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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSleifer, Ícaro Aranguez-
dc.date.accessioned2022-11-16T17:21:35Z-
dc.date.available2022-11-16T17:21:35Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36287-
dc.description.abstractThe following research aims to observe and define the different types of improvisation and the degrees of freedom, related to indetermination and randomness, proposed by the composer to the interpreter in avant-garde works of the twentieth century. Considering some difficulties and lack of familiarity, presented by a considerable part of concert music instrumentalists when dealing with works that require the use of improvisation, the research seeks to map the levels of freedom and control to ascertain which facilitating methods can best guide the interpreter. The work also seeks to explain which experiences lead the popular musician to present greater dexterity in this practice, through composition strategies. And as a compositional proposal, this work will feature a work composed from a game involving control and freedom, accompanied by an analytical memorial as a final product.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectDeterminaçãopt_BR
dc.subjectIndeterminaçãopt_BR
dc.subject.otherMusical compositionpt_BR
dc.subject.otherImprovisationpt_BR
dc.subject.otherDeterminationpt_BR
dc.subject.otherIndeterminancypt_BR
dc.titleCriação e Improvisação: problemas e soluções envolvidos com o controle e a liberdade improvisativa no campo composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Wellington-
dc.contributor.referee1Gomes, Wellington-
dc.contributor.referee2Espinheira, Alexandre Mascarenhas-
dc.contributor.referee3Carneiro, Pedro Antônio de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2701922213982033pt_BR
dc.description.resumoA seguinte pesquisa tem como objetivo observar e definir os diferentes tipos de improvisação e os graus de liberdade, relacionados à indeterminação e aleatoriedade, propostos pelo compositor ao intérprete em obras de vanguarda do século XX. Considerando algumas dificuldades e falta de familiaridade, apresentadas por uma parte considerável de instrumentistas de música de concerto ao lidarem com obras que exijam o uso da improvisação, a pesquisa busca mapear os níveis de liberdade e controle para averiguar quais métodos facilitadores podem melhor orientar o intérprete. O trabalho também procura explicar quais vivências levam o músico popular a apresentar maior destreza nessa prática, mediante estratégias compositivas. E como proposta composicional, este trabalho contará com uma obra composta a partir de um jogo envolvendo o controle e a liberdade, acompanhado de um memorial analítico como produto final.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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