Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Sérgio Lima-
dc.date.accessioned2022-11-25T13:22:23Z-
dc.date.available2022-11-25T13:22:23Z-
dc.date.issued2010-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36339-
dc.description.abstractThis study has as purpose to evaluate the Vehicle Tracking Technology (VTT) usage level and its impact over the haulage companies’ strategies, taking into consideration their IT and business strategies, as well as their benefits and the limitations for the use of VTT. The theoretical references used were competitive strategies, the strategic role of the information technologies and studies on vehicle tracking, besides the author’s experience in this kind of work. From these references, an analysis model was constructed about the use of VTTs and an empirical research through a data collection form applied within 20 companies conveniently chosen by the author and localized in Salvador and Metropolitan Area. The competitive strategies; the IT maturity level and its alignment with the business strategy; the level of VTT use in the haulage companies, considering the existent limitations, the benefits provided by technology and their impacts over the haulage companies strategies were identified through that data analysis. Based on these results, the conclusion was that the haulage companies acknowledge the VTT benefit possibilities and their impacts on the search for strategic success. However, they do not adequately use the resources and procedures inherent to VTT, due to various limiters, such as the lack of formal business strategies and IT and strategic alignment, besides a low level of IT maturity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectTecnologia de rastreamento de veículospt_BR
dc.subjectema de rastreamento de veículospt_BR
dc.subjectGPSpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias competitivaspt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectNível de maturidade da TIpt_BR
dc.subject.otherVehicle tracking technologypt_BR
dc.subject.otherVehicle tracking systempt_BR
dc.subject.otherGPSpt_BR
dc.subject.otherInformation technologypt_BR
dc.subject.otherCompetitive strategiespt_BR
dc.subject.otherStrategic alignmentpt_BR
dc.subject.otherIT maturity levelpt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias de rastreamento de veículos em transportadoras de Salvador e Região Metropolitana: benefícios e limitadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ernani Marques dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388965130432483pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ernani Marques dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388965130432483pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Cláudio Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669329854331074pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria Conceição Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838157048357924pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642584568660130pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo avaliar o nível de utilização das Tecnologias de Rastreamento de Veículos (TRV) e o seu impacto nas estratégias das transportadoras, considerando suas estratégias de negócio e de TI, bem como os benefícios e os limitadores de utilização das TRV. Utilizou-se como referencial teórico estratégias competitivas, o papel estratégico das tecnologias de informação e estudos sobre as tecnologias de rastreamento de veículos, além da experiência profissional do autor deste trabalho. A partir desse referencial, construiu-se o modelo de análise sobre a utilização das TRV e realizou-se uma pesquisa empírica, através de um formulário para coletas dos dados, em 20 transportadoras escolhidas por conveniência do autor, localizadas em Salvador e Região Metropolitana. Através da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias competitivas; o nível de maturidade da TI e seu alinhamento com a estratégia de negócios; o nível de utilização das TRV nas transportadoras, considerando os limitadores existentes, os benefícios possibilitados pela tecnologia, e seus impactos nas estratégias das transportadoras. Com base nesses resultados, concluiu-se que as transportadoras têm conhecimento das possibilidades de benefícios das TRV e de seus impactos na busca do sucesso estratégico. Todavia, não fazem o uso adequado dos recursos e procedimentos inerentes às TRV, devido a vários limitadores, como, por exemplo, a falta de estratégias formais de negócio e de TI e alinhamento estratégico, e o baixo nível de maturidade de TI.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Final.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.