Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Cerqueira, Fabiane | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T13:13:08Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T13:13:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36483 | - |
dc.description.abstract | The problem of mobility has several population’s debates, mainly with the mobilizations
of 2013, as the progressive increase of cities and circulation in the space of large cities
appears. In recent years, a neoliberal logic has also been revealed to solve urban mobility
deficits in Brazilian cities. Unveiling a field of dispute, multiple interests between the
actors involved will intervene: Civil Society and Municipalities. The Salvador city
followed this transformation segment, the urban city in the mobility segment quickly and
presented new modalities of different regions of the city, Metro, BRT and LRV /
Monorail. The latter is the object of analysis of this dissertation. That said, the present
work aims to present the process of consultation with the community around the public
policy of replacing the rail system (in turn, it founded and structured the neighborhoods
in its surroundings, as well as its rules, habits and culture since the installation of the road
of Calçada-Paripe in 1860), for the Public-Private Partnership (PPP) project of the Light
Rail Vehicle (LRV), of the Government of Bahia. The research sought to: identify and
analyze the social impacts of the LRV/Monorail project in Subúrbio Ferroviário; follow
the process of decommissioning the old suburban train; as influences of urban mobility
in the real partner organization of Subúrbio Ferroviário de Salvador and; in the dynamics
of mobility, the project that will affect urban change in occupation, spatial production,
reproduction and modification of these urban spaces. From the methodological point of
view, the research refers to a qualitative approach, using different data collection tools:
direct observation, information collection, audiovisual data and documental research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Subúrbio ferroviário de Salvador | pt_BR |
dc.subject | Sistema ferroviário | pt_BR |
dc.subject | VLT/Monotrilho | pt_BR |
dc.subject | Participação da comunidade | pt_BR |
dc.subject.other | Railway Suburbof Salvador | pt_BR |
dc.subject.other | Railway system | pt_BR |
dc.subject.other | Light Rail/Monorail | pt_BR |
dc.subject.other | Community participation | pt_BR |
dc.title | A política de substituição do sistema ferroviário pelo sistema de Veículos Leves sobre Trilhos(VLT) no subúrbio ferroviário de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iracema Brandão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3737268490470316 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Iracema Brandão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3737268490470316 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7206057274277028 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Maria Elisabete Pereira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0544260389945180 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6099130609591947 | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema de mobilidade urbana tem suscitado vários debates e reivindicações da
população, principalmente com as mobilizações de 2013, à medida que surge progressivo
agravamento nas condições de acessibilidade e circulação no espaço das grandes cidades.
Revela-se, também, nos últimos anos, uma lógica neoliberal para solucionar os déficits
de mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Desvelando um campo de disputa,
múltiplos interesses entre os atores envolvidos vão surgir: Sociedade Civil, Estados e
Municípios. A cidade de Salvador acompanhou esse cenário de transformações urbanas
no segmento de mobilidade e rapidamente apresentou novas modalidades de transporte
para diferentes regiões da cidade, a exemplo, Metrô, BRT e VLT/ Monotrilho. Esse
último, consiste no objeto de análise dessa dissertação. Dito isso, o presente trabalho visa
apresentar o processo de consulta à comunidade em torno da política pública de
substituição do sistema ferroviário (que por vez, fundou e estruturou os bairros em seu
entorno, bem como ditou regras, hábitos e cultura desde a instalação da estrada de ferro
Calçada- Paripe, em 1860), pelo projeto da Parceria Público Privada (PPP) do Veículo
Leve Sobre Trilhos (VLT), do Governo da Bahia. A pesquisa buscou: identificar e
analisar os impactos sociais do projeto VLT/ Monotrilho no Subúrbio Ferroviário;
acompanhar o processo de desativação do antigo trem do subúrbio; problematizar as
influências do projeto de mobilidade urbana na atual organização sócio espacial do
Subúrbio Ferroviário de Salvador e, na dinâmica de mobilidade o que incidirá
decisivamente na ocupação, produção, reprodução e edificação desses espaços urbanos.
Do ponto de vista metodológico a pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa, com
a utilização de diferentes ferramentas de coleta de dados: observação direta, coleta de
informações, dados audiovisuais e pesquisa documental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS)
|