Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPantoja, Silvia Raquel de Souza-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:21:46Z-
dc.date.available2023-01-10T16:21:46Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.citationPANTOJA, Silvia Raquel de Souza. Mulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE). Orientadora: Joseania Miranda Freitas. 2022. 137 f. il. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Faculdade de Ciência Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36463-
dc.description.abstractThe expographic narratives of the long-term exhibition “Windows of the past, mirrors of the present: Belém of Pará, art, image and history”, at Museu de Arte de Belém (MABE), constituted the object of study of this Dissertation, which unfolded in analyzing seven images of black women, portrayed in paintings in that exhibition. Images that consolidate the problematic categorization of “popular types”. Having as empirical material the exhibition catalog, considered as an important document, support of knowledge in relation to the content, far beyond the expographic trace, as it offers the possibility to understand the works and their raised contexts and the objectives proposed by the curatorial team. Based on black feminist thoughts, and on issues pertinent to the field of Art History, intertwined with racial relations, this study presents theoretical arguments that converge to analyzes of the museal and museological field. Using an argumentative synthesis that started from the study of three “tyrannical” categories, analyzes were carried out on stereotypes that surround the imaginary about the representation of black women: the “tyranny of the visible”, by Georges Didi-Huberman, the “tyranny of silence”, by Audre Lorde and “images of control”, by Patricia Hill Collins. The application of “tyrannical” categories led to the understanding of other ways of seeing the images of black women in the context of long-term exposure, unlike the expository selection that produced narratives of absence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectNarrativas expográficaspt_BR
dc.subjectExposição longa duraçãopt_BR
dc.subjectCategorias tirânicaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subject.otherExpographic narrativespt_BR
dc.subject.otherLong-term exposurept_BR
dc.subject.otherTyrannical categoriespt_BR
dc.subject.otherBlack womenpt_BR
dc.titleMulheres negras visualizadas e ignoradas: uma análise de narrativas expográficas no Museu de Arte de Belém (MABE)pt_BR
dc.title.alternativeBlack women visualized and ignored: an analysis of expographic narratives at Museu de Arte de Belém (MABE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCunha, Marcelo Nascimento Bernardo da-
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Joseania Miranda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6133-2303pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522358867008495pt_BR
dc.contributor.referee1Rios, Flavia Mateus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491355582964341pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Rosângela Janja Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9006-8719pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387419210733898pt_BR
dc.contributor.referee3Britto, Clovis Carvalho-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6267-544Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7846212059366799pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5804420791295004pt_BR
dc.description.resumoAs narrativas expográficas da exposição de longa duração “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”, no Museu de Arte de Belém (MABE), constituíram-se como objeto de estudo desta Dissertação, que se desdobrou em analisar sete imagens de mulheres negras, retratadas em pinturas na referida mostra. Imagens que consolidam a problemática categorização de “tipos populares”. Tendo como material empírico o catálogo da exposição, considerado como um importante documento, suporte de conhecimento em relação ao conteúdo, muito além de vestígio expográfico, pois oferece a possibilidade de compreender as obras e os contextos que suscita e os objetivos propostos pela equipe curatorial. Com base nos pensamentos feministas negros e em questões pertinentes ao campo da História da Arte, entrelaçadas às relações raciais, este estudo apresenta argumentos teóricos que confluem para análises do campo museal e museológico. Utilizando uma síntese argumentativa que partiu do estudo de três categorias “tirânicas” foram realizadas análises sobre estereótipos que cercam o imaginário em torno da representação de mulheres negras: a “tirania do visível”, de Georges Didi-Huberman, a “tirania do silêncio”, de Audre Lorde e as “imagens de controle”, de Patricia Hill Collins. A aplicação das categorias “tirânicas” levou à compreensão de outros modos de ver as imagens de mulheres negras em contexto de exposição de longa duração, diferentes daquele da seleção expositiva que produziu narrativas de ausência.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/8246819454433878pt_BR
dc.contributor.refereesIDshttps://orcid.org/0000-0003-4735-3519pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação SilviaPantoja.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.