Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Naiara Maria Santana dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-09T13:51:31Z-
dc.date.available2023-03-09T13:51:31Z-
dc.date.issued2017-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36703-
dc.description.abstractThis work discusses problems concerning childbirth, memory, body and identity (mainly the processes of emergence and/or reinvention of identities in context of conflicts and disputes involving territories and bodies), based on the ethnographic fieldwork held in the Kaonge Maroon/Quilombola Community (i.e., descendants of escapees from slavery) (Cachoeira -BA). It is intent to analyze the meanings of childbirth and care practices related to the woman's body, focusing on gestation, childbith and puerperium. There is a search for understanding two sets of distinct, but articulated problems: on the one hand, even in face of the meanings attributed by such communities to their identity and to what constitutes it, must be understand the interactions between distinct sets of knowledge and practices - scientific medical knowledge and the so-called "traditional" knowledge - in a context of the disappearance of the practice of traditional birth and popularization of hospitalar childbirth; on the other hand, it is a matter of reflecting how (and if) the kinds of childbirth would express different conceptions of health, body, identity and even communitarian life, which, in the case of these Maroon/Quilombola communities, would affect social dynamics and historical processes of interpenetration with the urban universe and its institutions, characterized by disputes between bodies and territories.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectParteirapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.otherChildbirthpt_BR
dc.subject.otherMidwifespt_BR
dc.subject.otherMaroonpt_BR
dc.subject.otherQuilombolapt_BR
dc.subject.otherIdentitypt_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.titleComo as avós ou entre os doutores: memórias de parto e identidade, corpos e territórios em disputa no quilombo do Kaonge, recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Felipe Bruno Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569516971502330pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Felipe Bruno Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569516971502330pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Fatima Regina Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6141190119426087pt_BR
dc.contributor.referee3Mano, Maíra Taveira Kubik-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813924929238494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775793856907818pt_BR
dc.description.resumoLançando o olhar para uma diversidade de concepções e práticas relativas ao parto no quilombo do Kaonge (Cachoeira – BA) e a interação entre estas, este trabalho busca compreender a relação entre parto, memória, corpo e identidade (processos de afirmação e/ou reinvenção desta em um contexto de conflitos e disputas envolvendo territórios e corpos). Realiza-se uma discussão acerca de diferentes significados do parto e das práticas de cuidado relativas ao corpo da mulher, focando a gestação, parto e puerpério. Há aqui uma busca por compreender dois conjuntos de problemas distintos, mas articulados: por um lado, inclusive em face dos sentidos atribuídos por tais comunidades à sua identidade e ao que a constituiria, há que se compreender as interações entre conjuntos de saberes e práticas distintas – os saberes médico científicos e o conhecimento dito “tradicional” – em um contexto de desaparecimento da prática do parto tradicional e popularização do parto hospitalar; por outro, trata-se de refletir como (e se) os diferentes modelos de parto exprimiriam distintas concepções de saúde, corpo, identidade e até mesmo de vida comunitária, sobre as quais, no caso destas comunidades quilombolas, incidiriam dinâmicas sociais e processos históricos de interpenetração com o universo urbano e suas instituições caracterizada por disputas entre corpos e territórios.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maria final depósito.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons