Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia Brandão, Natália-
dc.date.accessioned2023-01-26T17:08:06Z-
dc.date.available2023-01-26T17:08:06Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Natália Correia. Editoria, fotografia e patrimônio: Marcel Gautherot na Revista do Patrimônio. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismno, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36558-
dc.description.abstractThis dissertation investigates – guided by photographs by the French photographer Marcel Gautherot arranged throughout the first 40 volumes of the Revista do Patrimônio [Heritage Magazine] published by IPHAN – the use of the photographs as an instrument for the construction, renewal and instauration of visualities for Brazilian cultural heritage. In particular, three editions act as catalysts for this reflection: n.19 (1984), n.26 (1997) and n.27 (1998). When facing them, it was necessary to use terms such as analysis procedures, such as selection, exclusion, repetition and graphic design, in addition to the concepts present in the title: editorial, photograph and heritage. With their help, it was possible to orbit around the institutional and editorial motivations that created a common visual platform for our national heritage, going through the conditions of editorial production and the development of the fields of photography and heritage in Brazil. In addition to what the magazines themselves presented as finished objects, there is the seek to understand what precedes the final product – through documents and oral sources – given that what precedes the magazine-product is what effectively results in official visualities, their reception and establishment. The intersection between the editorial, photograph and heritage fields, therefore, is the metaphorical place where this new object, this re-assembly in the form of a dissertation, occurs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectArquitetura e fotografiapt_BR
dc.subjectGautherot, Marcel, 1910-1996 - Coleções de fotografiaspt_BR
dc.subjectInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) - Publicaçõespt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherArchitecture and photographypt_BR
dc.subject.otherCultural propertypt_BR
dc.subject.otherGautherot, Marcel - Photograph collectionspt_BR
dc.subject.otherInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Publishingpt_BR
dc.titleEditoria, fotografia e patrimônio: Marcel Gautherot na Revista do Patrimôniopt_BR
dc.title.alternativeEditorial, photography and heritage: Marcel Gautherot in the Historic and Artistic National Heritage Magazinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcio Cotrim-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2008-8946pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587187200058779pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Eduardo Augusto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7909-0496pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8419206257215949pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Marcio Cotrim-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2008-8946pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587187200058779pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Eduardo Augusto-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7909-0496pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8419206257215949pt_BR
dc.contributor.referee3Mortimer, Junia Cambraia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454192216516833pt_BR
dc.contributor.referee4Pessôa, José Simões de Belmont-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339561326164124pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4382-9252pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9132445225921326pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação investiga – guiada pelas fotografias do francês Marcel Gautherot agenciadas ao longo dos primeiros 40 volumes da Revista do Patrimônio, publicada pelo IPHAN – o uso da imagem fotográfica como instrumento de construção, renovação e instauração de visualidades para o patrimônio cultural brasileiro. Em especial, três edições funcionam como disparadoras da reflexão: n.19 (1984), n.26 (1997) e n.27 (1998). Ao enfrentá-las, fez-se necessário o uso de termos como procedimentos de análise, como seleção, exclusão, repetição e projeto gráfico, além dos próprios conceitos presentes no título: editoria, fotografia e patrimônio. Com o auxílio deles, foi possível orbitar em torno das motivações institucionais e editoriais que montaram uma plataforma visual comum para nossa herança nacional, passando pelas condições de produção editorial e pelo desenvolvimento dos campos da fotografia e do patrimônio no Brasil. Para além do que as revistas apresentam enquanto objeto finalizado, busca-se entender os bastidores – por meio de documentos e de fontes orais – dado que o que precede o produto-revista é o que efetivamente resulta em visualidades oficiais, sua recepção e instauração. A interseção entre os campos editorial, fotográfico e patrimonial, portanto, é o local metafórico onde esse novo objeto, essa re-montagem em forma de dissertação, se desenvolve.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons