Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Robson Correia | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T13:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T13:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36726 | - |
dc.description.abstract | This dissertation proposes a reflection about the trajectory of the Dance Company
Robson Correia, over the past 15 years of the artistic activities, they have been
bringing into an envairoment of identity and informative aspect for the dance and
black people consolidating themselves in the cultural scene of Salvador. The
research takes a path pointing out the scarcity knowledge regards African and
aphrodiasporic that historically are absent in formal public institutions of dance
education, making it impossible for the process of identity formation of black people
in these spaces through this field of knowledge. Seeking to point out possible
solutions to the installed problem, the study makes a reflexive immersion in
unconventional spaces, sociocultural movements, subjects and subjects who,
through their teaching and learning activities, bring data that make knowledge and
practices of cultures subordinated by the dominant class visible. According to this
perspective, the work evidences the teaching methodological strategies conceived
and used in the formation process of the Robson Correia Dance Company, further
expanding the possibilities of this formation centre. The Fan of Oxum from the
perspective of the identity and conceptual construction of Corpo Iaô. Continuing the
investigation, it seeks to enhance African ancestry in Bahia lands through the
crossroads between Brazil and Togo. The path of the work shows the contribution of
Cia de Dança Robson Correia as a Centre for the formation of blacks in society and
as a result of the dancer / artist in the artistic scene of Salvador. To support and
reference this study, I bring to you some and some Exúas and Exus: Siqueira (1998);
Carvalho (2019); Almeida (2018); Brandão (2014); Gomes (2017); Falcão (2019);
Sabino and Lody (2011); Conrado (2015); Eyin (2014), who i have to thankful for all
the dedication and support through this beautiful experience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança afro-brasileira - Salvador (BA) | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.other | Company. Terreiro. Formation. Dance. Scene | pt_BR |
dc.title | Cia de Dança RobsonCorreia: terreiro de formação identitária para o corpo iaô na dança em Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Ana Elisabeth Simões | - |
dc.contributor.referee3 | Siqueira, Maria de Lurdes | - |
dc.creator.ID | CORREIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=C2D510211CABA497D7E04E9EF4A59468# | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação propõe uma reflexão acerca da trajetória da Cia de Dança Robson
Correia que, ao longo dos 15 anos das atividades artísticas formativas, vem
trazendo como propósito um Terreiro de Formação identitária com a dança para
pessoas negras, consolidando-se no cenário cultural de Salvador. A pesquisa faz um
percurso apontando a escassez dos conhecimentos africanos e afrodiaspóricos,
historicamente ausentes nas instituições públicas formais do ensino da dança,
impossibilitando através desse campo de conhecimento o processo de formação
identitária de pessoas negras nesses espaços. Buscando apontar possíveis
soluções para a problemática instalada, o estudo faz uma imersão reflexiva nos
espaços não convencionais, movimentos socioculturais, sujeitas e sujeitos que
através das suas atuações de ensino e aprendizagem, trazem dados que visibilizam
saberes e fazeres das culturas subalternizadas pela classe dominante. Segundo
essa perspectiva, o trabalho evidencia as estratégias metodológicas de ensino
concebidas e utilizadas no processo de formação da Companhia de Dança Robson
Correia, ampliando ainda mais as possibilidades desse terreiro de formação e são
trazidos os procedimentos das investigações cênicas nas obras “Homens de Ogum”
e “O Leque de Oxum” na perspectiva da construção identitária e conceitual do Corpo
Iaô. Dando continuidade, a investigação busca potencializar a ancestralidade
africana nas terras baianas através das encruzilhadas entre Brasil e Togo. O trajeto
do trabalho mostra a contribuição da Cia de Dança Robson Correia como Terreiro
para a formação do negro na sociedade e em consequência do dançarino/artista na
cena artística de Salvador. Para respaldar e referenciar esse estudo trago para
volvar algumas e alguns Exúas e Exus: Siqueira (1998); Carvalho (2019); Almeida
(2018); Brandão (2014); Gomes (2017); Falcão (2019); Sabino e Lody (2011);
Conrado (2015); Eyin (2014), que no caminhar das suas estradas comem e deixam
padês para que outras Exúas e outros Exús possam se alimentar, abrindo
possibilidades da criação do Corpo Iaô. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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