Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Fabiane-
dc.date.accessioned2023-01-13T13:13:08Z-
dc.date.available2023-01-13T13:13:08Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36483-
dc.description.abstractThe problem of mobility has several population’s debates, mainly with the mobilizations of 2013, as the progressive increase of cities and circulation in the space of large cities appears. In recent years, a neoliberal logic has also been revealed to solve urban mobility deficits in Brazilian cities. Unveiling a field of dispute, multiple interests between the actors involved will intervene: Civil Society and Municipalities. The Salvador city followed this transformation segment, the urban city in the mobility segment quickly and presented new modalities of different regions of the city, Metro, BRT and LRV / Monorail. The latter is the object of analysis of this dissertation. That said, the present work aims to present the process of consultation with the community around the public policy of replacing the rail system (in turn, it founded and structured the neighborhoods in its surroundings, as well as its rules, habits and culture since the installation of the road of Calçada-Paripe in 1860), for the Public-Private Partnership (PPP) project of the Light Rail Vehicle (LRV), of the Government of Bahia. The research sought to: identify and analyze the social impacts of the LRV/Monorail project in Subúrbio Ferroviário; follow the process of decommissioning the old suburban train; as influences of urban mobility in the real partner organization of Subúrbio Ferroviário de Salvador and; in the dynamics of mobility, the project that will affect urban change in occupation, spatial production, reproduction and modification of these urban spaces. From the methodological point of view, the research refers to a qualitative approach, using different data collection tools: direct observation, information collection, audiovisual data and documental research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSubúrbio ferroviário de Salvadorpt_BR
dc.subjectSistema ferroviáriopt_BR
dc.subjectVLT/Monotrilhopt_BR
dc.subjectParticipação da comunidadept_BR
dc.subject.otherRailway Suburbof Salvadorpt_BR
dc.subject.otherRailway systempt_BR
dc.subject.otherLight Rail/Monorailpt_BR
dc.subject.otherCommunity participationpt_BR
dc.titleA política de substituição do sistema ferroviário pelo sistema de Veículos Leves sobre Trilhos(VLT) no subúrbio ferroviário de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iracema Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737268490470316pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Iracema Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737268490470316pt_BR
dc.contributor.referee2Delgado, Juan Pedro Moreno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7206057274277028pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Maria Elisabete Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0544260389945180pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6099130609591947pt_BR
dc.description.resumoO problema de mobilidade urbana tem suscitado vários debates e reivindicações da população, principalmente com as mobilizações de 2013, à medida que surge progressivo agravamento nas condições de acessibilidade e circulação no espaço das grandes cidades. Revela-se, também, nos últimos anos, uma lógica neoliberal para solucionar os déficits de mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Desvelando um campo de disputa, múltiplos interesses entre os atores envolvidos vão surgir: Sociedade Civil, Estados e Municípios. A cidade de Salvador acompanhou esse cenário de transformações urbanas no segmento de mobilidade e rapidamente apresentou novas modalidades de transporte para diferentes regiões da cidade, a exemplo, Metrô, BRT e VLT/ Monotrilho. Esse último, consiste no objeto de análise dessa dissertação. Dito isso, o presente trabalho visa apresentar o processo de consulta à comunidade em torno da política pública de substituição do sistema ferroviário (que por vez, fundou e estruturou os bairros em seu entorno, bem como ditou regras, hábitos e cultura desde a instalação da estrada de ferro Calçada- Paripe, em 1860), pelo projeto da Parceria Público Privada (PPP) do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), do Governo da Bahia. A pesquisa buscou: identificar e analisar os impactos sociais do projeto VLT/ Monotrilho no Subúrbio Ferroviário; acompanhar o processo de desativação do antigo trem do subúrbio; problematizar as influências do projeto de mobilidade urbana na atual organização sócio espacial do Subúrbio Ferroviário de Salvador e, na dinâmica de mobilidade o que incidirá decisivamente na ocupação, produção, reprodução e edificação desses espaços urbanos. Do ponto de vista metodológico a pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes ferramentas de coleta de dados: observação direta, coleta de informações, dados audiovisuais e pesquisa documental.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANE CERQUEIRA 2022 DISSERTAÇÃO.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons