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dc.creatorReis, Maíra Lopes dos-
dc.date.accessioned2023-02-10T13:35:01Z-
dc.date.available2023-02-10T13:35:01Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36613-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the trajectories of peasant women at the Federal University of Recôncavo da Bahia, entering the course of Degree in Rural Education - Agricultural Sciences in the period from 2013 to 2020. With their ways of life, they lead the peasant and female struggle, their flags, work instruments, swollen and machete to rewrite other narratives within the academy, bringing their writings and causing ruptures in the social structures demarcated by the oppression of gender, race, class and the historical violence of the latifundia in Brazil. Upon entering the university, rural women seek not only the mere reproduction of academic knowledge, but the first desire to legitimize the knowledge that their ancestors carry. For these women, more than entering higher education, they also start to write their own stories and build political identities. Based on the methodological support of (auto)biographical Narratives, we analyzed the trajectories of these women based on their narratives. This study is part of the field of feminist research, as in addition to giving centrality to peasant women, making their trajectories and experiences visible, it contributes to the significant discussion about feminism and gender relations with a focus on the presence of women in the university and in Education from Camp. Thus, in this thesis it was concluded that the insertion of rural women in the University can be considered as a strategy of the struggle for land, and a project of female emancipation through Rural Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres camponesaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subject.otherPeasant womenpt_BR
dc.subject.otherUniversitypt_BR
dc.subject.otherField educationpt_BR
dc.subject.otherFeminismpt_BR
dc.title“A Universidade não é um espaço feito para gente, mas a gente está ocupando”: mulheres camponesas na licenciatura em educação do campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRBpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Aras, Lina Maria Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1076732028646198pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ângela Freire de Lima e-
dc.contributor.referee2Dias, Acácia Batista-
dc.contributor.referee3Givigi, Ana Cristina Nascimento-
dc.contributor.referee4Diorio, Ana Paula Inácio-
dc.contributor.referee5Aras, Lina Maria Brandão de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2431-7101pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4016051723815364pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa as trajetórias de mulheres camponesas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ingressantes no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias no período de 2013 a 2020. Com seus modos de vida, levam a luta camponesa e feminina, suas bandeiras, instrumentos de trabalho, enxada e facão para reescreverem outras narrativas dentro da academia, trazendo suas escrevivências e provocando rupturas nas estruturas sociais demarcadas pelas opressões de gênero, raça, classe e pela violência histórica do latifúndio no Brasil. Ao ingressarem na universidade, as mulheres do campo buscam não apenas a mera reprodução dos conhecimentos acadêmicos, mas o desejo primeiro de legitimar os saberes que carregam por suas ancestrais. Para essas mulheres, mais do que ingressarem no ensino superior, elas passam também a escreverem suas próprias histórias e constituir identidades políticas. A partir do suporte metodológico das Narrativas (auto)biográficas, analisamos as trajetórias dessas mulheres a partir de suas narrativas. Este estudo se insere no campo das pesquisas feministas, pois, além de dar centralidade às mulheres camponesas, visibilizando suas trajetórias e vivências, contribui para a significativa discussão acerca do feminismo e as relações de gênero com o enfoque na presença das mulheres na universidade e na Educação do Campo. Assim, nesta tese concluiu-se que a inserção das mulheres do campo na Universidade pode ser considerada uma estratégia da luta pela terra, e um projeto de emancipação feminina através da Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesREIS, Maíra Lopes dos.“A Universidade não é um espaço feito para gente, mas a gente está ocupando”: mulheres camponesas na licenciatura em educação do campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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Tese Maíra Lopes dos Reis versão final.pdfREIS, Maíra Lopes. “A universidade não é um espaço feito para gente, mas a gente está ocupando”: Mulheres camponesas na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Orientadora Lina Maria Brandão de Aras. 2022. 228f. il. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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