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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Fabricio Bonfim-
dc.date.accessioned2022-12-20T20:18:11Z-
dc.date.available2022-12-20T20:18:11Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36436-
dc.description.abstractThis document includes the final work presented to the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) of the Federal University of Bahia (UFBA) and its main objective is to present an adaptation of system 12 for electric bass based on the book A Modern Method for Guitar, by William Leavitt. Firstly, the Memorial is presented, briefly describing the musical history of the author. Then, an article presenting a brief view of system 12, where considerations are made about the trajectory of the electric bass in Brazil, also raising information about its bibliography. In the sequence, the final product is presented, showing the system 12. Preliminary concepts that are important for understanding the system are discussed, followed by diagrams with the typing models. Soon after, the exercise book is presented, where scores are available containing exercises with the major scale in all keys, divided into 12 sessions that include each of the 12 positions of the system. At the end, reports are presented describing the practices carried out in the period.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectContrabaixo elétricopt_BR
dc.subjectBaixo elétricopt_BR
dc.subjectSistema 12pt_BR
dc.subjectEscalas musicaispt_BR
dc.subject.otherElectric Basspt_BR
dc.subject.otherPopular Musicpt_BR
dc.subject.otherPosition Playingpt_BR
dc.subject.otherMusic scalespt_BR
dc.titleO sistema 12 para contrabaixo elétricopt_BR
dc.title.alternativeTwelve system for electric basspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Pedro Amorim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968777541290477pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dias, Pedro Augusto Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675630489332940pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Filho, Pedro Amorim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968777541290477pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Pedro Augusto Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675630489332940pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Gilmário Celso Bispo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278058435018144pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449910048258201pt_BR
dc.description.resumoEsse documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós- Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem como objetivo principal apresentar uma adaptação do Sistema 12 para contrabaixo elétrico baseado no livro A Modern Method for Guitar, de William Leavitt. Inicialmente é apresentado o Memorial, descrevendo brevemente a história musical do autor. Em seguida, um artigo apresentando uma breve visão sobre o Sistema 12, onde são feitas considerações acerca da trajetória do contrabaixo elétrico no Brasil, levantando também informações sobre sua bibliografia. Na sequência, é apresentado o produto final, apresentando o Sistema 12 de fato. São mostrados conceitos preliminares importantes para a compreensão do sistema e, em seguida, diagramas com os modelos de digitação. Logo após é apresentado o caderno de exercícios, onde são disponibilizadas partituras contendo exercícios com a escala maior em todas as tonalidades, divididas em 12 sessões que contemplam cada uma das 12 posições do sistema. Ao final, são apresentados os relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesCASTANHEIRA, S. A importância da relação entre o contrabaixo e a percussão para o aprendizado do contrabaixo elétrico no samba: entrevistas com dez informantes qualificados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 4., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2016, p. 69-77. CARRARO, G. Música e educação, o contrabaixo e a bossa: Uma perspectiva histórica e prática. Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2011. GRACIKI, M.; GEKAS, P. D. Processos Educacionais: Levantamento de Atuais Concepções Teórico/Metodológicas Acerca do Estudo De Escalas na Guitarra Elétrica e Sua Aplicação para a Improvisação de Gêneros de Música Popular Brasileira. Revista de Divulgação Interdisciplinar. Santa Catarina, v. 3, n. 1, p. 120-131, 2015. SYLLOS, Gilberto de; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira. 3a Edição. Rio de Janeiro: Lumiar editora, 2003. LEAVITT, W. A Modern Method for Guitar. Boston: Alfred Music Publishing, 1999. MEDEIROS FILHO, J. B. de. Guitarra elétrica: um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas as escalas modais de improvisação jazzística. Campinas, 2002. 145f. Mestrado em Artes. Instituto de Artes, UNICAMP, Natal, 2002. VICENTE, A. L.; MATOS, C. J. de. Contrabaixo brasileiro: levantamento e catalogação da bibliografia relacionada ao ensino do contrabaixo em território nacional. Revista de Divulgação Interdisciplinar. Santa Catarina. v. 3, n. 1, p. 68-77, 2015. ZACZÉSKI, M. E. et al. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 40, n. 1, p. e1309-1-e1309-11, 2017.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

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O Sistema 12 Para Contrabaixo Elétrico.pdfTrabalho de Conclusão Final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, Universidade Federal da Bahia.59,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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