https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3624
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Acesso ao conhecimento, mediação e multirreferencialidade |
Título(s) alternativo(s): | IX Congreso ISKO: nuevas perspectivas para la difusión y organizácion del conocimiento |
Autor(es): | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Autor(es): | Varela, Aida Varela Barbosa, Marilene Lobo Abreu |
Abstract: | Este artigo objetiva analisar a situação de descompasso entre o homem do século XXI e o acesso à informação e ao conhecimento, destacando a complexidade do apreender e interpretar a realidade em um contexto de contínuas transformações científicas, tecnológicas, culturais, políticas, sociais e econômicas. Reflete sobre novas perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. Parte da apresentação de resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF / Brasil, 2001 -2007), dos conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a importante função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado e leitura de mundo e no desenvolvimento de competência informacional. Aborda a mediação como acionadora no desenvolvimento de trajetórias cognitivas para buscar, selecionar e usar a informação para a construção de um novo conhecimento, rumo à inclusão social. |
Palavras-chave: | acesso ao conhecimento alfabetização descompasso mediação cognição |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3624 |
Data do documento: | Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2922058.pdf | 588,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.