Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTourinho, Stefanio Emanoel Santos-
dc.date.accessioned2023-01-27T09:25:54Z-
dc.date.available2023-01-27T09:25:54Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36561-
dc.description.abstractIntroduction: Cognitive Distortions Questionnaire (CD-Quest) is an instrument that identifies logical errors or cognitive distortions. It is available only to adults and is used in Trial-Based Cognitive Therapy (TBCT). Objective: To validate a reduced version of CD-Quest in undergraduate students - the CD-Quest-R9 - and to test its psychometric properties. Method: Investigation was carried out with the participation of 1,124 university students. After evaluating content validity and analyzing the data, instrument was reduced to 9 items out of the initial 15. A psychometrist analyzed content and structure of the items. Finally, in order to investigate construct validity of CD-Quest-R9, instrument was compared to the original version of the complete scale, which measures frequency of distortions and magnitude that is attributed to them, and also it was compared to two scales: DASS-21 and WHO-5. Results: Overall internal consistency of CD-Quest-R9 was α = 0.70, while for frequency subscale it was α = 0.93 and for intensity subscale, α = 0.93. The results of exploratory factor analysis and concurrent validity indicated that items of CD-Quest-R9 present good psychometric properties and generated reliable scores. Conclusion: Psychometric properties of CD-Quest-R9 demonstrate its adequacy to measure cognitive distortions consistently in a population of university students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectQuestionários-Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTerapia cognitivapt_BR
dc.subject.otherPsychometrypt_BR
dc.subject.otherQuestionnairespt_BR
dc.subject.otherCognitive therapypt_BR
dc.titlePropriedades psicométricas do CD-Quest-R9 em uma amostra de estudantes universitários do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGORGSISTEM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irismar Reis de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9680-9247pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917831991703953pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pires, Pedro Paulo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8831-9056pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055072572287569pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, José Neander Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020328026365974pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Ricardo Henrique-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1404-8577pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011584446631374pt_BR
dc.contributor.referee3De Oliveira, Irismar Reis-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9680-9247pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917831991703953pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6890-6202pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1178099615655283pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Questionário de Distorções Cognitivas (CD-Quest) é um instrumento que identifica erros lógicos - ou distorções cognitivas -, disponível apenas para adultos e é utilizado em Terapia Cognitiva Processual. Objetivo: Validar uma versão reduzida do referido questionário junto a estudantes de graduação, designada o CD-Quest-R9, e testar suas propriedades psicométricas. Método: A investigação foi desenvolvida mediante a participação de 1.124 estudantes universitários. Após avaliação da validade de conteúdo e da análise dos dados, o instrumento foi reduzido para 9 itens, dos 15 iniciais. Um psicometrista analisou o conteúdo e a estrutura dos itens. Por fim, para investigar a validade de construto do CD-Quest- R9, o instrumento foi comparado à versão original da escala completa, que mede a frequência das distorções e a magnitude atribuída a elas, e a duas escalas: DASS-21 e WHO-5. Resultados: A consistência interna global do CD-Quest-R9 foi α = 0,70, enquanto para a subescala de frequência foi α = 0,93 e para a subescala de intensidade, α = 0,93. Os resultados da análise fatorial exploratória e da validade concorrente indicaram que os itens do CD-Quest- R9 apresentam boas propriedades psicométricas e geraram escores de forma confiável. Conclusão: As propriedades psicométricas do CD-Quest-R9 demonstraram sua adequação e consistência para mensurar as distorções cognitivas, em uma população de estudantes universitários.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICSpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEFANIO EMANOEL SANTOS TOURINHO - REPOSITÓRIO.docx.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons