Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vilma Carla Martins-
dc.date.accessioned2022-11-01T20:53:03Z-
dc.date.available2022-11-01T20:53:03Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36248-
dc.description.abstractThis work analyzes the documentary films that make up the so-called Trilogy of Evil by french director Barbet Schroeder: Général Idi Amin Dada: Autoportrait (1974), Terror's Advocate (2007) and Le Vénérable W. (2017). The three films, which can be located equally in the biographical genre, deal with important figures in contemporary history that are, at the same time, controversial in the political, ideological and social sense, thus intending to debate the antagonistic relationship in the film documentary. The objective is to investigate how this antagonistic relationship materializes in the three documentaries, in order to understand how the relationships between biography, adversity and documentary ethics are established. The analysis presented calls for the concept of “biographical space” by researcher Leonor Arfuch (2010), which locates the media interview as the “devires” of biography. From this perspective, the “poetics of the interview” proposed by researcher Leger Grindon (2007) is taken as the central operator of film analysis. From the results of the analysis, we highlight the way in which the relationship between the director and the filmed subjects is constituted in the films and how the poetics of the interviews can lead the viewer to ambiguous feelings regarding the biographical characters, which unfold towards to a particular view of the historical moments and political issues portrayed in the Trilogy of Evil.pt_BR
dc.description.sponsorshipBolsa CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDocumentário(Cinema)pt_BR
dc.subjectDiretores e produtores de cinema - Biografiabiografiapt_BR
dc.subjectSchroeder, Barbet, 1941 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSchroeder, Barbet, 1941 - Visão política e socialpt_BR
dc.subjectAntagonismospt_BR
dc.subjectCinema - Análise e críticapt_BR
dc.subject.otherfilm analysispt_BR
dc.subject.otherbiographypt_BR
dc.subject.otherinterviewpt_BR
dc.subject.otherantagonismpt_BR
dc.titleDos antagonismos no documentário biográfico: uma análise da poética das entrevistas na trilogia do mal de Barbet Schroederpt_BR
dc.title.alternativeAntagonisms in the biographic documentary: an analysis of the poetics of the interviews in Barbet Schroeder's Trilogy of Evilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Sandra Straccialano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3270013522367931pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Ana Rosa Marques Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0380372733886613pt_BR
dc.contributor.referee2Serafim, José Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/386592066722255pt_BR
dc.contributor.referee3teve, Nao-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978154150408181pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação realiza uma análise dos filmes documentários que compõem a denominada Trilogia do mal do diretor francês Barbet Schroeder: Général Idi Amin Dada: Autoportrait (1974), O Advogado do Terror (2007) e Le Vénérable W. (2017). Os três filmes, que podem ser localizados igualmente no gênero biográfico, versam sobre figuras importantes da História contemporânea que são, ao mesmo tempo, controversas no sentido político, ideológico e social, tensionando, assim, o debate em torno da relação antagônica no documentário fílmico. Objetiva-se investigar como se materializa essa relação de antagonismo nos três documentários, para compreender como se estabelecem, as relações entre biografia, adversidade e ética documental. A análise apresentada convoca, para tanto, o conceito de “espaço biográfico” da pesquisadora Leonor Arfuch (2010), que localiza a entrevista midiática como o “devires” da biografia. A partir desta perspectiva, toma-se como operador central da análise fílmica a “poética da entrevista” proposta pelo pesquisador Leger Grindon (2007). Dos resultados das análises, destacam-se o modo como se constitui, nos filmes, a relação entre o diretor e os sujeitos filmados e como a poética das entrevistas pode conduzir o espectador a sentimentos ambíguos com relação aos personagens biografados, que se desdobram em direção a uma visão particular dos momentos históricos e problemáticas políticas retratadas na Trilogia do malpt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao com ATA.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.