Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Daniel Rebouças-
dc.date.accessioned2023-04-24T10:23:17Z-
dc.date.available2023-04-24T10:23:17Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903-
dc.description.abstractThe association between the process of eradicating slavery and the political use of theater, in the late nineteenth century, by abolitionist militants to debate Brazilian society, will be the fundamental center of this thesis. Starting from the premise that theater was an important space for political action and an environment of social imagination about the future of the country, I will analyze part of the dramaturgical production of engineer Sílio Boccanera Júnior and poet Alexandre Fernandes. Mixing light theater with moralizing inspiring humor, my main hypothesis is that the authors, along with other theater literati, took the politicization of theatrical space to the years after the Golden Law and the beginning of the Republic, in order to convince other sectors about the country's trajectory: education and art as a means of “civilizing” the “new” citizens. For this, the authors used humor and racial marking on stage, in various ways, as a weapon to defend their project on the future of the nation. However, the reactions of the audience went beyond expectations, pointing out how the polysemy of the performances, the complexity of the theatrical scene and the diversity of the audience, put different understandings on the social roles of the subjects represented and their contributions to the brazilian republic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAboliçãopt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.subject.otherHumorpt_BR
dc.subject.otherTheaterpt_BR
dc.subject.otherRacismpt_BR
dc.subject.otherAbolitionpt_BR
dc.subject.otherSalvadorpt_BR
dc.titleLiberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Gabriela dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457pt_BR
dc.contributor.referee3Abreu, Martha Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437999126739133pt_BR
dc.contributor.referee4Castilho, Celso Thomas-
dc.contributor.referee5Balaban, Marcelo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607339927631593pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806554048381677pt_BR
dc.description.resumoA associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Outros (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdfTese - Daniel Rebouças4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons