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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36730
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEzídio, Camila de Souza-
dc.date.accessioned2023-03-16T09:34:35Z-
dc.date.available2023-03-16T09:34:35Z-
dc.date.issued2020-01-26-
dc.identifier.citationEZÍDIO, Camila de Souza. A lei natural em Tomás de Aquino: da natura à civitas. 2020. 169f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA: Salvador.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36730-
dc.description.abstractThe result of a study on the concept of natural law in Thomas Aquinas, this work was written based on the analysis of the so-called Treatise on Law of Summa Theologica I-II pars. From the moral and epistemological conception of a set of laws the task was undertaken to demonstrate the political character that the concept of natural law incures through the transit of human nature from its state of sociability to that of politicity. In fact, natural law transits from the social sphere, in which it acts as a moral rule conducting human action, to acting as a political rule in the sphere of dominium in civitas, as part of the legal structure composed on human law, justice and the different types of rights. In a preliminary way, this investigation has inferred the analysis of some moments and authors of the history of philosophy, such as, Aristotle, Augustine, and Cicero, who were characterized as keys to reading not only the concept of natural law, but the moral and political theory of Thomas Aquinas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTomás de Aquinopt_BR
dc.subjectLeipt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectNatureza humanapt_BR
dc.subjectCivitaspt_BR
dc.subject.otherThomas Aquinaspt_BR
dc.subject.otherLawpt_BR
dc.subject.otherRightpt_BR
dc.subject.otherJusticept_BR
dc.subject.otherHuman naturept_BR
dc.subject.otherCivitaspt_BR
dc.titleA lei natural em Tomás de Aquino: da natura à civitaspt_BR
dc.title.alternativeNatural Law in Thomas Aquinas: from natura to civitaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.referee1Storck, Alfredo Carlos-
dc.contributor.referee2Meirinhos, José Francisco Preto-
dc.contributor.referee3Miquelanti, Roberta Magalhães-
dc.contributor.referee4Peres, Daniel Tourinho-
dc.contributor.referee5Aggio, Juliana Ortegosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2831343607435421pt_BR
dc.description.resumoResultado de um estudo sobre o conceito de lei natural em Tomás de Aquino, este trabalho foi escrito com base na análise do chamado Tratado da Lei da Suma Teológica I-II pars. A partir da concepção moral e epistemológica de um conjunto de leis, empreendeu-se a tarefa de demonstrar o caráter político que o conceito de lei natural assume através do trânsito da natura humana de seu estado de sociabilidade para o de politicidade. Com efeito, a lei natural transita da esfera social, na qual atua como uma regra moral condutora da ação humana, para a esfera política na qual assume um papel legal no dominium da civitas junto às leis humanas e às diversas espécies de direito. De modo preliminar, essa investigação pressupôs a análise de alguns momentos e autores da história da filosofia, como Aristóteles, Agostinho e Cícero, que se caracterizaram como chaves de leitura não só do conceito de lei natural, mas da teoria moral e política de Tomás de Aquino.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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