to the lack of teacher preparation for inclusive education. It is imperative to adjust the degree course to allow changes in perceptions and attitudes of undergraduates in relation to disability so that it is possible to achieve inclusion in physics teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Física -- Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Física -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Docentes -- Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | People with disabilities | pt_BR |
dc.subject.other | Social representations | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject.other | Physics -- People with disabilities | pt_BR |
dc.subject.other | Physics -- Study and teaching | pt_BR |
dc.subject.other | Teachers -- Inclusive education | pt_BR |
dc.title | Representações sociais sobre deficiência de futuros docentes de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Social representations about disability of future physics teachers | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rosa, Katemari Diogo da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 0000-0002-0539-4104 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448258167033465 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Katemari Diogo da | - |
dc.contributor.referee1ID | 0000-0002-0539-4104 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448258167033465 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.referee2ID | 0000-0003-3347-6323 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8756649706124962 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Aguiar, Madaya dos Santos Figueiredo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783634051321955 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0286643488890114 | pt_BR |
dc.description.resumo | As representações sociais sobre o complexo fenômeno da deficiência podem divergir significativamente entre diferentes grupos, englobando tanto modelos ultrapassados da ligação direta entre deficiência e doença, quanto discussões atualizadas sobre o aspecto social da deficiência e a diversidade como característica humana. Essa divergência, que ocorre devido a existência de diferentes informações e percepções, se manifesta através de diferentes atitudes, tendo impactos concretos na inclusão de pessoas com deficiência em, entre outros contextos, no ensino de física. Com o objetivo de investigar representações sociais sobre deficiência de licenciandos em física da UFBA, realizou-se uma revisão sistemática de literatura sobre ensino de física para pessoas com deficiência, a análise das ementas dos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia da UFBA, além da realização e análise de uma entrevista com base na Análise do Discurso. Foi encontrada uma literatura incipiente, indícios de pouco contato dos licenciandos com o tema, fragmentação da deficiência em subcategorias, uma representação social de deficiência ligada a desvio corporal e dados apontando o despreparo docente para o ensino inclusivo. É impreterível adequações na formação inicial que possibilitem modificações de percepções e atitudes de licenciandos em relação a deficiência para que seja possível alcançar a inclusão no ensino de física. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Física
|