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dc.creatorSilva, Silvana Pereira da-
dc.date.accessioned2022-12-07T19:16:57Z-
dc.date.available2022-12-07T19:16:57Z-
dc.date.issued2021-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36379-
dc.description.abstractThis research pointed to the need for the performance of a multiprofessional team in the development and graphic planning of scientific journals. Shortcomings have been noted in terms of a user-centered design of scientific publications, which requires immediate increments to achieve a better visual presentation of the publication, with the priority of transferring, producing and circulating information efficiently, clear and objective. However, there was an enormous resistance from scientific-academic editors in directing investments to assemble multiprofessional teams, leaving the graphic designer with all this responsibility and demanding from him, on semiotic knowledge, graphic design and on the user's cognitive field. Thus, it was asked: what elements and principles of editorial design should a scientific journal adopt to achieve a better visual presentation, specific to the dissemination of scientific knowledge? Note this questioning, the general objective of this study was to discuss the theoretical assumptions about what editorial design is and its contribution to the dissemination of scientific information in the light of the grammar of visual design and information science. In the specific objectives, the concepts of information, communication, semiotics and design were addressed, identified as issues involved in the design methodology and its vectors for scientific journals; editorial design was understood and its role as a mediator for the dissemination of scientific information; the history of the Revista Gazeta Médica da Bahia was revisited and the layout of the three covers chosen as a sample of the study was systematized, contributing to the areas of information science and design. For this investigation, a visual analysis of the layout of three covers of Gazeta Médica da Bahia was carried out, applying the theory of Kress and van Leeuwen (1996/2006), in order to understand editorial design and its role as a mediator for the dissemination of scientific information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectGramática do design visualpt_BR
dc.subjectRevista Gazeta Médica da Bahiapt_BR
dc.subject.otherEditorial designpt_BR
dc.subject.otherInformation Sciencept_BR
dc.subject.otherScientific communicationpt_BR
dc.subject.otherGrammar of Visual Designpt_BR
dc.subject.otherGazeta Médica da Bahia Magazinept_BR
dc.titleDesign editorial como recurso para disseminação da informação científica: uma análise da Gazeta Médica da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.referee1Oliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.referee2Toutain, Lídia Maria Batista Brandão-
dc.contributor.referee3Abreu, Carmen da Conceição da Silva Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157345992732456pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aponta para a necessidade da atuação de uma equipe multiprofissional no desenvolvimento e planejamento gráfico de periódicos científicos. Têm sido observadas inúmeras deficiências em termos de um design centrado no usuário de publicações de cunho científico, o que demanda incrementos imediatos para se alcançar uma melhor apresentação visual da publicação que tenha como prioridade a transferência, a produção e a circulação da informação de forma eficiente, clara e objetiva. Todavia, constata-se uma enorme resistência dos editores científico-acadêmicos em direcionar investimentos para montagem de equipes multiprofissionais, assim eles deixam a cargo do designer gráfico toda essa responsabilidade e exigem deste conhecimentos sobre semiótica, design gráfico e sobre o campo cognitivo do usuário. Dessa forma, questiona-se: quais elementos e princípios de design editorial que um periódico científico deve adotar para o alcance de uma melhor apresentação visual que vise à disseminação do conhecimento científico? Considerando esse questionamento, o objetivo geral deste estudo é discutir os pressupostos teóricos sobre o que vem a ser o design editorial e sua contribuição para a disseminação da informação científica à luz da gramática do design visual e da ciência da informação. Nos objetivos específicos, abordam-se os conceitos da informação, da comunicação, da semiótica e do design, identificam-se as questões envolvidas na metodologia conceitual do design e seus vetores voltados para periódicos científicos; compreende-se o design editorial e sua atuação como mediador para disseminação da informação científica; revisita-se a história da Revista Gazeta Médica da Bahia e se sistematiza o layout das três capas escolhidas como amostra do estudo, contribuindo com as áreas da ciência da informação e do design. Para tal investigação, realiza-se a análise visual do layout de três capas da Gazeta Médica da Bahia, aplicando a teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006), a fim de compreender o design editorial e sua atuação como mediador para disseminação da informação científica.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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